Professores da educação básica do município de Amargosa-BA: uma análise do perfil pessoal-profissional

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5433/1984-7939.2021v6n2p207

Palavras-chave:

Profissionalização, Formação docente, Educação Básica

Resumo

Esta investigação é parte de uma pesquisa mais ampla intitulada “Desenvolvimento profissional e a carreira docente brasileira: diálogos com professores da Educação Básica”. O objetivo central deste estudo é analisar o perfil pessoal-profissional dos professores da educação básica das escolas estaduais do município de Amargosa. A pesquisa qualitativa foi desenvolvida com 77 professores e a análise de conteúdo consistiu na fundamentação metodológica para discutir os resultados obtidos. Foi constatado que a maioria de professores são do sexo feminino, e à medida que se avança a etapa da educação básica, há predomínio do sexo masculino. Professores negros e pardos constituem a maioria dos profissionais investigados, fortalecendo a regionalidade baiana. Grande parte deles tem uma faixa etária inferior aos 40 anos de idade e um número expressivo possui Ensino Superior completo, prosseguindo a sua capacitação na pós-graduação. A carga horária de trabalho fica em torno de 20 a 40 horas semanais por meio de contratos temporários, indicando uma escassez de concursos públicos no estado da Bahia e uma precarização do trabalho docente. Portanto, é importante que o governo promova ações para fixação profissional por meio de concursos públicos, respeitando a determinação da legislação brasileira e fortalecendo a consolidação dos professores baianos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Mara Alves da Silva, Universidade Federal da Bahia (UFBA)

Doutoranda em Educação  da Universidade Federal da Bahia (UFBA). Professora da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB).

Lúcia Gracia Ferreira, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)

Doutora em Educação pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR). Pós-doutorado pela UFBA; Professora Adjunta da UFRB e da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB). Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação na Faculdade de Educação (FACED) da UFBA.

José Gilberto da Silva, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB)

Doutor em Química pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Pós-doutorado pela UFMG; Professor Associado da UFRB.

Referências

BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo. Lisboa: Edições 70, 2009.

BRASIL. LDB: Lei de diretrizes e bases da educação nacional: Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. 12. ed. Brasília: Câmara dos Deputados: Edições Câmara, 2016.

BRASIL. Lei nº 13.005, de 25 de junho de 2014. Aprova o Plano Nacional de Educação - PNE e dá outras providências. Diário Oficial da União: seção 1, Brasília, DF, ano 151, n. 120-A, p. 1-8, 26 jun. 2014. Edição extra.

CARVALHO, Maria Regina Viveiros. Perfil do professor da educação básica. Brasília: Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, 2018.

CONSELHO NACIONAL DE SAÚDE. Resolução nº 466, de 12 de dezembro de 2012. Aprova as diretrizes e normas regulamentadoras de pesquisas envolvendo seres humanos. Diário Oficial da União: seção 1, Brasília, DF, n. 12, p. 59, 13 jun. 2013.

CONSELHO NACIONAL DE SAÚDE. Resolução Nº 510, de 07 de abril de 2016, que dispõe sobre as normas aplicáveis a pesquisas em Ciências Humanas e Sociais. Diário Oficial da União: seção 1, Brasília, DF, n. 98, p. 44-46, 24 maio 2016.

COSTA, Gilvan Luiz Machado; GHIZZO, Edna Natoria Felisbino. O professor do ensino médio em tempos de reforma: aspectos da formação inicial. Educação em Análise, Londrina, v. 3, n. 1, p. 51-72, 2018.

FERRAZ, Roselane Duarte. Proximidades e distanciamentos de uma formação reflexiva: um estudo de práticas docentes desenvolvidas por formadores de professores em exercício. 2016. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2016.

FERREIRA, Lúcia Gracia. Desenvolvimento profissional docente: percursos teóricos, perspectivas e (des) continuidades. Educação em Perspectiva, Viçosa, v. 11, p. 1-18, 2020a.

FERREIRA, Lúcia Gracia. Formação de professores e ludicidade: reflexões contemporâneas num contexto de mudanças. Revista de Estudos em Educação e Diversidade, Itapetinga, v. 1, n. 2, 410-431, 2020b.

FERREIRA, Lúcia Gracia. Formação e identidade docente: práticas e políticas de formação. In: FERREIRA, Lucimar Gracia; FERRAZ, Rita de Cássia Souza Nascimento (org.). Formação docente: identidade, diversidade e saberes. Curitiba: CRV, 2014. p. 167-179.

FERREIRA, Lúcia Gracia; FERREIRA, Lucimar Gracia; FERREIRA, Adriana Guerra. Fazer docente: reflexões sobre formação, trabalho e especifimunicípios das áreas de atuação docente. In: FERREIRA, Lucia Gracia; FERRAZ, Rita de Cássia Souza Nascimento (org.). Formação docente: identidade, diversidade e saberes. Curitiba: CRV, 2014. p. 77-88.

GATTI, Bernardete Angelina; BARRETTO, Elba Siqueira de Sá; ANDRÉ, Marli Eliza Dalmazo de Afonso. Políticas docentes no Brasil: um estado da arte. Brasília: UNESCO, 2011.

MINAYO, Maria Cecília de Souza; DESLANDES, Suely. F. Pesquisa social: teoria, método e criatividade. 28. ed. Petrópolis: Vozes, 2009.

MIRANDA, Débora Fernandes. Perfil dos professores da rede estadual de ensino de Minas Gerais. @rquivo Brasileiro de Educação, Belo Horizonte, v. 5, n. 11, p. 94-121, 2017.

MOREIRA, Herivelto; CALEFFE, Luiz Gonzaga. Metodologia da pesquisa para o professor pesquisador. 2. ed. Rio de Janeiro: Lamparina, 2008.

PRODANOV, Cleber Cristiano; FREITAS, Ernani Cesar. Metodologia do trabalho científico: métodos e técnicas da pesquisa e do trabalho acadêmico. 2. ed. Nova Hamburgo: FEEVALE, 2013.

SOUZA, Ângelo Ricardo; GOUVEIA, Andréa Barbosa. Os trabalhadores docentes da educação básica no Brasil em uma leitura possível das políticas educacionais. Arquivos Analíticos de Políticas Educativas, Porto, v. 19, n. 35, p. 1-22, dez. 2011.

Downloads

Publicado

15-12-2021

Como Citar

SILVA, Mara Alves da; FERREIRA, Lúcia Gracia; SILVA, José Gilberto da. Professores da educação básica do município de Amargosa-BA: uma análise do perfil pessoal-profissional. Educação em Análise, Londrina, v. 6, n. 2, p. 207–220, 2021. DOI: 10.5433/1984-7939.2021v6n2p207. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/educanalise/article/view/43369. Acesso em: 3 out. 2024.