Submissões

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor". São Aceitos preprints desde que seja informado o seu DOI no repositório.
  • Aceitam-se textos de mestres, doutores e de graduandos , graduados, especialistas e mestrandos que tenham como coautor um doutor.
  • O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word ou RTF.
  • O texto está digitado no arquivo de template, disponibilizado nas Diretrizes para Autores disponíveis na seção "Sobre" da Revista.
  • Apresenta uma declaração confirmando a originalidade do trabalho e a ausência de qualquer forma de plágio acompanhada de relatório de um programa de detecção de plágio.
  • URLs para as referências foram informadas quando possível.
  • O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na página Sobre a Revista.
  • Os artigos são avaliados por dois pareceristas a cegas (double blind peer review).
  • Você usou IA generativa para escrever este manuscrito? Generative AI não é um autor. Essas ferramentas devem ser usadas apenas para melhorar a linguagem e a legibilidade, com cautela. Se você usou IA generativa ou tecnologia assistida por IA, inclua a declaração como documento suplementar.
  • Se publicado anteriormente como preprint, foi informado o DOI do documento.

Diretrizes para Autores

A Boitatá aceita o envio de artigos, resenhas e entrevistas relacionados aos estudos de oralidade e culturas populares, oriundos de abordagens culturais ou multiculturais e que partam de diferentes campos de estudos, como Literatura, Antropologia, Ciências Sociais, Psicologia, História e Linguística.

Aceitam-se textos de mestres, doutores e de graduandos, graduados, especialistas e mestrandos que tenham como coautor um doutor.

São aceitas submissões publicadas em repositórios de preprints (SciELO, EmeRI, blogs etc.), desde que seja fornecido o DOI do documento publicado anteriormente nestes repositórios, sem revisão por pares.

O autor deverá informar se utilizou IA generativa para escrever este manuscrito Generative AI não é um autor. Essas ferramentas devem ser usadas apenas para melhorar a linguagem e a legibilidade, com cautela. Se você usou IA generativa ou tecnologia assistida por IA, inclua a declaração de uso de IA como documento suplementar. Esta declaração será publicada no PDF.

Os metadados no Sistema de submissão devem ser preenchidos , como segue:

Autoria: Indicar vínculo Institucional de cada autor, mini Curriculum (última titulação,  vínculo institucional e função) o ORCID é obrigatório

Ex: Doutor em Linguística pela Universidade Estadual de Londrina. Professor na Universidade Federal do Paraná.

Metadados do artigo: Título (Caixa baixa e Caixa alta para nomes próprios), resumo e palavras chaves separadas por ponto e vírgula, iniciando com letra maiúscula.

Template:

É necessário fazer o download do arquivo-modelo para editá-lo. Por gentileza, NÃO editar o trabalho no drive, a fim de não desconfigurar o template.

Modelo de template

Quanto ao trabalho submetido:

a) deve ser inédito;

b) pode conter até 6.000 palavras para artigo (mínimo 4.000); 3.000 para resenhas e entrevistas;

c) deve apresentar título na língua do artigo e em inglês (obrigatoriamente);

d) a primeira lauda deve iniciar com o título em português (ou na língua estrangeira do texto, se for o caso);

e) o título deve ser seguido pelo resumo do artigo, expressando de forma clara a ideia do trabalho, escrito em 200 palavras, na língua do artigo e seguido da versão em inglês, abstract;

f) palavras-chave devem vir logo abaixo do resumo em português e também adicionadas em inglês, logo abaixo do abstract. Em ambos os casos, devem ser separadas por ponto e vírgula. Sugere-se a utilização de três a cinco termos (no máximo).

g) os textos deverão ser digitados com a seguinte configuração: espaço simples, corpo 12, tipo Times News Roman, formato de papel A4, em documento word;

h) os textos deverão ser redigidos conforme a norma de apresentação de artigos da Associação Brasileira de Normas Técnicas – ABNT – NBR6022/2018, para casos não contemplados nestas diretrizes, consulte a apostila de normalização disponível em: https://sites.uel.br/bibliotecas/wp-content/uploads/2023/08/ApostilaABNT2023.pdf

Citações NBR 10520/2023

As citações devem ser apresentadas no texto seguindo o modelo Autor (data). Não deve ser utilizada no texto as expressões: idem, ibdem, opus citatum, passim, loco citato, sequentia em substituição a indicação da fonte. As fontes citadas no texto devem corresponder exatamente a apontada na lista de referências.

