Escutar as crianças e (re) configurar identidades – interações com voz

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5433/1984-7939.2018v3n2p72

Palavras-chave:

Crianças, Escuta, Interações, Identidades, Educadores e professores, Aprendizagem e desenvolvimento.

Resumo

A evolução socio-histórica da escola, da educação escolar ou o pensamento sobre os professores e a sua formação, mostram o quanto se têm ampliado as funções dos professores, redimensionando, inclusivamente, a natureza e a construção do conhecimento sobre as infâncias e as crianças. Para este texto mobilizamos a assertiva de que o professor é um profissional do humano, um interventor mais ou menos consciente e crítico do seu papel social, cuja ação se desenvolve na interação com outras pessoas, em especial e aqui convocadas as crianças. Nessa perspetiva, a ação docente com crianças só faz sentido se estiver fortemente impregnada de um compromisso social, ou seja, com as pessoas nos contextos que habita no dia-a-dia, pensando no que é mais imediato, mas também com a sociedade e a cultura, em termos mais globais. Neste texto desafiam-nos, portanto, os modos de (re)configuração identitária pelos quais as experiências vividas são mantidas, permanecem amplamente desconhecidas e tantas vezes não são reconhecidas, sobretudo porque as investigações que temos realizado devolvem um feedback merecedor da reflexão profunda sobre o valor e a necessidade de escutar as crianças, valorizando uma ecologia dos saberes, mas também mais amplamente as aprendizagens e o desenvolvimento, pessoais e profissionais, derivados da vida e(m) interação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Conceição Leal da Costa, Universidade de Évora (UE)

Doutoramento em Ciências da Educação pela Universidade de Évora. Professora Auxiliar do Departamento de Pedagogia e Educação (DPE) da Universidade de Évora

Teresa Sarmento, Universidade do Minho (UM)

Doutora em Estudos da Criança; Investigadora do Centro de Investigação em Estudos da Criança e Professora Auxiliar do Instituto de Educação da Universidade do Minho, Portugal.

Referências

ALANEN, Leena. Explorations in generational analysis. In: ALANEN, Leena; MAYALL, Berry (Org.). Conceptualizing child-adult relations. London: Routledge, 2001. p. 11-22.

BOLTANSKI, Luc. Les cadres: la formation d’un groupe social. Paris: Les Éditions de Minuit, 1982.

CLARK, Alison. Listening to and involving young children: a review of research and practice. Early Child Development and Care, Abingdon, v. 175, n. 6, p. 489-505, 2005.

CONNELLY, Michael; CLANDININ, Jean. Stories of experience and narrative inquiry. Educational Researcher, Washington, v. 19, n. 5, p. 2-14, 1990.

CORREIA, Ana et al. As vozes dos alunos: os alunos como colaboradores no processo de melhoria da escola. Inovação: Revista do Instituto de Inovação Educacional, Lisboa, v. 15, n. 1/3, p. 261-283, 2002.

COSTA, Conceição Leal da; CAVALCANTE, Ilane Ferreira. Alteridades(s), escritas de si e reflexão: olhares cruzados sobre a formação de professores em Portugal e no Brasil. Revista Brasileira de Educação de Jovens e Adultos, Salvador, v. 25, n. 10, p. 108-126, 2017.

COSTA, Conceição Leal da; NUNES, Sandra. Tornar-se educadora/professora: palavras que contam como foi! Revista da FAEEBA: Educação e Contemporaneidade, Salvador, v. 25, n. 47, p. 119-136, set./dez. 2016.

COSTA, Conceição Leal da; SARMENTO, Teresa. Que faire face à ce que l'on nous fait... identités profissionnels en (ré)construction: voix de professeurs et construction de connaissances. Paris: Edition Harmatan, 2018. No prelo.

COUTO, Mia. O Outro Pé da Sereia. Lisboa: Editorial Caminho, 2006.

DAHLBERG, Gunilla; MOSS, Peter. Ethics and politics in early childhood education. London: RoutledgeFalmer, 2005.

DAHLBERG, Gunilla; MOSS, Peter; PENCE, Alan. Qualidade na educação da primeira infância: perspectivas pós-modernas. Porto Alegre: Artmed, 2003.

DAHLBERG, Gunilla; MOSS, Peter; PENCE, Alan. Beyond Quality in Early Childhood Education and Care: Postmodern perspectives. London: Falmer Press, 1999.

DAMÁSIO, António. A estranha ordem das coisas: a vida, os sentimentos e as culturas humanas. Lisboa: Círculo de Leitores, 2017. (Coleção Temas e Debates).

UNITED NATIONS. Convention on the Rights of the Child. Genebra: ONU, 1989.

DELORY-MOMBERGER, Christine. A pesquisa biográfica ou a construção partilhada de um saber do singular. Revista Brasileira de Pesquisa (Auto) Biográfica, Salvador, v. 1, n. 1, p. 133-147, jan./abr. 2016.

DUBAR, Claude. La socialisation: construction des identités sociales et professionnelles. Paris: Armand Colin, 1991.

FAVORETO, Elizabeth; ENS, Romilda. Pesquisas com crianças: contribuição para se repensar a prática pedagógica na educação infantil e os cursos de formação de professores. In: ENS, Romilda; GARANHANI, Marynelma (Org.). Pesquisa com crianças e a formação de professores. Curitiba: PUCPRESS, 2015. p. 45-72.

