Poéticas Orais, corpo-memória e o ritmo das narrativa de mestres e mestras contadores de história tradicionais
DOI:
https://doi.org/10.5433/boitata.2021v16.e42618Palavras-chave:
Poéticas Orais, Corpo-memória, Contadores de histórias tradicionais.Resumo
O presente artigo versa sobre a literatura oral e a sua relação com a memória, por meio da voz de mestres e mestras da tradição, guardiões da arte de contar histórias. A memória aqui apresentada nasce das vivências e necessidades de comunidades que também as transmitem entre gerações. Uma memória passível de sofrer mudanças geradas pelo tempo e pelas múltiplas vozes que a transmitem de um ouvido a outro, de um espaço-tempo a outro. O texto reflete ainda sobre a importância do corpo enquanto lugar de memória, engendrado em seus ritos, rituais e narrativas e compreende a literatura oral sob novas perspectivas paradigmáticas e epistemológicas. Por fim, esse trabalho tem seu foco também na compreensão de que é escutando os contadores de histórias com suas narrativas de vida e contos de tradição que a leitura da palavra, compreendida aqui como palavra no mundo e com o mundo, que a transmissão de saberes pelas vias da oralidade acontece. Esses mestres e mestras carregam consigo o papel de salvaguardar e dar movimento às memórias históricas e saberes coletivos, construindo as culturas e rompendo as lacunas, que ainda existem, entre o passado e o presente, entre a escrita e a oralidade.
Downloads
Não há dados estatísticos.
Referências
ABIB, Pedro Rodolpho Jungers. Capoeira Angola: cultura popular e o jogo dos saberes na roda. 2.ed. Salvador: EDUFBA, 2017.
BENJAMIN, Walter. O Narrador: considerações sobre a obra de Nikolai Leskov. In: Magia e técnica, arte e política: ensaios sobre literatura e história da cultura. São Paulo: Brasiliense, 1994, p. 197-221.
BERNAT, Isaac. Encontros com o griot Sotigui Kouyaté. Rio de Janeiro: Pallas, 2013.
CASCUDO, Luis da Camara. Literatura oral no Brasil.3.ed. Belo Horizonte : Itatiaia ; São Paulo: Edusp, 1984.
CANDAU, Joël. Memória e identidade. Trad. Maria Letícia Ferreira. São Paulo: Contexto, 2019.
DERRIDA, J. Gramatologia. Trad. Míriam Chnaiderman e Renato Janine Ribeiro. São Paulo: Ed. Perspectiva, 2008.
DERRIDA, Jacques. Gramatologia. Trad. Miriam Schnaiderman e Renato J. Ribeiro. São Paulo: Perspectiva, 1973.
FORD, W. Clyde. O herói com rosto africano: mitos da África. São Paulo: Summus, 1999.
HALL, Stuart. A identidade cultural na pós-modernidade. Trad. Tomaz Tadeu da Silva. 11. ed. Rio de Janeiro: DP&A, 2006.
LE GOFF, Jacques. História e Memória. Trad. Bernardo Leitão. Campinas: Ed. UNICAMPI, 1990.
LOPES, Nei e SIMAS, Luiz Antônio. Filosofias Africanas: uma introdução. 2. ed. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2020.
LUYTEN, Joseph M.. O que é Literatura popular. 5. ed. São Paulo: Brasiliense, 1992.
OLIVEIRA, Carlos Jorge Dantas de. A Formação da Literatura de Cordel Brasileira, Santiago de Compostela: Universidade de Santiago de Compostela (USC), 2012. 381 fls. Tese (Doutorado em Teoria da Literatura e Literatura Comparada) – Faculdade de Filologia, Universidade de Santiago de Compostela, 2012.
PIMENTEL, Danieli dos Santos; FARES, Josebel Akel. O lugar das poéticas orais. Boitatá, Londrina, n.17, jan./jul. 2014.
PORTELLA, Mirtes Maria de Oliveira. Entre a letra e a voz: o espaço do leitor no conto de tradição oral. In: CELLI – Colóquio de Estudos Linguísticos e Literários 3, 2007, Maringá. Anais... Maringá, 2009, p. 749-760.
RISÉRIO, Antônio. Oriki Orixá. São Paulo: Perspectiva, 1996.
SILVA, Celso Cisto. A literatura popular: silêncios e murmúrios na história da literatura brasileira. Letrônica, v. 2, n. 2, p. 233-248, dezembro 2009.
