Entre o conto e o canto

os diálogos entre tema e memória em narrativas orais e narrativas cantadas dos mestres urbanos de carimbó da Amazônia

Autores/as

  • Natasha de Queiroz Almeida UFPA
  • Maria do Perpétuo Socorro Galvão Simões UFPA

DOI:

https://doi.org/10.5433/boitata.2022v17.e47110

Palabras clave:

Tema; Memória; Narrativas orais.

Resumen

O presente artigo analisa as inter-relações entre o tema e as memórias que tecem as narrativas orais cantadas pelos mestres urbanos de Carimbó e narrativas contadas repercutidas no município de Belém do Pará e catalogadas no acervo IFNOPAP-O imaginário das formas narrativas orais populares da Amazônia paraense. Compreendendo-se o tema da narrativa como o conjunto de motivos que se relacionam na teia narrativa para a construção e transmissão de um conteúdo, a memória permeia e alinhava a tessitura da narrativa, ressignificando valores, ideologias e transmitindo conhecimentos plurais. Afinal, quais memórias subjazem às narrativas contadas hoje pelo indivíduo urbano e/ou em ambiente urbano? Como as memórias social e individual se manifestam nas narrativas cantadas e contadas? As narrativas orais contadas presentes nesse artigo foram pré-selecionadas do banco de dados do acervo e as narrativas cantadas foram catalogadas em pesquisa de campo no município de Belém do Pará, a partir de entrevistas realizadas com três (3) mestres urbanos de Carimbó, para perceber o tanto quanto possível da intensa relação de suas experiências com o ritmo do Carimbó. A partir desta investigação, foram estabelecidos diálogos com as narrativas contadas, cujos temas e memórias ora persistem, ora se interseccionam pelas recriações nas narrativas.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Natasha de Queiroz Almeida, UFPA

Doutoranda na UFPA

Maria do Perpétuo Socorro Galvão Simões, UFPA

Professora na UFPA

Citas

ALBERTI, Verena. Manual de História Oral. 3 ed. Rio de Janeiro: Editora FGV, 2005.

BARROS, Lourival Monteiro. Lourival Monteiro Barros: depoimento [nov.2017]. Entrevistadora: N.Almeida. Belém: 2017. Áudio em formato MP3. Entrevista concedida ao projeto “Entre o conto e o canto: os diálogos entre tema e memória em narrativas orais do acervo IFNOPAP e as narrativas cantadas dos mestres urbanos de Carimbó da Amazônia”.

BURKE, Peter. História como memória social. In: Variedades de história cultural. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2000.

CASCUDO, Luis Câmara. Literatura Oral no Brasil. 2.ed. São Paulo: Global, 2006.

DOSSIÊ IPHAN Carimbó. Belém, 2014, 214p. Disponível em: www.portal.iphan.gov.br>Dossie_carimbos(1). Acesso em: 12 nov. 2022.

DELEUZE, Gilles. Dúvidas sobre o imaginário. In: Conversações. Rio de Janeiro: Ed. 34, 1992.

FILHO, Luis Antonio de Albuquerque Lair. Luis Antonio de Albuquerque Lair Filho: depoimento [nov.2017]. Entrevistadora: N.Almeida. Belém: 2017. Áudio em formato MP3. Entrevista concedida ao projeto “Entre o conto e o canto: os diálogos entre tema e memória em narrativas orais do acervo IFNOPAP e as narrativas cantadas dos mestres urbanos de Carimbó da Amazônia”.

LE GOFF, Jacques. História e Memória. Campinas: Ed. Unicamp, 1994.

MOISÉS, Massud. Dicionário de termos literários. 12. ed. rev. e ampl. – São Paulo: Cultrix, 2004.

REMAK, Henry H. H. Literatura comparada: definição e função. In: COUTINHO, Eduardo F.; CARVALHAL, Tania Franco (org.). Literatura comparada: textos fundadores. Rio de Janeiro: Rocco, 1994.

RICOUER, Paul. A memória, a história, o esquecimento. trad. Alain François. São Paulo: editora da Unicamp, 2007.

SCHOLES, Robert & KELLOGG, Robert. A natureza da narrativa. Rio de Janeiro: MCGrallHill, 1977.

SILVA, Raimundo Piedade da. Raimundo Piedade da Silva: depoimento [nov.2017]. Entrevistadora: N.Almeida. Belém: 2017. Formato MP3. Entrevista concedida ao projeto “Entre o conto e o canto: os diálogos entre tema e memória em narrativas orais do acervo IFNOPAP e as narrativas cantadas dos mestres urbanos de Carimbó da Amazônia”.

TOMACHEVSKI, Boris. A vida dos procedimentos da trama. In: ____ et al. Teoria da Literatura, formalistas russos. Porto Alegre: Globo, 1973.

VYGOTSKY, Lev. A formação social da mente. São Paulo: Martins Fontes, 1987.

WELLEK, René. A crise da Literatura Comparada. In: COUTINHO, Eduardo F. e

CARVALHAL, Tania Franco (org.). Literatura Comparada: textos fundadores. Rio de janeiro: Rocco, 1994.

ZUMTHOR, Paul. Performance, recepção, leitura. trad. Jerusa Pires Ferreira e Suely Fenerich. São Paulo: Cosac Naify, 2007. 2ª ed.

Narrativa retirada do acervo IFNOPAP, código de localização E08CZcoq250294-II 091.

Narrativa retirada do banco de dados do acervo IFNOPAP. Código de localização: A05CZma310594-VIII.

Publicado

2022-12-06

Cómo citar

Almeida, N. de Q., & Simões, M. do P. S. G. (2022). Entre o conto e o canto: os diálogos entre tema e memória em narrativas orais e narrativas cantadas dos mestres urbanos de carimbó da Amazônia. Boitatá, 17(33), 56–69. https://doi.org/10.5433/boitata.2022v17.e47110

Número

Sección

Artigos Fluxo Contínuo

Artículos similares

1 2 > >> 

También puede {advancedSearchLink} para este artículo.