Maura Cansada: corpo, performance e memorialidades

Autores

  • Jose Denis de Oliveira Bezerra Universidade Federal do Pará
  • Rosilene da Conceição Cordeiro Universidade Federal do Pará

DOI:

https://doi.org/10.5433/boitata.2019v14.e38336

Palavras-chave:

Maura Cansada, Performance, Memória, Corpo.

Resumo

O presente artigo apresenta uma vivência artística entre Memória e Performance, a partir de experimentações com a vida e a obra da escritora brasileira Maura Lopes Cançado. Como travessias teórico-metodológicas, pauta-se nas discussões e relações conceituais de Bonfitto (2013), Zumthor (2014), Cohen (2013), Schechner (2003) sobre performance e seus atravessamentos e significados existentes nesse campo de conhecimento; Canton (2009) e Pollak (1992) sobre a experiência narrativa e a constituição das memórias individuais e coletivas na construção ou representação de identidades. As experiências performativas vivenciadas nos proporcionaram a pensar caminhos possíveis entre as relações corpo/vida/arte/performance/memória na contemporaneidade onde os processos artístico-memoriais ocorrem.

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Biografia do Autor

Jose Denis de Oliveira Bezerra, Universidade Federal do Pará

Doutor em História. Professor da Escola de Teatro e Dança no Institulo de Ciências da Arte da Universidade Federal do Pará.

Rosilene da Conceição Cordeiro, Universidade Federal do Pará

Mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Comunicação, Linguagens e Cultura- PPGCLC da Universidade da Amazônia. Integrante do Grupo de Pesquisa PERAU- Memória, História e Artes Cênicas na Amazônia/PPGARTES/UFPA/CNPq.

Referências

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Publicado

2019-12-15

Como Citar

Bezerra, J. D. de O., & Cordeiro, R. da C. (2019). Maura Cansada: corpo, performance e memorialidades. Boitatá, 14(27), 69–82. https://doi.org/10.5433/boitata.2019v14.e38336

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