A Literatura de cordel como reivindicação do direito à Literatura
DOI:
https://doi.org/10.5433/boitata.2021v16.e41297Palavras-chave:
Literatura de Cordel, Antonio Candido, Direito à literatura, Fruição, Humanização.Resumo
O presente artigo propõe a discussão de dois célebres ensaios do sociólogo Antonio Candido em contraposição à Literatura de Cordel e a função social que esta desempenha. As reflexões propostas pelo crítico literário abordam importantes questões como as desigualdades sociais e a literatura como forma de humanizar o homem. Sendo sempre associada às belas artes, a literatura foi constantemente reafirmada como uma espécie de saber elevado e forma de edificação do homem, mas o que pretendemos demonstrar é que mesmo nas culturas populares, como a Literatura de Cordel, quando os poetas tomam a voz e reivindicam a literatura como forma fruição para as camadas mais populares, então este direito é acessado por todos e não apenas pelas classes mais elevadas. Abordando especificamente o contexto em que esta literatura surge no Brasil, o começo do século XX, pretendemos demonstrar como os poetas foram fundamentais para que o seu público de leitores/ouvintes pudesse desfrutar da arte e usufruí-la como um bem.
Referências
ATAÍDE, João Martins de. (A Bibliografia Prévia de Sebastião Nunes Batista, considera Leandro Gomes de Barros o autor do poema), Os martírios de Genoveva. S. l.: s. n., s. d.
BARROS, Leandro Gomes de. O imposto e a fome/ O homem que come vidro/ O reino da Pedra Fina. Recife, PE: s.n., 1909.
BARROS, Leandro Gomes de. Um Pau com Formigas/ Conclusão de Riachão com Turbana. Recife, 1912.
BENJAMIN, Walter. Mágica e técnica, arte e política: ensaios sobre literatura e história da cultura. Obras escolhidas. 7. ed. São Paulo: Brasiliense, 1994, v. 1.
CANDIDO, Antonio. A literatura e formação do homem. In: Textos de Intervenção. São Paulo: Duas Cidades; Editora 34, 2002.
CANDIDO, Antonio. O direito à literatura. In: Vários Escritos. São Paulo: Editora 34; Rio de Janeiro: Ouro sobre Azul, 2004.
FERREIRA, Jerusa Pires. Armadilhas da memória e outros ensaios. Cotia, SP: Ateliê, 2003.
MARQUES, Francisco C. A. Um pau com formigas ou O mundo às avessas: A sátira na poesia popular de Leandro Gomes de Barros. São Paulo: Edusp/Fapesp, 2014.
MAXADO, Franklin. O que é literatura de cordel? Rio de Janeiro: Codecri, 1980. (Coleção Alternativa, vol. 04).
MAYA, Ivone da S. R. O poeta de cordel e a Primeira República: a voz visível do popular. Dissertação, Mestrado Profissionalizante em História Política, Bens Culturais e Projetos Sociais, Fundação Getúlio Vargas, Rio de Janeiro, 2006.
OLIVEIRA, Letícia Fernanda da Silva. De mártir a meretriz: Figurações da mulher na Literatura de Cordel (1900-1930). Dissertação de Mestrado. Assis-SP: UNESP, 2017.
PELOSO, Silvano. O canto e a memória: História e utopia no imaginário popular brasileiro. São Paulo: Ática, 1996.
SLATER, Candace. A vida no barbante: a literatura de cordel no Brasil. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1984.
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto após o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Attribution CC-BY 4.0 International