O ensino da leitura literária: a formação do aluno leitor no 5º do ensino fundamental
DOI:
https://doi.org/10.5433/1984-7939.2017v2n2p207Palavras-chave:
Literatura infantil, Formação de leitor, Mediação da leitura literária, Anos Iniciais do Ensino FundamentalResumo
Este estudo teve por objetivo investigar como a escola realiza a mediação da leitura literária no 5º ano dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, visando à formação do aluno leitor. Para isso, a pesquisa foi desenvolvida a partir de estudo bibliográfico e de campo amparados pelo tratamento de dados qualitativos, em que se utilizou instrumentos como observações e registros da aula, com intuito de compreender o objeto investigado. Por meio do estudo bibliográfico buscou-se a compreensão do tema, partindo de teorias de especialistas na área referente ao ensino da leitura literária nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. A pesquisa de campo foi realizada em uma escola pública municipal localizada na cidade de Cambé - Paraná, em que buscou-se compreender como a instituição orientava o trabalho com a literatura infantil por meio da mediação docente visando à formação leitora do aluno no 5º ano dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Evidenciou-se a importância da literatura infantil para o desenvolvimento da criança, visto que contribui para aquisição de conhecimentos socioculturiais. Destaca-se, ainda, que a escola, enquanto instituição responsável pelo ensino da leitura literária e formação do aluno leitor, deve ter comprometimento e condições física e humana adequadas para realizar por meio do trabalho docente a mediação dessa aprendizagem.Downloads
Referências
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