Poéticas Orais, corpo-memória e o ritmo das narrativa de mestres e mestras contadores de história tradicionais

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5433/boitata.2021v16.e42618

Palavras-chave:

Poéticas Orais, Corpo-memória, Contadores de histórias tradicionais.

Resumo

O presente artigo versa sobre a literatura oral e a sua relação com a memória, por meio da voz de mestres e mestras da tradição, guardiões da arte de contar histórias.  A memória aqui apresentada nasce das vivências e necessidades de comunidades que também as transmitem entre gerações. Uma memória passível de sofrer mudanças geradas pelo tempo e pelas múltiplas vozes que a transmitem de um ouvido a outro, de um espaço-tempo a outro. O texto reflete ainda sobre a importância do corpo enquanto lugar de memória, engendrado em seus ritos, rituais e narrativas e compreende a literatura oral sob novas perspectivas paradigmáticas e epistemológicas. Por fim, esse trabalho tem seu foco também na compreensão de que é escutando os contadores de histórias com suas narrativas de vida e contos de tradição que a leitura da palavra, compreendida aqui como palavra no mundo e com o mundo, que a transmissão de saberes pelas vias da oralidade acontece. Esses mestres e mestras carregam consigo o papel de salvaguardar e dar movimento às memórias históricas e saberes coletivos, construindo as culturas e rompendo as lacunas, que ainda existem, entre o passado e o presente, entre a escrita e a oralidade.  

 

 

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Luciene Souza Santos, Universidade Estadual de Feira de Santana

Doutora pela Universidade Federal da Bahia (2013) e professora na Universidade Estadual de Feira de Santana.

Margarida da Silveira Corsi, Universidade Estadual de Maringá

Doutorada pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho e Professora na Universidade Estadual de Maringá.

Lana Lula Amorim, Universidade Estadual de Feira de Santana

Mestranda pela Universidade Estadual de Feira de Santana

Referências

ABIB, Pedro Rodolpho Jungers. Capoeira Angola: cultura popular e o jogo dos saberes na roda. 2.ed. Salvador: EDUFBA, 2017.

BENJAMIN, Walter. O Narrador: considerações sobre a obra de Nikolai Leskov. In: Magia e técnica, arte e política: ensaios sobre literatura e história da cultura. São Paulo: Brasiliense, 1994, p. 197-221.

BERNAT, Isaac. Encontros com o griot Sotigui Kouyaté. Rio de Janeiro: Pallas, 2013.

CASCUDO, Luis da Camara. Literatura oral no Brasil.3.ed. Belo Horizonte : Itatiaia ; São Paulo: Edusp, 1984.

CANDAU, Joël. Memória e identidade. Trad. Maria Letícia Ferreira. São Paulo: Contexto, 2019.

DERRIDA, J. Gramatologia. Trad. Míriam Chnaiderman e Renato Janine Ribeiro. São Paulo: Ed. Perspectiva, 2008.

DERRIDA, Jacques. Gramatologia. Trad. Miriam Schnaiderman e Renato J. Ribeiro. São Paulo: Perspectiva, 1973.

FORD, W. Clyde. O herói com rosto africano: mitos da África. São Paulo: Summus, 1999.

HALL, Stuart. A identidade cultural na pós-modernidade. Trad. Tomaz Tadeu da Silva. 11. ed. Rio de Janeiro: DP&A, 2006.

LE GOFF, Jacques. História e Memória. Trad. Bernardo Leitão. Campinas: Ed. UNICAMPI, 1990.

LOPES, Nei e SIMAS, Luiz Antônio. Filosofias Africanas: uma introdução. 2. ed. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2020.

LUYTEN, Joseph M.. O que é Literatura popular. 5. ed. São Paulo: Brasiliense, 1992.

OLIVEIRA, Carlos Jorge Dantas de. A Formação da Literatura de Cordel Brasileira, Santiago de Compostela: Universidade de Santiago de Compostela (USC), 2012. 381 fls. Tese (Doutorado em Teoria da Literatura e Literatura Comparada) – Faculdade de Filologia, Universidade de Santiago de Compostela, 2012.

PIMENTEL, Danieli dos Santos; FARES, Josebel Akel. O lugar das poéticas orais. Boitatá, Londrina, n.17, jan./jul. 2014.

PORTELLA, Mirtes Maria de Oliveira. Entre a letra e a voz: o espaço do leitor no conto de tradição oral. In: CELLI – Colóquio de Estudos Linguísticos e Literários 3, 2007, Maringá. Anais... Maringá, 2009, p. 749-760.

RISÉRIO, Antônio. Oriki Orixá. São Paulo: Perspectiva, 1996.

SILVA, Celso Cisto. A literatura popular: silêncios e murmúrios na história da literatura brasileira. Letrônica, v. 2, n. 2, p. 233-248, dezembro 2009.

ZUMTHOR, Paul. Performance, Recepção, Leitura. Trad. Jerusa Pires Ferreira e Suely Fenerich. São Paulo: UBU Editora, 2018.

ZUMTHOR, Paul. Introdução à poesia oral. Trad. Jerusa Pires Ferreira, Maria L. D. Pochat e Maria Inês de Almeida. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2010.

ZUMTHOR, Paul. Performance, Recepção, Leitura. Trad. Jerusa Pires Ferreira e Suely Fenerich. 2. ed. São Paulo: Cosac Naify, 2007.

Downloads

Publicado

2021-02-04

Como Citar

Santos, L. S., Corsi, M. da S., & Amorim, L. L. (2021). Poéticas Orais, corpo-memória e o ritmo das narrativa de mestres e mestras contadores de história tradicionais. Boitatá, 16(31), 139–149. https://doi.org/10.5433/boitata.2021v16.e42618