John Dewey, sua influência na pedagogia Argentina
DOI:
https://doi.org/10.5433/1984-7939.2020v5n2p318Palavras-chave:
Políticas educacionais, Nova Escola, pedagogiaResumo
John Dewey foi e é amplamente lido nos ambientes pedagógicos progressistas na Argentina. A produção de seu trabalho abrange um período da história da educação argentina cuja marca é fundamental. A estrutura política da Argentina, numa linha temporal, começa desde a Geração de 1880, a saber, Mitre, Avellaneda e o inovador Sarmiento até Perón, chegando aos dias atuais. Certamente a representação mais fiel da pedagogia da experiência e da nova escola é realizada pelas irmãs Cossettini na Escola Serena. O constante amor-ódio marca a relação entre Dewey e as políticas educacionais na Argentina.
Downloads
Referências
CARUSO, M.; DUSSEL, I. Dewey en Argentina (1916–1946): tradición, intención y situación en la producción de una lectura selectiva. Encuentros sobre Educación, Mendonza, v. 10, p. 23-41, 2009.
LA ESCUELA de la Señorita Olga. [S. l.: s. n., 2010]. 1 vídeo (46min 54). Publicado pelo canal J. S. Disponible en: https://vimeo.com/17048589 Acesso en: 4 abr. 2020.
NELSON, E. Prologo: introducción a la edición española. En: DEWEY, J. Psicología del pensamiento. Boston: D.C. Health and Co., 1917. Disponible en: https://www.unav.es/gep/IntroduccionPsicologiaPensamiento.html
TERÁN, J. B. Prólogo: espiritualizar nuestra escuela: la instrucción primaria argentina en 1931. Buenos Aires: Librería del Colegio, 1932.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os(as) autores(as) mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Atribuição-Não Comercial 4.0 Internacional. Esta licença permite que terceiros distribuam, remixem, adaptem e desenvolvam o material em qualquer meio ou formato apenas para fins não comerciais, atribuindo o devido crédito de autoria e publicação inicial neste periódico
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores. Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário.
As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.