A pintura é um silêncio? Ou qual a voz da pintura?

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5433/boitata.2021v16.e41295

Palavras-chave:

Pintura, Oralidade, Desvio, Processo criativo

Resumo

Neste trabalho examinaremos o processo pictórico e a pintura a partir da perspectiva que relaciona literatura e oralidade. Trataremos dos procedimentos do artista visual brasileiro Eduardo Berliner (1978) e de uma de suas pinturas, Leda e o Cisne (2015), com a qual o artista retoma um dos mitos gregos. De modo amplo, tomam-se os estudos da oralidade como o resgate de um ponto fundamental do estabelecimento das relações entre os seres e o mundo, que, embora invisível, vigente. Assim, verificar-se-á, por meio dos desvios estabelecidos nas análises, os procedimentos e a pintura de Berliner como locus de vigência de aspectos primários da oralidade, assim como questões da performance e do mito, trazendo à tona mais uma via de compreensão da pintura, sendo ela também possibilidade de espaço de resistência à relação com o mundo somente pela via da razão. Tomamos como base o pensamento de Walter Ong, Paul Zumthor e Michele Sominsen, entre outros autores, cujas visões nos auxiliaram na perspectiva de uma compreensão mais ampla sobre a pintura e os procedimentos que a envolvem, dando-nos a perceber a presença da oralidade, também nessa esfera, de modo a ampliar a apreensão sobre as relações entre a humanidade e o mundo.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Vanessa Tavares da silva, Universidade Estadual de Londrina

Doutoranda da Universidade Estadual de Londrina. Professora da Universidade Estadual de Londrina.

Referências

BATAILLE, Georges. O erotismo. Tradução Antonio Carlos Viana. Porto Alegre: L&M Editores, 1987.

BAKHTIN, Mikhail. Epos e romance: sobre a metodologia do estudo do romance. In: Questões de literatura e de estética: a teoria do romance. Tradução Aurora Farnoni Bernadini et all. São Paulo: Editora UNESP, 1998. p. 397-428.

BOURRIAUD, Nicolas. Formas de vida: a arte moderna e a reinvenção de si. Tradução Dorothée Bruchard. São Paulo: Martins Fontes, 2011.

BLANCHOT, Maurice. O espaço literário. Tradução Álvaro Cabral. Rio de Janeiro: Editora Rocco, 1987.

DELEUZE, Gilles. Lógica da sensação. Tradução Roberto Machado et all. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2007.

DOCTORS, Marcio. Eduardo Berliner | A presença da ausência. Rio de Janeiro: Site da Galeria Casa Triângulo, 2015. Disponível em: https://www.casatriangulo.com/pt/artista/9/eduardo-berliner/texto/137/a-presenca-da-ausencia-marcio-doctors/ Acesso em 13/08/2020, às 13:20.

ONG, Walter. Oralidade e cultura escrita: A tecnologização da palavra. Tradução Enid Abreu Dobránszky. Campinas: Papirus, 1998.

POUZADOUX, Claude. Contos e lendas da mitologia grega. Tradução Eduardo Brandão. São Paulo: Companhia das Letras, 2001.

SIMONSEN, Michele. O conto popular. Tradução Luís Claudio de Castro e Costa. São Paulo: Martins Fontes, 1987.

SOUSA, Ernesto de. Oralidade, futuro da arte? e outros textos. São Paulo: Escrituras Editora, 2011. p. 23-42.

ZUMTHOR, Paul. A letra e a voz. Tradução Amálio Pinheiro, Jerusa Pires Ferreira. São Paulo: Companhia das Letras, 1993.

ZUMTHOR, Paul. Performance, recepção, leitura. Tradução Jerusa Pires Ferreira e Suely Fenerich. São Paulo: Cosac Nayf, 2007.

VÍDEOS
ARTE! Brasileiros - Eduardo Berliner fala sobre "Corpo em Muda". Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=6DFgwbCWBZc Acesso em 09/08/2020 às 15:30.

Trecho do programa de tv sobre arte contemporânea, CATÁLOGO, de Marcos Ribeiro, disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=YER6ZYUyAFQ Acesso em 09/08/2020, às 16:15.

IMAGENS
Figura 1 Leda e o Cisne - escultura da coleção do Metropolitan Museum of Art NY. Disponível em: https://www.metmuseum.org/art/collection/search/206819 . Acesso em 08/08/2020, às 14:00.

Figura 2 LEDA e o Cisne. In: ENCICLOPÉDIA Itaú Cultural de Arte e Cultura Brasileiras. São Paulo: Itaú Cultural, 2020. Disponível em: <http://enciclopedia.itaucultural.org.br/obra2506/leda-e-o-cisne>. Acesso em: 08 de Ago. 2020. Verbete da Enciclopédia. ISBN: 978-85-7979-060-7

Figura 3 Leda e o Cisne de Cy Twombly, disponível em: https://www.moma.org/collection/works/80083 Acesso em 10/08/2020, às 18:00.

Figura 4 A imagem da pintura do artista Eduardo Berliner está no portfólio do artista, publicizado pela Casa Triângulo, galeria de arte que o representa. O material está disponível em: https://www.casatriangulo.com/media/pdf/EB_portfolio2019.pdf Acesso em 10/08/2020, às 17:00.

Downloads

Publicado

2021-02-04

Como Citar

da silva, V. T. (2021). A pintura é um silêncio? Ou qual a voz da pintura?. Boitatá, 16(31), 71–82. https://doi.org/10.5433/boitata.2021v16.e41295