v. 14 n. 27 (2019): A Educação sensível na vibração da voz poética

A educação sensível na vibração da voz poética
Missunga desdobrou o jornal apanhado do chão, se aproximou de Alaíde que lhe pediu:

- Leia, ande. [...] Ache aí “Açúca”. Cate a palavra “pêxe”. Procure “doce”.
- Pronto. Achei açúcar.
- Hum. Deixa ver. Não vejo nenhum “açúca” nessa letra. Xa vê se é doce...
Provou as letras e obteve, com a graça, um triunfo sobre Missunga.

Dalcídio Jurandir

A voz penetrada pela poiesis, voz pulsante do ser, vibra ressonante o sentido da existência humana. Assim, a educação promovida pela voz poética, educação sensível, responde bem ao ser humano em suas relações consigo, com a vida, com o mundo. O que faz constituir e manifestar o sentimento de outridade tão necessário para vivermos a diversidade característica de nosso tempo. Educar para viver uma poética da diversidade é propósito primal de uma Educação para/com/do Sensível. E esta, nos parece ser a ordem do dia, diante do desassossego global vivido nestes tempos de transição paradigmática que exige de nós respostas fortes frente às questões fortes que nos impunha. Desse modo, este número da revista espera receber artigos que reflitam e/ou projetem imagens de vozes que vibrem uma educação aproximada da razão sensível e seus valores complexos, conjuntivos, paradoxais do pensamento; textos que elaborem a reflexão de uma educação de voz poética para uma poética da voz que, por si só, educa ao fazer revelar o ser, a vida e o mundo em profusão.

O GT de Literatura Oral e Popular /ANPOLL dedica este número da revista Boitatá a Jerusa Pires Ferreira (Feira de Santana/BA, 1938 -
Salvador/BA, 2019), eterna mestra, que, junto com Boris Scheneiderman, Bráulio do Nascimento e Hidelete Muzzart, criou nosso grupo de trabalho, é responsavel pela formação de muitos pesquisadores na área e impulsionou os estudos de poéticas da oralidade no Brasil.

Editores

Prof. Dr. Frederico Augusto Garcia Fernandes
Prof. Dr. Alexandre Ranieri

Editores Assistentes e Revisão

Profa. Dra. Mauren Pavão Przybylski
Prof. Dra. Andréa Betânia

Organizadoras

Profa. Dra. Josebel Akel Fares

Profa. Ma. Délcia Pereira Pombo

Profa. Ma. Dia Ermínia da Paixão Favacho

Publicado: 2019-12-15

Edição completa

Editorial

  • A educação sensível na vibração da voz poética

    Josebel Akel Fares, Delcia Pombo, Dia Favacho
    7-8
    DOI: https://doi.org/10.5433/boitata.2019v14.e39820

Dossiê

  • A chama da estrela que pulsa e arde: educação sensível na prosa poética de Abguar Bastos

    Evellin Natasha Figueiredo da Conceição, Josebel Akel Fares
    10-24
    DOI: https://doi.org/10.5433/boitata.2019v14.e39081
  • A voz indígena e a educação esquecimento nas obras Antes o mundo não existia e Meu querido canibal

    Alisson Preto Souza
    25-37
    DOI: https://doi.org/10.5433/boitata.2019v14.e38689
  • Da rua à literatura marginal-periférica dos Saraus e Slams: letramentos literários de reexistência na formação sensível-política de escritores e leitores por meio de performance poética em espaços não-escolares

    Luiz Eduardo Rodrigues de Almeida Souza
    38-51
    DOI: https://doi.org/10.5433/boitata.2019v14.e38014
  • Literatura e alteridade: a sequência didática como ferramenta para uma educação sensível

    Arlen Maia de Melo, Sylvia Maria Trusen
    52-68
    DOI: https://doi.org/10.5433/boitata.2019v14.e39023
  • Maura Cansada: corpo, performance e memorialidades

    Jose Denis de Oliveira Bezerra, Rosilene da Conceição Cordeiro
    69-82
    DOI: https://doi.org/10.5433/boitata.2019v14.e38336
  • Memórias do povo Tupinambá: histórias sobre o caboclo Marcelino

    Randra Kevelyn Barbosa Barros, Elizabeth Gonzaga de Lima
    83-93
    DOI: https://doi.org/10.5433/boitata.2019v14.e35200
  • O ensino de literatura na educação do campo: possibilidades de diálogos com culturas e modos de vida

    Sílvia Gomes de Santana Velloso
    94-108
    DOI: https://doi.org/10.5433/boitata.2019v14.e38020
  • Poesia: emoção e conhecimento

    Elisângela Maria Ozório
    109-117
    DOI: https://doi.org/10.5433/boitata.2019v14.e38001
  • Sarau e performance: a rede Londrix e estratégias de inserção do texto

    Ana Cristina Pereira da Silva, Frederico Augusto Garcia Fernandes
    118-131
    DOI: https://doi.org/10.5433/boitata.2019v14.e38312

Seção Livre

  • As singularidades da pesquisa com crianças: ética, sensibilidade e visibilidade das infâncias

    Tânia Regina Lobato dos Santos, Nilza Maria Ribeiro, Adelice Braga
    133-144
    DOI: https://doi.org/10.5433/boitata.2019v14.e39001
  • Memória política do Pará na voz poética de Abguar Bastos: romance Safra, um eco da resistência na Amazônia

    Dinalva da Silva Corrêa, Denise Simões Simões Rodrigues
    145-157
    DOI: https://doi.org/10.5433/boitata.2019v14.e37997