Submissões

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • CASO TENHA ALGUM PROBLEMA COM O ORCID EM SUA SUBMISSÃO, SIGA AS INSTRUÇÕES EM: Orientações para finalização da submissão


  • A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor". São Aceitos preprints desde que seja informado o seu DOI no repositório.
  • Aceitam-se textos de mestres, doutores e de graduandos , graduados, especialistas e mestrandos que tenham como coautor um doutor.
  • O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word ou RTF.
  • O texto está digitado no arquivo de template, disponibilizado nas Diretrizes para Autores disponíveis na seção "Sobre" da Revista.
  • Apresenta uma declaração confirmando a originalidade do trabalho e a ausência de qualquer forma de plágio acompanhada de relatório de um programa de detecção de plágio.
  • URLs para as referências foram informadas quando possível.
  • O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na página Sobre a Revista.
  • Os artigos são avaliados por dois pareceristas a cegas (double blind peer review).
  • Você usou IA generativa para escrever este manuscrito? Generative AI não é um autor. Essas ferramentas devem ser usadas apenas para melhorar a linguagem e a legibilidade, com cautela. Se você usou IA generativa ou tecnologia assistida por IA, inclua a declaração como documento suplementar.
  • Se publicado anteriormente como preprint, foi informado o DOI do documento.

Diretrizes para Autores

A Boitatá aceita o envio de artigos, resenhas e entrevistas relacionados aos estudos de oralidade e culturas populares, oriundos de abordagens culturais ou multiculturais e que partam de diferentes campos de estudos, como Literatura, Antropologia, Ciências Sociais, Psicologia, História e Linguística.

Aceitam-se textos de doutores ou de mestres, mestrandos, especialistas, graduados e graduandos que tenham como coautor um doutor.

São aceitas submissões publicadas em repositórios de preprints (SciELO, EmeRI, blogs etc.), desde que seja fornecido o DOI do documento publicado anteriormente nestes repositórios, sem revisão por pares. Destacamos que os textos passarão por todos os trâmites da revista para publicação.

Os metadados no Sistema de submissão devem ser preenchidos , como segue:

Autoria: Indicar vínculo Institucional de cada autor, mini Curriculum (última titulação, vínculo institucional e função) o ORCID é obrigatório

Ex: Doutor em Linguística pela Universidade Estadual de Londrina. Professor na Universidade Federal do Paraná.

Metadados do artigo: Título (Caixa baixa e Caixa alta para nomes próprios), resumo e palavras chaves separadas por ponto e vírgula, iniciando com letra maiúscula.

 

Quanto à submissão do artigo:

a) deve ser inédito;

b) pode ter entre 4.000 e 6.000 palavras;

c) a primeira lauda deve iniciar com o título em português, seguido do título em inglês (ou na língua estrangeira do texto, se for o caso, seguido do título em português);

d) o título deve ser seguido pelo resumo do artigo;

e) resumo em português (mínimo de 150 e máximo de 200 palavras) seguido de três a cinco palavras-chave separadas por ponto e vírgula, duas linhas abaixo do resumo;

f) abstract e keywords (separadas por ponto e vírgula, duas linhas abaixo do abstract) em língua estrangeira (inglês). Sugere-se a utilização de três a cinco termos (no máximo).

g) os textos deverão ser digitados com a seguinte configuração: espaço simples, corpo 12, tipo Times News Roman, formato de papel A4, em documento word;

h) os textos deverão ser redigidos conforme a norma de apresentação de artigos da Associação Brasileira de Normas Técnicas - ABNT - NBR6022/2018, para casos não contemplados nestas diretrizes, consulte a apostila de normalização disponível em: https://sites.uel.br/bibliotecas/wp-content/uploads/2023/08/ApostilaABNT2023.pdf

Citações NBR 10520/2023

As citações devem ser apresentadas no texto seguindo o modelo Autor (data). Não deve ser utilizada no texto as expressões: idem, ibdem, opus citatum, passim, loco citato, sequentia em substituição a indicação da fonte. As fontes citadas no texto devem corresponder exatamente a apontada na lista de referências.

  1. Para citações com 4 ou mais autores, pode se indicar apenas o primeiro seguido por et al.
  2. O ponto final deve ser usado para encerrar a frase e não a citação.
  3. A apresentação da fonte deve ser grafada apenas com a primeira letra em maiúscula.

Exemplos: (Silva, 2019, p. 2) OU Silva (2019, p. 2)
(Souza; Silva; Alves, 2023) OU Souza, Silva e Alves (2023)

Fontes sem autoria ou responsabilidade, deve-se indicar a primeira palavra do título.
Exemplo: na citação (Fábulas [...], 1990) Na referência: FÁBULAS do mundo inteiro. São Paulo: Círculo do Livro, 1990.

Em citações diretas, acrescenta-se o número da página ou localização, se houver.
Exemplo:(Souza, 2023, p. 12) OU Marins (2023, local. 72) - exemplo para leitor de e-book OU
(Brasil, 1988, art. 49) OU (Mapa [...], 2023, 9 min)

Referências NBR 6023/2018

  1. Devem ser apresentadas apenas as referências das fontes citadas no texto.
  2. Sua lista de referências deve ser apresentada em ordem alfabética.
  3. Deve-se apresentar todos os autores constantes no documento.
  4. Todos os nomes dos autores devem ser grafados de forma abreviada.
  5. Não utilize traço em referência a mesma autoria, os nomes devem ser repetidos, mesmo para capítulo de livro
  6. Para destaques nas referências utilize apenas recurso negrito
  7. Não deve ser indicado apenas o link, é necessário que apresente a referência da fonte.

