As singularidades da pesquisa com crianças: ética, sensibilidade e visibilidade das infâncias

Autores

  • Tânia Regina Lobato dos Santos Universidade do Estado do Pará
  • Nilza Maria Ribeiro Universidade do Estado do Pará
  • Adelice Braga Universidade do Estado do Pará

DOI:

https://doi.org/10.5433/boitata.2019v14.e39001

Palavras-chave:

Infância, Ética, Escuta Sensível, Pesquisa com Crianças.

Resumo

O presente artigo visa refletir sobre a pesquisa com crianças como um instrumento de escuta sensível e de visibilidade das vozes das crianças e de suas infâncias, destacando as especificidades e as singularidades dos procedimentos éticos do pesquisador no desenvolvimento do estudo. Configura-se como uma pesquisa bibliográfica e documental, que toma a experiência do pesquisador como suporte para a reflexão. O referencial é a Sociologia da Infância, a partir especialmente dos estudos de Sarmento (2011), Corsaro (2011) e Sirota (2011). A pesquisa com crianças exige sensibilidade, amorosidade, paciência e eticidade do pesquisador para possibilitar que as vozes das crianças e suas infâncias ecoem por meio da pesquisa. As vivências com as crianças nos permitem evidenciar que a pesquisa com crianças é uma atitude necessária para revelar a qualidade de vida, o respeito e o valor que elas possuem como sujeitos legítimos de direitos. 

 

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Biografia do Autor

Tânia Regina Lobato dos Santos, Universidade do Estado do Pará

Professora PPGED-CCSE Universidade do Estado do Pará

Nilza Maria Ribeiro, Universidade do Estado do Pará

Mestranda em Educação - UEPA e professora de Educação Infantil 

Adelice Braga, Universidade do Estado do Pará

Mestranda em Educação pela Universidade do Estado do Pará (UEPA),  e professora da Universidade Federal do Pará.

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Publicado

2019-12-15

Como Citar

Santos, T. R. L. dos, Ribeiro, N. M., & Braga, A. (2019). As singularidades da pesquisa com crianças: ética, sensibilidade e visibilidade das infâncias. Boitatá, 14(27), 133–144. https://doi.org/10.5433/boitata.2019v14.e39001