A pintura é um silêncio? Ou qual a voz da pintura?

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5433/boitata.2021v16.e41295

Palavras-chave:

Pintura, Oralidade, Desvio, Processo criativo

Resumo

Neste trabalho examinaremos o processo pictórico e a pintura a partir da perspectiva que relaciona literatura e oralidade. Trataremos dos procedimentos do artista visual brasileiro Eduardo Berliner (1978) e de uma de suas pinturas, Leda e o Cisne (2015), com a qual o artista retoma um dos mitos gregos. De modo amplo, tomam-se os estudos da oralidade como o resgate de um ponto fundamental do estabelecimento das relações entre os seres e o mundo, que, embora invisível, vigente. Assim, verificar-se-á, por meio dos desvios estabelecidos nas análises, os procedimentos e a pintura de Berliner como locus de vigência de aspectos primários da oralidade, assim como questões da performance e do mito, trazendo à tona mais uma via de compreensão da pintura, sendo ela também possibilidade de espaço de resistência à relação com o mundo somente pela via da razão. Tomamos como base o pensamento de Walter Ong, Paul Zumthor e Michele Sominsen, entre outros autores, cujas visões nos auxiliaram na perspectiva de uma compreensão mais ampla sobre a pintura e os procedimentos que a envolvem, dando-nos a perceber a presença da oralidade, também nessa esfera, de modo a ampliar a apreensão sobre as relações entre a humanidade e o mundo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Vanessa Tavares da silva, Universidade Estadual de Londrina

Doutoranda da Universidade Estadual de Londrina. Professora da Universidade Estadual de Londrina.

Referências

BATAILLE, Georges. O erotismo. Tradução Antonio Carlos Viana. Porto Alegre: L&M Editores, 1987.

BAKHTIN, Mikhail. Epos e romance: sobre a metodologia do estudo do romance. In: Questões de literatura e de estética: a teoria do romance. Tradução Aurora Farnoni Bernadini et all. São Paulo: Editora UNESP, 1998. p. 397-428.

BOURRIAUD, Nicolas. Formas de vida: a arte moderna e a reinvenção de si. Tradução Dorothée Bruchard. São Paulo: Martins Fontes, 2011.

BLANCHOT, Maurice. O espaço literário. Tradução Álvaro Cabral. Rio de Janeiro: Editora Rocco, 1987.

DELEUZE, Gilles. Lógica da sensação. Tradução Roberto Machado et all. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2007.

DOCTORS, Marcio. Eduardo Berliner | A presença da ausência. Rio de Janeiro: Site da Galeria Casa Triângulo, 2015. Disponível em: https://www.casatriangulo.com/pt/artista/9/eduardo-berliner/texto/137/a-presenca-da-ausencia-marcio-doctors/ Acesso em 13/08/2020, às 13:20.

ONG, Walter. Oralidade e cultura escrita: A tecnologização da palavra. Tradução Enid Abreu Dobránszky. Campinas: Papirus, 1998.

POUZADOUX, Claude. Contos e lendas da mitologia grega. Tradução Eduardo Brandão. São Paulo: Companhia das Letras, 2001.

SIMONSEN, Michele. O conto popular. Tradução Luís Claudio de Castro e Costa. São Paulo: Martins Fontes, 1987.

SOUSA, Ernesto de. Oralidade, futuro da arte? e outros textos. São Paulo: Escrituras Editora, 2011. p. 23-42.

ZUMTHOR, Paul. A letra e a voz. Tradução Amálio Pinheiro, Jerusa Pires Ferreira. São Paulo: Companhia das Letras, 1993.

ZUMTHOR, Paul. Performance, recepção, leitura. Tradução Jerusa Pires Ferreira e Suely Fenerich. São Paulo: Cosac Nayf, 2007.

VÍDEOS
ARTE! Brasileiros - Eduardo Berliner fala sobre "Corpo em Muda". Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=6DFgwbCWBZc Acesso em 09/08/2020 às 15:30.

Trecho do programa de tv sobre arte contemporânea, CATÁLOGO, de Marcos Ribeiro, disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=YER6ZYUyAFQ Acesso em 09/08/2020, às 16:15.

IMAGENS
Figura 1 Leda e o Cisne - escultura da coleção do Metropolitan Museum of Art NY. Disponível em: https://www.metmuseum.org/art/collection/search/206819 . Acesso em 08/08/2020, às 14:00.

Figura 2 LEDA e o Cisne. In: ENCICLOPÉDIA Itaú Cultural de Arte e Cultura Brasileiras. São Paulo: Itaú Cultural, 2020. Disponível em: <http://enciclopedia.itaucultural.org.br/obra2506/leda-e-o-cisne>. Acesso em: 08 de Ago. 2020. Verbete da Enciclopédia. ISBN: 978-85-7979-060-7

Figura 3 Leda e o Cisne de Cy Twombly, disponível em: https://www.moma.org/collection/works/80083 Acesso em 10/08/2020, às 18:00.

Figura 4 A imagem da pintura do artista Eduardo Berliner está no portfólio do artista, publicizado pela Casa Triângulo, galeria de arte que o representa. O material está disponível em: https://www.casatriangulo.com/media/pdf/EB_portfolio2019.pdf Acesso em 10/08/2020, às 17:00.

Downloads

Publicado

2021-02-04

Como Citar

da silva, V. T. (2021). A pintura é um silêncio? Ou qual a voz da pintura?. Boitatá, 16(31), 71–82. https://doi.org/10.5433/boitata.2021v16.e41295

Artigos Semelhantes

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.