Elementos da cultura digital para o ensino de filosofia no Ensino Médio: o que dizem as pesquisas?

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5433/1984-7939.2023v8n1p62

Palavras-chave:

Filosofia, Cultura Digital, Ensino Médio, Tecnologias Digitais

Resumo

A cultura digital refere-se às práticas, hábitos e valores que emergem da interação humana com as tecnologias digitais, como a internet, as redes sociais, os aplicativos móveis, entre outros. No currículo da educação básica, é necessário trabalhar elementos da Cultura Digital para que os estudantes possam exercer a cidadania digital de forma crítica e reflexiva. Com isso, questiona-se: quais são os elementos da cultura digital que contribuem para a reflexão e criticidade dos estudantes no ensino da Filosofia do ensino médio? O objetivo consiste em evidenciar os recursos da cultura digital que contribuem para a reflexão e criticidade dos estudantes no ensino da Filosofia no ensino médio. A metodologia é de abordagem qualitativa do tipo bibliográfica. Como resultados, observou-se, nas pesquisas já existentes, que os recursos digitais adotados nas práticas pedagógicas contribuem para o ensino de Filosofia e que a depender do recurso utilizado, eles permitem: ilustrar conceitos e teorias filosóficas de modo concreto; estimular a reflexão filosófica e crítica; desenvolver habilidades críticas; estimular o debate; compartilhar ideias e opiniões sobre temas filosóficos; democratizar o acesso a conteúdos filosóficos ilustrativos, representativos e interativos; oferecer perspectivas diversas de acordo com o contexto e intencionalidades pedagógicas.

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Biografia do Autor

Madalena da Silva, Universidade do Planalto Catarinense

Doutora em Engenharia e Gestão do Conhecimento pela Universidade Federal de Santa Catarina. Mestre em Ciência da Computação pela Universidade Federal de Santa Catarina (2004). Bacharel em Informática pela Universidade do Planalto Catarinense (2002). Licenciada em Ciências de 1º Grau pela Universidade do Planalto Catarinense (1999). Professora na Universidade do Planalto Catarinense no Programa de Pós Graduação Stricto Sensu em Educação (PPGE), no curso de Pedagogia e no curso de Sistemas de Informação. 

Joel Cezar Bonin, Universidade Alto Vale do Rio do Peixe - Uniarp

Doutorado em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (2020). Mestrado em Filosofia pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (2008) e graduação em Filosofia pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (1997). Professor do SENAC (Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial-SC), e da UNIARP (Universidade Alto Vale do Rio do Peixe).

Ramón Garrote, University of Borås Sweden

Professor sênior e pesquisador na Universidade de Borås, Suécia, na aplicação pedagógica das TIC no Ensino Superior. Pesquisa o uso interativo de Software Educacional no ensino superior. 

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Publicado

31-07-2023

Como Citar

SILVA, M. da; BONIN, J. C.; GARROTE, R. Elementos da cultura digital para o ensino de filosofia no Ensino Médio: o que dizem as pesquisas?. Educação em Análise, Londrina, v. 8, n. 1, p. 62–78, 2023. DOI: 10.5433/1984-7939.2023v8n1p62. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/educanalise/article/view/48174. Acesso em: 27 abr. 2024.