  1. Para citações com 4 ou mais autores, pode se indicar apenas o primeiro seguido por et al.
  2. O ponto final deve ser usado para encerrar a frase e não a citação.
  3. A apresentação da fonte deve ser grafada apenas com a primeira letra em maiúscula.

Exemplos: (Silva, 2019, p. 2) OU Silva (2019, p. 2)
(Souza; Silva; Alves, 2023) OU Souza, Silva e Alves (2023) 

Fontes sem autoria ou responsabilidade, deve-se indicar a primeira palavra do título.
Exemplo: na citação (Fábulas [...], 1990) Na referência: FÁBULAS do mundo inteiro. São Paulo: Círculo do Livro, 1990.

Em citações diretas, acrescenta-se o número da página ou localização, se houver.
Exemplo:(Souza, 2023, p. 12) OU Marins (2023, local. 72) - exemplo para leitor de e-book OU
(Brasil, 1988, art. 49) OU (Mapa [...], 2023, 9 min)

Referências NBR 6023/2018

  1. Devem ser apresentadas apenas as referências das fontes citadas no texto.
  2. Sua lista de referências deve ser apresentada em ordem alfabética.
  3. Deve-se apresentar todos os autores constantes no documento.
  4. Todos os nomes dos autores devem ser grafados de forma abreviada.
  5. Não utilize traço em referência a mesma autoria, os nomes devem ser repetidos, mesmo para capítulo de livro
  6. Para destaques nas referências utilize apenas recurso negrito
  7. Não deve ser indicado apenas o link, é necessário que apresente a referência da fonte.

Exemplos:

Artigo de Periódico
DOREA, R. D.; COSTA, J. N.; BATITA, J. M.; FERREIRA, M. M.; MENEZES, R. V.; SOUZA, T. S. Reticuloperitonite traumática associada à esplenite e hepatite em bovino: relato de caso. Veterinária e Zootecnia, São Paulo, v. 18, n. 4, p. 199-202, 2011.

Livro
GOMES, A. C.; VECHI, C. A. Estática romântica: textos doutrinários comentados. Tradução Maria Antonia Simões Nunes, Duílio Colombini. São Paulo: Atlas, 1992.

Capítulo ou parte do livro
SANTOS, F. R. A colonização da terra do Tucujús. In: SANTOS, F. R. História do Amapá, 1º grau. 2. ed. Macapá: Valcan, 1994. p. 15-24.

Trabalho acadêmico
ALVES, D. P. Implementação de conceitos de manufatura colaborativa: um projeto virtual. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Industrial Mecânica) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2008.

Trabalho apresentado em evento
BRAYNER, A. R. A.; MEDEIROS, C. B. Incorporação do tempo em SGBD orientado a objetos. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE BANCO DE DADOS, 9., 1994, São Paulo. Anais [...]. São Paulo: USP, 1994. p. 16-29.

j) Se o texto for aceito para publicação, é necessário também o envio, como documento suplementar, de uma declaração de revisão da versão que será publicada. Conforme o modelo que se encontra no link a seguir: declaração de revisão

Política Antiplágio

A Revista Boitatá repudia qualquer forma de plágio e autoplágio e apenas publica trabalhos com a garantia, por parte dos respectivos autores, da originalidade de seus trabalhos, por meio de citações adequadas, indicação de fontes com detalhamento correto, em conformidade com as normas, consulta preliminar a software antiplágio e apresentação de relatório antiplágio.

As suposições de plágio são:
a) apresentar trabalhos de outros como seu;
b) adotar palavras ou ideias de outros sem a devida citação;
c) não usar aspas em uma citação literal;
d) usar paráfrase de uma fonte sem mencioná-la;
e) usar paráfrase abusiva, mesmo que a fonte seja mencionada.

Os pressupostos gerais da fraude científica são os seguintes:
a) fabricação, falsificação ou omissão de dados e plágio;
b) publicação duplicada;
c) conflitos de autoria.

Dessa forma, só serão aceitos trabalhos que apresentem, já no ato da submissão, uma declaração (conforme modelo: MODELO DE DECLARAÇÃO) confirmando a originalidade do trabalho e a ausência de qualquer forma de plágio.
Além disso, solicitamos a inclusão de relatório de um programa de detecção de plágio, que comprove a verificação prévia realizada pelo(s) autor(es) antes da submissão.
Recomenda-se a utilização de softwares reconhecidos no meio acadêmico, como Turnitin, Copyscape, Copyspider, Plagscan, entre outros.

Dossiê

Artigos referentes ao tema de chamada, que constituirão o dossiê da revista.

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.