Exemplos:

Artigo de Periódico
DOREA, R. D.; COSTA, J. N.; BATITA, J. M.; FERREIRA, M. M.; MENEZES, R. V.; SOUZA, T. S. Reticuloperitonite traumática associada à esplenite e hepatite em bovino: relato de caso. Veterinária e Zootecnia, São Paulo, v. 18, n. 4, p. 199-202, 2011.

Livro
GOMES, A. C.; VECHI, C. A. Estática romântica: textos doutrinários comentados. Tradução Maria Antonia Simões Nunes, Duílio Colombini. São Paulo: Atlas, 1992.

Capítulo ou parte do livro
SANTOS, F. R. A colonização da terra do Tucujús. In: SANTOS, F. R. História do Amapá, 1º grau. 2. ed. Macapá: Valcan, 1994. p. 15-24.

Trabalho acadêmico
ALVES, D. P. Implementação de conceitos de manufatura colaborativa: um projeto virtual. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Industrial Mecânica) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2008.

Trabalho apresentado em evento
BRAYNER, A. R. A.; MEDEIROS, C. B. Incorporação do tempo em SGBD orientado a objetos. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE BANCO DE DADOS, 9., 1994, São Paulo. Anais [...]. São Paulo: USP, 1994. p. 16-29.

j) Se o artigo for aceito para publicação, é necessário também o envio, como documento suplementar, de uma declaração de revisão da versão que será publicada. Conforme o modelo que se encontra no link a seguir: declaração de revisão

Entrevista
A ENTREVISTA segue os mesmos parâmetros do artigo , exceto o título e deve ter entre 1.500 e 3.000 palavras. Caso se em língua estrangeira, deve se apresentada em duas colunas (uma na língua estrangeira e a outra e português).

O título da entrevista deve conter, além do tema geral, a expressão "Entrevista com [nome do entrevistado]", sem destaque, com asterisco remetendo a uma nota de rodapé que contenha uma breve minibiografia do entrevistado, que demonstre claramente sua relevância científica
Estrutura da entrevista:
TÍTULO da entrevista com o nome do entrevistado
Apresentação (Dizer o objetivo da entrevista e sua estrutura: com perguntas, respostas e comentários ou apenas perguntas e respostas)

FOTO do/a entrevistado/a (opcional, mas se houver, deve ser indicada pelo/a entrevistado/a).
ENTREVISTADOR/A
As perguntas devem ser inseridas 2 linhas abaixo da Apresentação e, em seguida, da pergunta anterior, sem adentramento de parágrafo, após o termo "ENTREVISTADOR/A:" (em caixa alta), em Times New Roman, tamanho 12, negrito, justificado, com espaçamento um e meio (1,5), sem adentramento antes ou depois (deixar como zero - e não como "automático).
ENTREVISTADO/A
As respostas devem ser iniciadas logo abaixo das perguntas, sem adentramento de parágrafo e sem espaçamento, após o termo "ENTREVISTADO/A:" (em caixa alta), em Times New Roman, tamanho 12, justificado, com espaçamento 1 e meio, sem adentramento antes ou depois.
COMENTÁRIOS
Os comentários, se houver, devem ser iniciados logo abaixo das respostas do entrevistado/a, sem adentramento de parágrafo e sem espaçamento, após o termo "COMENTADOR/A:" (em caixa alta), em Times New Roman, tamanho 12, justificado, com espaçamento 1 e meio, sem adentramento antes ou depois.
Considerações finais
Agradecimentos
Referências e citações seguem as normas já estipuladas para artigos

Resenha

Deve referir-se a livros publicados, no Brasil, nos últimos três anos ou, no exterior, nos últimos cinco anos, devem tanto apresentar as ideias centrais do(a)s autore(a)s, como as considerações críticas do(a) resenhista sobre o conteúdo do livro ou da coletânea.

Deve ter entre 1.500 e 3.000 palavras.

 

Política Antiplágio e de uso de IA generativa

A Revista Boitatá repudia qualquer forma de plágio e autoplágio e apenas publica trabalhos com a garantia, por parte dos respectivos autores, da originalidade de seus trabalhos, por meio de citações adequadas, indicação de fontes com detalhamento correto, em conformidade com as normas, consulta preliminar a software antiplágio e apresentação de relatório antiplágio.

As suposições de plágio são:
a) apresentar trabalhos de outros como seu;
b) adotar palavras ou ideias de outros sem a devida citação;
c) não usar aspas em uma citação literal;
d) usar paráfrase de uma fonte sem mencioná-la;
e) usar paráfrase abusiva, mesmo que a fonte seja mencionada.

Os pressupostos gerais da fraude científica são os seguintes:
a) fabricação, falsificação ou omissão de dados e plágio;
b) publicação duplicada;
c) conflitos de autoria.

O autor deverá informar para quais fins  utilizou IA generativa. Essa ferramenta pode ser usada apenas para melhorar a linguagem e a legibilidade, com cautela. Esta revista não aceita textos produzidos por IA generativa.

Declaração de originalidade, ausência de plágio e uso de IA

Somente serão aceitos trabalhos que apresentem, já no ato da submissão, uma declaração (conforme modelo: MODELO DE DECLARAÇÃO) confirmando a originalidade do trabalho, a ausência de qualquer forma de plágio e se houve uso de IA generativa.


Além disso, solicitamos a inclusão de relatório de um programa de detecção de plágio, que comprove a verificação prévia realizada pelo(s) autor(es) antes da submissão.
Recomenda-se a utilização de softwares reconhecidos no meio acadêmico, como Turnitin, Copyscape, Copyspider, Plagscan, entre outros.

Dossiê

Artigos referentes ao tema de chamada, que constituirão o dossiê da revista.

Política de Privacidade

 

The names and addresses provided to this journal will be used exclusively for the services offered by this publication and will not be made available for any other purpose or to third parties.