Professores da educação básica do município de Amargosa-BA: uma análise do perfil pessoal-profissional
DOI:
https://doi.org/10.5433/1984-7939.2021v6n2p207Palavras-chave:
Profissionalização, Formação docente, Educação BásicaResumo
Esta investigação é parte de uma pesquisa mais ampla intitulada “Desenvolvimento profissional e a carreira docente brasileira: diálogos com professores da Educação Básica”. O objetivo central deste estudo é analisar o perfil pessoal-profissional dos professores da educação básica das escolas estaduais do município de Amargosa. A pesquisa qualitativa foi desenvolvida com 77 professores e a análise de conteúdo consistiu na fundamentação metodológica para discutir os resultados obtidos. Foi constatado que a maioria de professores são do sexo feminino, e à medida que se avança a etapa da educação básica, há predomínio do sexo masculino. Professores negros e pardos constituem a maioria dos profissionais investigados, fortalecendo a regionalidade baiana. Grande parte deles tem uma faixa etária inferior aos 40 anos de idade e um número expressivo possui Ensino Superior completo, prosseguindo a sua capacitação na pós-graduação. A carga horária de trabalho fica em torno de 20 a 40 horas semanais por meio de contratos temporários, indicando uma escassez de concursos públicos no estado da Bahia e uma precarização do trabalho docente. Portanto, é importante que o governo promova ações para fixação profissional por meio de concursos públicos, respeitando a determinação da legislação brasileira e fortalecendo a consolidação dos professores baianos.Downloads
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