O ensino da leitura literária: a formação do aluno leitor no 5º do ensino fundamental
DOI:
https://doi.org/10.5433/1984-7939.2017v2n2p207Palavras-chave:
Literatura infantil, Formação de leitor, Mediação da leitura literária, Anos Iniciais do Ensino FundamentalResumo
Este estudo teve por objetivo investigar como a escola realiza a mediação da leitura literária no 5º ano dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, visando à formação do aluno leitor. Para isso, a pesquisa foi desenvolvida a partir de estudo bibliográfico e de campo amparados pelo tratamento de dados qualitativos, em que se utilizou instrumentos como observações e registros da aula, com intuito de compreender o objeto investigado. Por meio do estudo bibliográfico buscou-se a compreensão do tema, partindo de teorias de especialistas na área referente ao ensino da leitura literária nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. A pesquisa de campo foi realizada em uma escola pública municipal localizada na cidade de Cambé – Paraná, em que buscou-se compreender como a instituição orientava o trabalho com a literatura infantil por meio da mediação docente visando à formação leitora do aluno no 5º ano dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Evidenciou-se a importância da literatura infantil para o desenvolvimento da criança, visto que contribui para aquisição de conhecimentos socioculturiais. Destaca-se, ainda, que a escola, enquanto instituição responsável pelo ensino da leitura literária e formação do aluno leitor, deve ter comprometimento e condições física e humana adequadas para realizar por meio do trabalho docente a mediação dessa aprendizagem.Downloads
Referências
BARROS, Maria Helena Toledo Costa de. Vó, me conta uma história? In: BARROS, Maria Helena Toledo Costa de. Leitura: mediação e mediador. São Paulo: Ed. FA, 2006. p. 107 - 115.
BARROS, Maria Helena Toledo Costa de. O professor como mediador de leitura. In: BARROS, Maria Helena Toledo Costa de. Leitura: mediação e mediador. São Paulo: Ed. FA, 2006. p. 133 - 138.
BARROS, Maria Helena Toledo Costa de. De leitura, classes especiais e bibliotecas escolares. In: BARROS, Maria Helena Toledo Costa de. Leitura: mediação e mediador. São Paulo: Ed. FA, 2006.
BOGDAN, Roberto C.; BIKLEN, Sari Knopp. Investigação qualitativa em educação. Tradução de Maria João Alvarez, Sara Bahia dos Santos e Telmo Mourinho Baptista. Porto Ed., 1994.
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC, 2017.
COELHO, Nelly Novaes. Literatura infantil: teoria, análise, didática. 6. ed. São Paulo: Ática, 1993.
FLICK, Uwe. Introdução à pesquisa qualitativa. Tradução de Joice Elias Costa. 3. ed. Porto Alegre: Artmed, 2009.
GOODY, Jack; WATT, Ian. As consequências do letramento. Tradução de Waldemar Ferreira Netto. São Paulo: Paulistana, 2006.
LAJOLO, Marisa. O texto não é pretexto. In: ZILBERMAN, Regina (Org) et al. Leitura em crise na escola: as alternativas do professor. 10ª edição. Porto Alegre: Mercado Aberto, 1991.
PARANÁ. Secretaria de Cultura do Estado do. Hora do Conto. Disponível em: http://www.bpp.pr.gov.br/modules/conteudo/conteudo.php?conteudo=24. Acesso em: 13 maio.2018.
SILVA, Ezequiel Theodoro da. Biblioteca escolar: da gênese à gestão. In: ZILBERMAN, Regina (Org.) Leitura em crise na escola: as alternativas do professor. 10. Ed. Porto Alegre: Mercado Aberto, 1991.
SILVA, Rovilson José da; BORTOLIN, Sueli. Das prateleiras às mãos. In: BARROS, Maria Helena Toledo Costa de; BORTOLIN, Sueli; SILVA, Rovilson José da. Leitura: mediação e mediador. São Paulo: Ed. FA, 2006. p. 75 - 87.
SILVA, Rovilson José da. A hora do conto na escola: paradoxos e desafios. In: SILVA, Rovilson José da. Leitura: mediação e mediador. São Paulo: Ed. FA, 2006. p. 89 - 106.
SILVA, Rovilson José da. Formar leitores na escola: o projeto pedagógico, a biblioteca escolar e a mediação. Informação & Informação, Londrina, v. 20, n. 3, p. 487 - 506, set./dez. 2015. Disponível em: http://www.uel.br/revistas/uel/index.php/informacao. Acesso em 25 maio.2018.
SILVA, Rovilson José da. Biblioteca escolar e a formação de leitores: o papel de mediador de leitura. Londrina: EDUEL, 2010.
SOARES, Magda. A escolarização da literatura infantil e juvenil. In: MARTINS, Aracy Alves; BRANDÃO, Heliana Maria Brina; MACHADO, Maria Zélia Versiani (Org.). A escolarização da leitura literária: o jogo do livro infantil e juvenil. Belo Horizonte: Autêntica, 1999. p. 17 - 48.
ZILBERMAN, Regina. A literatura infantil na escola. 6. ed. São Paulo: Global, 1987.
ZILBERMAN, Regina. A leitura e o ensino da literatura. Curitiba: Ibpex, 2010.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os(as) autores(as) mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Atribuição-Não Comercial 4.0 Internacional. Esta licença permite que terceiros distribuam, remixem, adaptem e desenvolvam o material em qualquer meio ou formato apenas para fins não comerciais, atribuindo o devido crédito de autoria e publicação inicial neste periódico
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores. Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário.
As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.