Maura Cansada: corpo, performance e memorialidades

Autores

  • Jose Denis de Oliveira Bezerra Universidade Federal do Pará
  • Rosilene da Conceição Cordeiro Universidade Federal do Pará

DOI:

https://doi.org/10.5433/boitata.2019v14.e38336

Palavras-chave:

Maura Cansada, Performance, Memória, Corpo.

Resumo

O presente artigo apresenta uma vivência artística entre Memória e Performance, a partir de experimentações com a vida e a obra da escritora brasileira Maura Lopes Cançado. Como travessias teórico-metodológicas, pauta-se nas discussões e relações conceituais de Bonfitto (2013), Zumthor (2014), Cohen (2013), Schechner (2003) sobre performance e seus atravessamentos e significados existentes nesse campo de conhecimento; Canton (2009) e Pollak (1992) sobre a experiência narrativa e a constituição das memórias individuais e coletivas na construção ou representação de identidades. As experiências performativas vivenciadas nos proporcionaram a pensar caminhos possíveis entre as relações corpo/vida/arte/performance/memória na contemporaneidade onde os processos artístico-memoriais ocorrem.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Jose Denis de Oliveira Bezerra, Universidade Federal do Pará

Doutor em História. Professor da Escola de Teatro e Dança no Institulo de Ciências da Arte da Universidade Federal do Pará.

Rosilene da Conceição Cordeiro, Universidade Federal do Pará

Mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Comunicação, Linguagens e Cultura- PPGCLC da Universidade da Amazônia. Integrante do Grupo de Pesquisa PERAU- Memória, História e Artes Cênicas na Amazônia/PPGARTES/UFPA/CNPq.

Referências

AUTRAN, Margarida. Posfácio: Ninguém visita a interna do cubículo 2. In: CANÇADO, Maura Lopes. Hospício é deus: Diário I. São Paulo: Círculo do Livro, 1992, pp. 185-189.

BONFITTO, Matteo. Entre o ator e o performer: alteridades, presenças, ambivalências. 1. Ed. São Paulo: Perspectiva – Fapesp, 2013.

CANÇADO, Maura Lopes. Hospício é deus: Diário I. São Paulo: Círculo do Livro, 1992.

CANTON, Kátia. Narrativas enviesadas. Martins Fontes, São Paulo, 2009.

COHEN, Renato. Performance como linguagem. São Paulo: Perspectiva, 2013.

CORDEIRO, Rosilene da Conceição. Cançada, excessivamente Maura ao largo de Deus. Tribuna do cretino: Revista de crítica em teatro e dança. v. 2, nº 4, 2016 – Belém: UFPA/ ICA/Escola de Teatro e Dança.

CORDEIRO, Rosilene da Conceição. “Lá fora, na boca e no olho da rua: performance e narrativas de si”. Artigo apresentado à disciplina Imaginário e saberes Amazônicas, do Curso de Mestrado do Programa de Pós-Graduação em Comunicação, Linguagens e Cultura da Universidade da Amazônia, ministrada pela Profa. Dra. Alda Cristina da Silva Costa. PPGCLC/UNAMA, 2017.

FREITAS, Luciano Diogo Oliveira. O estranhamento e o Gestus brechtiano nos filmes de Charlie Chaplin. Projeto de pesquisa apresentado ao Programa de Pós-graduação em Performances Culturais Interdisciplinar da EMAC/UFG. Nível mestrado. Linha de pesquisa: Espaços, Materialidades e Teatralidades Orientador: Dr. Robson Corrêa de Camargo PPGPCI/UFG/EMAC – Goiás, 2015.

POLLAK, Michel. Memória e Identidade Social. Estudos Históricos, Rio de Janeiro, vol. 5, n.10, 1992, p. 200-212.

SCHECHNER, Richard. O que é Performance. In: Revista O Percevejo, Rio de Janeiro, UNIRIO, n. 12, p. 25-50, 2003.

ZUMTHOR, Paul. Performance, recepção, leitura. Tradução de Jerusa Pires Ferreira e Suely Fenerich. São Paulo: Cosac Naify, 2014.

Downloads

Publicado

2019-12-15

Como Citar

Bezerra, J. D. de O., & Cordeiro, R. da C. (2019). Maura Cansada: corpo, performance e memorialidades. Boitatá, 14(27), 69–82. https://doi.org/10.5433/boitata.2019v14.e38336