A necessidade de formação docente para a leitura literária: um olhar sobre a construção do negro em Úrsula

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5433/1984-7939.2021v6n2p240

Palavras-chave:

Literatura, Formação docente, Leitura crítica, Raça

Resumo

O trabalho com a literatura associada a temas importantes na nossa sociedade surge da necessidade de ações que provoquem reflexão e mudança, o que o torna ferramenta didática de repercussão cultural, histórica e temporal para a construção de uma mentalidade que ultrapasse o senso comum e instrumentalize estudantes para se posicionarem perante práticas cidadãs. Nessa perspectiva, este artigo apresenta discussões pertinentes a uma leitura comparativa entre a obra de Maria Firmina dos Reis, “Úrsula” e “O Cortiço” de Aluísio de Azevedo, ressaltando a importância da formação docente para uma abordagem literária que explore a estilística, mas que reconheça suas potencialidades como reflexo e denúncia da sociedade. Os estudos trouxeram à luz temas presentes em “Úrsula” de Maria Firmina dos Reis e o seu posicionamento como porta-voz na constituição da identidade de uma parcela fundamental do povo e da sociedade, visto ter sido a primeira mulher negra a explorar o território da literatura nacional. Na análise de “Úrsula”, tornou-se evidente a preocupação da autora em conceder um ambiente, no qual a voz do negro seja ouvida, para que haja a possibilidade de que ele mesmo conte sua história de maneira jamais vista na Literatura Brasileira. O posicionamento de Firmina em relação a essa parcela fundamental da sociedade brasileira revela uma visão vanguardista e revolucionária que merece ser reconhecida e explorada por pesquisas e estudos.

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Biografia do Autor

Eloisa Baía, Universidade Estadual de Londrina (UEL)

Graduanda em Letras pela Universidade Estadual de Londrina (UEL).

Geovanna D’Agostini, Universidade Estadual de Londrina (UEL)

Graduanda em Letras pela Universidade Estadual de Londrina (UEL).

Karen Moscardini, Instituto Federal do Paraná – Campus Londrina (IFPR)

Doutora em Letras pelo Programa de Estudos da Linguagem da Universidade Estadual de Londrina (UEL). Professora do Instituto Federal do Paraná – Campus Londrina (IFPR).

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Publicado

15-12-2021

Como Citar

BAÍA, E.; D’AGOSTINI, G.; MOSCARDINI, K. A necessidade de formação docente para a leitura literária: um olhar sobre a construção do negro em Úrsula. Educação em Análise, Londrina, v. 6, n. 2, p. 240–258, 2021. DOI: 10.5433/1984-7939.2021v6n2p240. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/educanalise/article/view/43371. Acesso em: 27 abr. 2024.