Pensamento, trabalho e legado de John Dewey: das suas bases filosófico-pedagógicas à aprendizagem baseada em problemas
DOI:
https://doi.org/10.5433/1984-7939.2020v5n2p257Palavras-chave:
Dewey, Escola ativa, Nova Escola Progressiva, ABP. Aprendizagem experiencialResumo
O pensador e filósofo americano John Dewey, um dos principais teóricos da Nova Escola, atribui grande importância à pedagogia como uma tarefa filosófica, considerando-a chave para reparar o atraso da filosofia em relação ao mundo moderno, (re)pensando-a como base em sua utilidade para a vida. Considerando a experiência como um conceito-chave em seu sistema filosófico, Dewey rejeita todas as formas de dualismos e destaca a importância da ciência como melhoria e o último estágio do conhecimento. Este trabalho explora o pensamento deweyano e as contribuições de outros autores que debateram seu trabalho e/ou foram influenciados por ele, buscando também as conexões existentes entre o legado desse educador por meio de sua experiência no chamado 'Laboratório Escolar' e correntes pedagógicas derivadas, como a aprendizagem experiencial e a Aprendizagem Baseada em Problemas (ABP). Em ambos os casos, essas correntes promovem o pensamento crítico e respondem aos interesses dos alunos, adaptando-se ao seu conhecimento mais direto, incorporando o método científico e desmistificando a figura do professor onisciente, substituindo seu papel autoritário do passado pelo de um guia de processo educacional que deliberadamente regula o meio ambiente.Downloads
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