ZUMTHOR, Paul. Performance, Recepção, Leitura. Trad. Jerusa Pires Ferreira e Suely Fenerich. São Paulo: UBU Editora, 2018.
ZUMTHOR, Paul. Introdução à poesia oral. Trad. Jerusa Pires Ferreira, Maria L. D. Pochat e Maria Inês de Almeida. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2010.
ZUMTHOR, Paul. Performance, Recepção, Leitura. Trad. Jerusa Pires Ferreira e Suely Fenerich. 2. ed. São Paulo: Cosac Naify, 2007.
BENJAMIN, Walter. O Narrador: considerações sobre a obra de Nikolai Leskov. In: Magia e técnica, arte e política: ensaios sobre literatura e história da cultura. São Paulo: Brasiliense, 1994, p. 197-221.
BERNAT, Isaac. Encontros com o griot Sotigui Kouyaté. Rio de Janeiro: Pallas, 2013.
CASCUDO, Luis da Camara. Literatura oral no Brasil.3.ed. Belo Horizonte : Itatiaia ; São Paulo: Edusp, 1984.
CANDAU, Joël. Memória e identidade. Trad. Maria Letícia Ferreira. São Paulo: Contexto, 2019.
DERRIDA, J. Gramatologia. Trad. Míriam Chnaiderman e Renato Janine Ribeiro. São Paulo: Ed. Perspectiva, 2008.
DERRIDA, Jacques. Gramatologia. Trad. Miriam Schnaiderman e Renato J. Ribeiro. São Paulo: Perspectiva, 1973.
FORD, W. Clyde. O herói com rosto africano: mitos da África. São Paulo: Summus, 1999.
HALL, Stuart. A identidade cultural na pós-modernidade. Trad. Tomaz Tadeu da Silva. 11. ed. Rio de Janeiro: DP&A, 2006.
LE GOFF, Jacques. História e Memória. Trad. Bernardo Leitão. Campinas: Ed. UNICAMPI, 1990.
LOPES, Nei e SIMAS, Luiz Antônio. Filosofias Africanas: uma introdução. 2. ed. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2020.
LUYTEN, Joseph M.. O que é Literatura popular. 5. ed. São Paulo: Brasiliense, 1992.
OLIVEIRA, Carlos Jorge Dantas de. A Formação da Literatura de Cordel Brasileira, Santiago de Compostela: Universidade de Santiago de Compostela (USC), 2012. 381 fls. Tese (Doutorado em Teoria da Literatura e Literatura Comparada) – Faculdade de Filologia, Universidade de Santiago de Compostela, 2012.
PIMENTEL, Danieli dos Santos; FARES, Josebel Akel. O lugar das poéticas orais. Boitatá, Londrina, n.17, jan./jul. 2014.
PORTELLA, Mirtes Maria de Oliveira. Entre a letra e a voz: o espaço do leitor no conto de tradição oral. In: CELLI – Colóquio de Estudos Linguísticos e Literários 3, 2007, Maringá. Anais... Maringá, 2009, p. 749-760.
RISÉRIO, Antônio. Oriki Orixá. São Paulo: Perspectiva, 1996.
SILVA, Celso Cisto. A literatura popular: silêncios e murmúrios na história da literatura brasileira. Letrônica, v. 2, n. 2, p. 233-248, dezembro 2009.
ZUMTHOR, Paul. Performance, Recepção, Leitura. Trad. Jerusa Pires Ferreira e Suely Fenerich. São Paulo: UBU Editora, 2018.
ZUMTHOR, Paul. Introdução à poesia oral. Trad. Jerusa Pires Ferreira, Maria L. D. Pochat e Maria Inês de Almeida. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2010.
ZUMTHOR, Paul. Performance, Recepção, Leitura. Trad. Jerusa Pires Ferreira e Suely Fenerich. 2. ed. São Paulo: Cosac Naify, 2007.
Publicado
2021-02-04
Como Citar
Santos, L. S., Corsi, M. da S., & Amorim, L. L. (2021). Poéticas Orais, corpo-memória e o ritmo das narrativa de mestres e mestras contadores de história tradicionais. Boitatá, 16(31), 139–149. https://doi.org/10.5433/boitata.2021v16.e42618
Edição
Seção
Dossiê
Licença
Copyright (c) 2021 Luciene Souza Santos, Margarida da Silveira Corsi, Lana Lula Amorim
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Boitatá esta licenciada com CC BY sob essa licença é possível: Compartilhar - copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato. Adaptar - remixar, transformar, e criar a partir do material, atribuindo o devido crédito e prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas.