Antônio Aleixo e Antônio Vieira: diálogos imaginados ou Boca e Papel: espaços de fricção da palavra poética
DOI:
https://doi.org/10.5433/boitata.2020v15.e42461Resumo
Este estudo põe, pois, em relevo interfaces nas obras de dois poetas “populares”. De um lado, o poeta português António Aleixo2 e sua sátira “humanística”, com destaque para o recurso apropriado da expressividade verbal. De outro lado, o poeta brasileiro (baiano) Antonio Vieira e a índole musicante de sua poesia satírica, integrando o que denominou ‘Cordel Remoçado”3. A poesia de ambos os poetas, feita para provocar vibração nas palavras, aponta para a coreografia do gesto, no palco semovente oralidade/escritura.Downloads
Referências
ALEIXO, António. Este livro que vos deixo.... Loulé: Edição de Vitalino Martins Aleixo,1983.
BACHELARD, Gaston. O Direito de Sonhar. 3. ed. Trad. José Américo Mota Pessanha. Rio de Janeiro: Bertand Brasil, 1991.
BAIRON, Sérgio. Interdisciplinaridade – educação, história da cultura e hipermídia. São Paulo: Futura, 2002.
BAKHTIN, Mikhail. A cultura popular na Idade Média e no Renascimento: o contexto de François Rabelais. São Paulo: HUCITEC, 1987.
BIÃO, Armindo. Prefácio. In: VIEIRA, Antônio. Histórias que o povo conta. Salvador: Fundação Cultural do Estado da Bahia, 2005.
COSTA, Hélder Mateus da. Encontros Imaginários. Lisboa : A Barraca, 2015.
DUARTE, Antonio de Sousa. António Aleixo – o poeta do povo. Lisboa : Âncora, 1999.
FERREIRA, Ezequiel. « Prefácio ». In : . Inéditos. Loulé : Edição de Vitalino M. Aleixo, 1978.
FINNEGAN, Ruth. FINNEGAN, Ruth. O que vem primeiro: o texto, a música ou a performance? In: MATOS, Cláudia Neiva ET AL. (org.). Palavra Cantada – Ensaios sobre poesia, música e voz. Rio de Janeiro: 7 Letras, 2008.
GUIMARÃES, Ana Paula. Nós de Vozes. Lisboa : Edições Colibri, 2000.
JAKOBSON, Roman. La génération qui a gaspillé ses poètes. In: Questions de poétique. Paris: Seuil, 1973.
MAGALHÃES, Joaquim. Ao encontro de António Aleixo. Lisboa : Secretaria de Estado da Juventude e Desportos, s.d.
MAGALHÃES, Joaquim. Antonio Aleixo – testemunho em forma de apontamento breve sobre a vida e a obra do poeta. In : Literatura Popular Portuguesa – Teoria da Literatura Oral/Tradicional/Popular. Lisboa : Fundação Calouste Gulbenkian, 1992.
MARQUES, J. J. Dias. Os manuscritos da Poesia Lirica de António Aleixo : subsídios para a sua edição crítica. In : António Aleixo – uma homenagem. Loulé : Edição da Câmara Municipal de Loulé, 2013.
MATOS, Edilene. Literatura de cordel: uma literatura de fronteira. Revista da Bahia, n. 42. Salvador: Fundação Cultural do Estado da Bahia, 2006.
MATOS, Edilene. A voz e suas poéticas. In: Revista Repertório. Salvador: PPGAC/UFBA, nº 30, 2018.2.
MELO, Daniel. O essencial sobre a cultura popular no Estado Novo. Coimbra : Angelus Novus, 2010.
SODRÉ, Muniz. As Estratégias Sensíveis – afeto, mídia e política. Rio de Janeiro: Mauad X, 2016.
TYNIANOV, J. Da Evolução Literária. In: TOLEDO, Dionísio de Oliveira (org.). Teoria da literatura; formalistas russos. Porto Alegre: Globo, 1971.
VIEIRA, Antônio. O encontro de Antônio Vieira com António Aleixo. Salvador: Fundação Cultural do Estado da Bahia, 2005.
ZUMTHOR, Paul. A Letra e a Voz. Trad. Jerusa Pires Ferreira e Amálio Pinheiro. São Paulo: Companhia das Letras, 1993.
ZUMTHOR, Paul. In: SOLTERER, Helen. Performer Le passé – rencontre avec Paul Zumthor, Paul. In: Paul Zumthor ou l’invention permanente. Genève : Librairie Droz S.A., 1998.
ZUMTHOR, Paul. Essai de poétique médievale. Éditions du Seuil, 2000.
ZUMTHOR, Paul. Introdução à Poesia Oral. Tradução Jerusa Pires Ferreira e Maria Lúcia Pochat.Belo Horizonte/São Paulo: Editora da UFMG/Humanitas., 2010.
