v. 16 n. 31 (2021): Manifestações da cultura popular e seus múltiplos diálogos

					Visualizar v. 16 n. 31 (2021): Manifestações da cultura popular e seus múltiplos diálogos

“O nosso Brasil é exemplo
Da grande diversidade
Tem uma rica cultura
Sinal de brasilidade
Com todas as diferenças
Mostra a sua pluralidade. (Juarês Alencar Pereira).

Para Câmara Cascudo, “A cultura popular é o último índice de resistência e de conservação do nacional ante o universal que lhe é, entretanto, participante e perturbador” (1983). Dentro de uma perspectiva de pluralidade, a cultura é dinâmica e se estabelece de forma política e consciente, cujas práticas de manutenção da memória e de reinvenção das tradições, contribuem para que ela (a cultura popular) permaneça viva, fortalecendo-se cada vez mais. Desse modo, a cultura popular confunde-se com a ideia de conscientização, de ação política, de crenças, valores e posicionamentos que representem o povo, com suas práticas representadas sob os mais diversos modos de expressão e pautadas em estratégias e reinvenções de um povo e sua cultura na construção de suas identidades, na expressão das suas vozes. Nesse sentido, neste número da Revista, convidamos a todos/as que desejem contribuir com discussões acerca das diversas manifestações da cultura popular, através de suas performances, memórias e tradições, em seus diferentes gêneros de expressão (contos, romances, cantigas, cantorias de improviso, cordéis, dentre outros) e suas interfaces com as outras artes (cinema, pintura, dança etc.), evidenciando seu retrato amplo e plural.

Organizadores: João Evangelista do Nascimento Neto e Nerivaldo Alves Araújo

Publicado: 2021-02-04

Edição completa

Editorial

Dossiê

  • Corporeidade vocal e a pesquisa acadêmico-artística

    Vagner de Souza Vargas
    9-25
    DOI: https://doi.org/10.5433/boitata.2021v16.e42095
  • O Saci centenário: uma análise mitocrítica de Saci Pererê – resultado de um inquérito

    Andriolli Costa
    26-36
    DOI: https://doi.org/10.5433/boitata.2021v16.e42406
  • A Literatura de cordel como reivindicação do direito à Literatura

    Letícia Fernanda da Silva Oliveira
    37-45
    DOI: https://doi.org/10.5433/boitata.2021v16.e41297
  • O rap indígena dos brô mc's: a construção argumentativa da polêmica

    Rubens Damasceno-Morais, Vanessa Martins Leão
    46-59
    DOI: https://doi.org/10.5433/boitata.2021v16.e40975
  • Tamo junto, favela! a arte periférica como um método educacional

    Ana Carolina de Souza Silva
    60-70
    DOI: https://doi.org/10.5433/boitata.2021v16.e40999
  • A pintura é um silêncio? Ou qual a voz da pintura?

    Vanessa Tavares da silva
    71-82
    DOI: https://doi.org/10.5433/boitata.2021v16.e41295
  • Midiartivismo em Tempo de Pipa: música, poesia e arte a favor do ativismo social

    Ricardo Oliveira de Freitas
    83-95
    DOI: https://doi.org/10.5433/boitata.2021v16.e41244
  • Pontes sobre o rio Capibaribe e o mar

    Ana Cristina Marinho
    96-106
    DOI: https://doi.org/10.5433/boitata.2021v16.e42399
  • “Movimento cult” do Rio de Janeiro e os discurso sobre o coco de Pernambuco

    Genilson Leite da Silva, Bruno Rodolfo Martins
    107-116
    DOI: https://doi.org/10.5433/boitata.2021v16.e42408
  • Testemunhos da catástrofe: memórias do trauma em Vozes de Tchernóbil

    Joyce Rodrigues Silva Gonçalves
    117-127
    DOI: https://doi.org/10.5433/boitata.2021v16.e40970
  • Rap e resistência: necropolítica e escala em Os meninos correm

    Everton Santos de Brito, Karina Figueredo Souza, Lucas Santos Café, Maria Thereza de Oliveira Azevedo
    128-138
    DOI: https://doi.org/10.5433/boitata.2021v16.e41282
  • Poéticas Orais, corpo-memória e o ritmo das narrativa de mestres e mestras contadores de história tradicionais

    Luciene Souza Santos, Margarida da Silveira Corsi, Lana Lula Amorim
    139-149
    DOI: https://doi.org/10.5433/boitata.2021v16.e42618

Artigos Convidados

  • A poética do retalho

    João Evangelista do Nascimento Neto
    151-166
    DOI: https://doi.org/10.5433/boitata.2021v16.e44421

Entrevista