Corpos potentes que veem, corpos freaks que são vistos: análises sobre um corpo modificado e não-binário

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5433/1984-7939.2021v6n1p9

Palavras-chave:

Esquizoanálise, Estudos de Gênero, Teoria Queer.

Resumo

O presente artigo investe na análise de uma entrevista realizada no ano de 2014 (durante a pesquisa de doutoramento do entrevistador) e analisada e escrita conjuntamente com a entrevistade em 2019 (após seis anos). No processo polifônico foi salientada a experiência do próprio corpo de Thi Angel, performer art, professore de História de uma escola pública periférica de Osasco-SP, que nas duas últimas décadas pesquisa sobre modificação corporal (bodymodification) e os diferentes usos do corpo. Thi Angel aponta como a trajetória de suas modificações corporais caminhava junto com o ativismo pelos direitos sexuais e reprodutivos, direitos humanos e dos animais, sua conexão com o veganismo e a arte de performar. Durante a primeira entrevista, Thi Angel narra sua estilística de existência e as escritas e marcas construídas em seu corpo por meio da arte performática, como também traz as dificuldades de baixa visão devido à doença Ceratocone, desde os 14 anos, e a emergência de transplantes em ambos os olhos. Já em 2019, o reencontro para essa escrita polifônica relembra e anuncia as ocorrências vividas após 6 anos. O posicionamento cartográfico foi o suporte e conexão com o mundo para a realização das análises dos acontecimentos e das entrevistas que foram audiogravadas e transcritas na íntegra. Para a elaboração de tais análises recorremos às epistemes teórico-metodológicas da Filosofia da Diferença, da Teoria Queer, da Teoria Crip e dos Estudos de Gênero.

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Biografia do Autor

Márcio Alessandro Neman do Nascimento, Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT/Câmpus Rondonópolis)

Doutor  em Psicologia e Sociedade pela Universidade Estadual Paulista - Júlio de Mesquita Filho - UNESP/Câmpus Assis-SP. Professor da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT/Câmpus Rondonópolis).

Thi Angel, Secretaria de Educação - Prefeitura de Osasco

Professor de escola pública - Secretaria de Educação - Prefeitura de Osasco

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Publicado

05-08-2021

Como Citar

NASCIMENTO, M. A. N. do; ANGEL, T. Corpos potentes que veem, corpos freaks que são vistos: análises sobre um corpo modificado e não-binário. Educação em Análise, Londrina, v. 6, n. 1, p. 9–29, 2021. DOI: 10.5433/1984-7939.2021v6n1p9. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/educanalise/article/view/41112. Acesso em: 28 abr. 2024.