O ensino da leitura literária: a formação do aluno leitor no 5º do ensino fundamental

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5433/1984-7939.2017v2n2p207

Palavras-chave:

Literatura infantil, Formação de leitor, Mediação da leitura literária, Anos Iniciais do Ensino Fundamental

Resumo

Este estudo teve por objetivo investigar como a escola realiza a mediação da leitura literária no 5º ano dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, visando à formação do aluno leitor. Para isso, a pesquisa foi desenvolvida a partir de estudo bibliográfico e de campo amparados pelo tratamento de dados qualitativos, em que se utilizou instrumentos como observações e registros da aula, com intuito de compreender o objeto investigado. Por meio do estudo bibliográfico buscou-se a compreensão do tema, partindo de teorias de especialistas na área referente ao ensino da leitura literária nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. A pesquisa de campo foi realizada em uma escola pública municipal localizada na cidade de Cambé – Paraná, em que buscou-se compreender como a instituição orientava o trabalho com a literatura infantil por meio da mediação docente visando à formação leitora do aluno no 5º ano dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Evidenciou-se a importância da literatura infantil para o desenvolvimento da criança, visto que contribui para aquisição de conhecimentos socioculturiais. Destaca-se, ainda, que a escola, enquanto instituição responsável pelo ensino da leitura literária e formação do aluno leitor, deve ter comprometimento e condições física e humana adequadas para realizar por meio do trabalho docente a mediação dessa aprendizagem.

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Biografia do Autor

Fernanda Aparecida Ferreira Pinheiro, Universidade Estadual de Londrina (UEL)

Graduada em Pedagogia pela Universidade Estadual de Londrina - UEL

Rovilson José da Silva, Universidade Estadual de Londrina (UEL)

Doutorado Sanduíche em Educação pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho/Campus Marília e Universidade Autônoma de Barcelona/ Espanha. Pós -doutorado em Ciência da Informação (UNESP/Marília). Professor da Universidade Estadual de Londrina - UEL.

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Publicado

14-09-2018

Como Citar

PINHEIRO, Fernanda Aparecida Ferreira; SILVA, Rovilson José da. O ensino da leitura literária: a formação do aluno leitor no 5º do ensino fundamental. Educação em Análise, Londrina, v. 2, n. 2, p. 207–230, 2018. DOI: 10.5433/1984-7939.2017v2n2p207. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/educanalise/article/view/34199. Acesso em: 18 jul. 2025.

Edição

Seção

Artigos