BACHELARD, Gaston. O Direito de Sonhar. 3. ed. Trad. José Américo Mota Pessanha. Rio de Janeiro: Bertand Brasil, 1991.
BAIRON, Sérgio. Interdisciplinaridade – educação, história da cultura e hipermídia. São Paulo: Futura, 2002.
BAKHTIN, Mikhail. A cultura popular na Idade Média e no Renascimento: o contexto de François Rabelais. São Paulo: HUCITEC, 1987.
BIÃO, Armindo. Prefácio. In: VIEIRA, Antônio. Histórias que o povo conta. Salvador: Fundação Cultural do Estado da Bahia, 2005.
COSTA, Hélder Mateus da. Encontros Imaginários. Lisboa : A Barraca, 2015.
DUARTE, Antonio de Sousa. António Aleixo – o poeta do povo. Lisboa : Âncora, 1999.
FERREIRA, Ezequiel. « Prefácio ». In : . Inéditos. Loulé : Edição de Vitalino M. Aleixo, 1978.
FINNEGAN, Ruth. FINNEGAN, Ruth. O que vem primeiro: o texto, a música ou a performance? In: MATOS, Cláudia Neiva ET AL. (org.). Palavra Cantada – Ensaios sobre poesia, música e voz. Rio de Janeiro: 7 Letras, 2008.
GUIMARÃES, Ana Paula. Nós de Vozes. Lisboa : Edições Colibri, 2000.
JAKOBSON, Roman. La génération qui a gaspillé ses poètes. In: Questions de poétique. Paris: Seuil, 1973.
MAGALHÃES, Joaquim. Ao encontro de António Aleixo. Lisboa : Secretaria de Estado da Juventude e Desportos, s.d.
MAGALHÃES, Joaquim. Antonio Aleixo – testemunho em forma de apontamento breve sobre a vida e a obra do poeta. In : Literatura Popular Portuguesa – Teoria da Literatura Oral/Tradicional/Popular. Lisboa : Fundação Calouste Gulbenkian, 1992.
MARQUES, J. J. Dias. Os manuscritos da Poesia Lirica de António Aleixo : subsídios para a sua edição crítica. In : António Aleixo – uma homenagem. Loulé : Edição da Câmara Municipal de Loulé, 2013.
MATOS, Edilene. Literatura de cordel: uma literatura de fronteira. Revista da Bahia, n. 42. Salvador: Fundação Cultural do Estado da Bahia, 2006.
MATOS, Edilene. A voz e suas poéticas. In: Revista Repertório. Salvador: PPGAC/UFBA, nº 30, 2018.2.
MELO, Daniel. O essencial sobre a cultura popular no Estado Novo. Coimbra : Angelus Novus, 2010.
SODRÉ, Muniz. As Estratégias Sensíveis – afeto, mídia e política. Rio de Janeiro: Mauad X, 2016.
TYNIANOV, J. Da Evolução Literária. In: TOLEDO, Dionísio de Oliveira (org.). Teoria da literatura; formalistas russos. Porto Alegre: Globo, 1971.
VIEIRA, Antônio. O encontro de Antônio Vieira com António Aleixo. Salvador: Fundação Cultural do Estado da Bahia, 2005.
ZUMTHOR, Paul. A Letra e a Voz. Trad. Jerusa Pires Ferreira e Amálio Pinheiro. São Paulo: Companhia das Letras, 1993.
ZUMTHOR, Paul. In: SOLTERER, Helen. Performer Le passé – rencontre avec Paul Zumthor, Paul. In: Paul Zumthor ou l’invention permanente. Genève : Librairie Droz S.A., 1998.
ZUMTHOR, Paul. Essai de poétique médievale. Éditions du Seuil, 2000.
ZUMTHOR, Paul. Introdução à Poesia Oral. Tradução Jerusa Pires Ferreira e Maria Lúcia Pochat.Belo Horizonte/São Paulo: Editora da UFMG/Humanitas., 2010.
Publicado
2020-12-20
Como Citar
MATOS, Edilene. Antônio Aleixo e Antônio Vieira: diálogos imaginados ou Boca e Papel: espaços de fricção da palavra poética. Boitatá, Londrina, v. 15, n. 30, p. 09–33, 2020. DOI: 10.5433/boitata.2020v15.e42461. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/boitata/article/view/42461. Acesso em: 19 abr. 2025.
Edição
Seção
Artigos Convidados
Licença
Copyright (c) 2020 Edilene Matos

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Boitatá esta licenciada com CC BY sob essa licença é possível: Compartilhar - copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato. Adaptar - remixar, transformar, e criar a partir do material, atribuindo o devido crédito e prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas.