Elementos da cultura digital para o ensino de filosofia no Ensino Médio: o que dizem as pesquisas?
DOI:
https://doi.org/10.5433/1984-7939.2023v8n1p62Palavras-chave:
Filosofia, Cultura Digital, Ensino Médio, Tecnologias DigitaisResumo
A cultura digital refere-se às práticas, hábitos e valores que emergem da interação humana com as tecnologias digitais, como a internet, as redes sociais, os aplicativos móveis, entre outros. No currículo da educação básica, é necessário trabalhar elementos da Cultura Digital para que os estudantes possam exercer a cidadania digital de forma crítica e reflexiva. Com isso, questiona-se: quais são os elementos da cultura digital que contribuem para a reflexão e criticidade dos estudantes no ensino da Filosofia do ensino médio? O objetivo consiste em evidenciar os recursos da cultura digital que contribuem para a reflexão e criticidade dos estudantes no ensino da Filosofia no ensino médio. A metodologia é de abordagem qualitativa do tipo bibliográfica. Como resultados, observou-se, nas pesquisas já existentes, que os recursos digitais adotados nas práticas pedagógicas contribuem para o ensino de Filosofia e que a depender do recurso utilizado, eles permitem: ilustrar conceitos e teorias filosóficas de modo concreto; estimular a reflexão filosófica e crítica; desenvolver habilidades críticas; estimular o debate; compartilhar ideias e opiniões sobre temas filosóficos; democratizar o acesso a conteúdos filosóficos ilustrativos, representativos e interativos; oferecer perspectivas diversas de acordo com o contexto e intencionalidades pedagógicas.
Downloads
Referências
AZEVEDO, Nadja de; OLIVEIRA, Deivide Garcia da Silva; QUEIROZ, Lília; SOARES, Thaís. Sobre o lugar da filosofia no ensino médio e na educação científica. # Tear: Revista de Educação, Ciência e Tecnologia, Canoas, v. 9, n. 2, a4355, 2020. DOI: https://doi.org/10.35819/tear.v9.n2.a4355
BENJAMIN, Walter. Obras escolhidas: magia e técnica, arte e política. Tradução de Sergio Paulo Rouanet. São Paulo: Brasiliense, 1985. v. 1.
BONDÍA, Jorge Larrosa. Notas sobre a experiência e o saber de experiência. Revista Brasileira de Educação, Rio de Janeiro, n. 19, p. 20-28, 2002. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/rbedu/n19/n19a02.pdf. Acesso em: 20 mar. 2019. DOI: https://doi.org/10.1590/S1413-24782002000100003
BRASIL. Lei nº 11.684, de 2 de junho de 2008. Altera o art. 36 da Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, para incluir a Filosofia e a Sociologia como disciplinas obrigatórias nos currículos do ensino médio. Brasília: Presidência da República, 2008.
BRASIL. Ministério da Educação. Resolução nº 2, de 22 de dezembro de 2017. Institui e orienta a implantação da Base Nacional Comum Curricular, a ser respeitada obrigatoriamente ao longo das etapas e respectivas modalidades no âmbito da Educação Básica. Brasília: MEC, 2017.
CASTELLS, Manuel. A sociedade em rede. São Paulo: Paz e Terra, 1999.
CASTELLS, Manuel. A sociedade em rede. São Paulo: Paz e Terra, 2007.
CHARLOT. Bernard. O professor na sociedade contemporânea: um traballhador da contradição. Revista da FAEEBA, Salvador, v. 17, n. 30, p. 17-31, jul./dez. 2008.
COSTA, Claudiana Maria da. O ensino da filosofia e o uso das tecnologias digitais de informação e comunicação: um estudo com alunos do ensino médio sobre o desenvolvimento da autonomia a partir do pensamento de Dewey. 2022. Dissertação (Mestrado Profissional em Filosofia) - Fundação Universidade Federal do Piauí, Piauí, 2022.
DALMARCO, Priscilla Sisto. A realidade pedagógica analógica: o uso de blog nas aulas de filosofia. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação) - Universidade Federal do Paraná, Curitiba, 2015.
GARCIA, Thiago Jandre. Filosofia em Rede: experiência de formação com juventudes no facebook. 2017. Dissertação (Mestrado em Filosofia e Ensino) – Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca, Rio de Janeiro, 2017.
GOLDENBERG, Mirian. A arte pesquisar: como fazer pesquisa qualitativa em Ciências Sociais. 8. ed. Rio de Janeiro: Record, 2004.
GOMES, Renildo Silva. O ensino de Filosofia na cultura digital: diálogos e interfaces. 2020. Dissertação (Mestrado Profissional em Filosofia) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2020.
IACHITZKI, Miguel. Construindo práticas de Ensino de Filosofia: as mídias digitais e a formação integral do jovem do Ensino Médio. 2021. Dissertação (Mestrado Profissional em Filosofia) -Universidade Estadual do Paraná, Curitiba, 2021.
LÉVY, Pierre. A inteligência coletiva: por uma antropologia do ciberespaço. Tradução Luiz Paulo Rouanet. 3. ed. São Paulo: Loyola, 2000. 212 p.
LÉVY, Pierre. As tecnologias da inteligência: o futuro do pensamento na era da informática. 2. ed. Tradução Carlos Irineu da Costa. São Paulo: Editora 34, 2010.
LÉVY, Pierre. Cibercultura. 3. ed. Tradução Carlos Irineu da Costa. São Paulo: Editora 34, 1999.
LÉVY, Pierre. Cibercultura. Tradução Carlos Irineu da Costa. São Paulo: Editora 34, 2011.
LIMA, Michelle Fernandes; ZANLORENZI, Claudia Maria Petchak; PINHEIRO, Luciana Ribeiro. A função do currículo no contexto escolar. Curitiba: InterSaberes, 2012.
MARCONI, Marina de Andrade; LAKATOS, Eva Maria. Fundamentos de metodologia científica. São Paulo: Atlas; 2003.
MORAES, Simone Becher Araujo. Ler e escrever em filosofia no ensino médio em tempos de tecnologias digitais. 2018. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal de Santa Maria, 2018.
MOURA FILHO, Caio Leone Almeida. Filosofia e ensino: questões e desafios para o professor de filosofia no ensino médio. Revista Ideação, Feira de Santana, p. 133- 144, 2018. Edição especial. DOI: https://doi.org/10.13102/ideac.v0i0.2990
NOGUEIRA, Adeilton Santana. A Fotografia digital na mediação de saberes da disciplina de filosofia no ensino médio: uma pesquisa intervenção. 2018. Dissertação (Mestrado em Educação) -Universidade Tiradentes, Aracaju, 2018.
OLIVEIRA, Monica do Carmo Apolinario de. Apropriação do conhecimento histórico fundamentada em atividades de estudo, mediada por tecnologias digitais de informação e comunicação. 2020. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Marília, 2020.
ROZIN, Eliane Maria. Os desafios da filosofia no ensino médio. Saberes: Revista interdisciplinar de Filosofia e Educação, Penedo, n. 17, p. 153-163, 2017.
SERRES, Michel. A Incerteza. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2008.
SOUSA, Kairon Pereira de Araújo. A filosofia no ensino médio: alguns desafios. Revista Espaço Acadêmico, Maringá, v. 17, n. 195, p. 70-81, 2017.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Madalena da Silva, Joel Cezar Bonin, Ramón Garrote
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Os(as) autores(as) mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Atribuição-Não Comercial 4.0 Internacional. Esta licença permite que terceiros distribuam, remixem, adaptem e desenvolvam o material em qualquer meio ou formato apenas para fins não comerciais, atribuindo o devido crédito de autoria e publicação inicial neste periódico
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores. Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário.
As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.