FOLQUE, Maria Assunção; COSTA, Conceição Leal da; ARTUR, Ana. A formação inicial e desenvolvimento profissional de educadores/professores monodocentes: os desafios do isomorfismo pedagógico. In: CORRÊA, Carlos Humberto Alves; CAVALCANTE, Lucíola Inês Pessoa; BISSOLI, Michelle de Freitas (Org.). Formação de professores em perspectiva. Manaus: EDUA, 2016. p. 177-236.

GARCIA, Carlos Marcelo. O professor iniciante, a prática pedagógica e o sentido da experiência. Formação Docente, Belo Horizonte, v. 2, n. 3, p. 11-49, ago./dez. 2010.

GIROUX, Henry. Os professores como intelectuais: rumo a uma pedagogia crítica da aprendizagem. Porto Alegre: Artmed, 1997.
JAMES, Allison; JAMES, Adrian. Key concepts in childhood studies. London: SAGE, 2008.

JOSSO, Marie-Christine. Experiências de vida e formação. Lisboa: Educa, 2002.

JOSSO, Marie-Christine. A transformação de si a partir da narração de histórias de vida. Educação, Porto Alegre, v. 3, n. 3, p. 413-438, set./dez. 2007.

KATZ, Lilian. Perspectivas actuais sobre aprendizagem na infância. Saber (e) Educar, Porto, v. 11, p. 7-21, 2006.

LARROSA, Jorge. O enigma da infância. In: LARROSA, Jorge. Pedagogia profana: danças, piruetas e mascaradas. Belo Horizonte: Autêntica, 2010. p. 183-198.

LERCHNER, Elsa. Pesquisa biográfica junto de imigrantes em Portugal: experiência de pesquisa participativa e relevância analítica dos testemunhos privados. História, São Paulo, v. 33, n. 1, p. 97-108, jan./jun. 2014.

MCLEOD, Julie. Student voice and the politics of listening in higher education. Critical Studies in Education, Abingdon, v. 52, n. 2, p. 179-189, 2011.

NÓVOA, António. Firmar a posição como professor, afirmar a profissão docente. Cadernos de Pesquisa, São Paulo, v. 47, n. 166, p. 1106-1133, dez. 2017.

NÓVOA, António. Para uma formação de professores construída dentro da profissão. Revista de Educación, Madrid, n. 350, 2009. Disponível em: www.revistaeducacion.mec.es/re350/re350_09por.pdf. Acesso em: 31 mar. 2018.

PASSEGGI, Maria da Conceição et al. Narrativas de crianças sobre as escolas da infância: cenários e desafios da pesquisa (auto)biográfica. Educação, Santa Maria, v. 39, n. 1, p. 85-104, jan./abr. 2014.

PASSEGGI, Maria da Conceição. A experiência em formação. Educação, Porto Alegre, v. 34, n. 2, p. 147-156, maio/ago. 2011.

PASSEGGI, Maria da Conceição; NASCIMENTO, Gilcilene Léia Souza do; SILVA, Vanessa Cristina Oliveira da. Narrativas da infância: a escola no mundo urbano e no mundo rural. Educação e Linguagem, São Bernardo do Campo, v. 19, n. 2, p. 101-116, jul./dez. 2016.

QVORTRUP, Jens. Generations: an important category in sociological research. In: CONGRESSO INTERNACIONAL DOS MUNDOS SOCIAIS E CULTURAIS DA INFÂNCIA, 2000, Braga. Actas... Braga: Universidade do Minho, 2000. v. 2, p. 102-113.

SARMENTO, Manuel Jacinto (Coord.). As crianças: contextos e identidades. Braga: Universidade do Minho, 1997.

SARMENTO, Manuel Jacinto. Gerações e alteridade: interrogações a partir da sociologia da infância. Educação e Sociedade, Campinas, v. 26, n. 91, p. 361-378, maio/ago. 2005.

SARMENTO, Teresa. Contextos de vida e aprendizagem da profissão. In: FORMOSINHO, Júlia (Org.). Sistemas de formação de professores: saberes docentes, aprendizagem profissional e acção docente. Porto: Porto Editora, 2009. p. 303-327.

SARMENTO, Teresa. Formação de professores para uma sociedade humanizada. Revista da Educação PUC-Campinas, Campinas, v. 22, n. 2, p. 285-297, maio/ago. 2017.

SARMENTO, Teresa. Identidades profissionais e contextos de trabalho na educação de infância. In: FERREIRA, Fernando Ilídio; ANJOS, Cleriston Izidro dos (Org.). Educação de infância: formação, identidades e desenvolvimento profissional. Maceió: De Facto Editores, 2015. p. 69-86.

Downloads

Publicado

07-12-2018

Como Citar

COSTA, Conceição Leal da; SARMENTO, Teresa. Escutar as crianças e (re) configurar identidades – interações com voz. Educação em Análise, Londrina, v. 3, n. 2, p. 72–95, 2018. DOI: 10.5433/1984-7939.2018v3n2p72. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/educanalise/article/view/33684. Acesso em: 21 nov. 2024.

Artigos Semelhantes

1 2 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.