Vozes infantis: concepções de crianças da educação infantil acerca do envelhecimento humano e da pessoa idosa
DOI:
https://doi.org/10.5433/boitata.2015v10.e31477Palabras clave:
Educação, Educação Infantil, Envelhecimento humano, Pesquisa com Crianças, Sociologia da Infância,Resumen
Neste texto temos por objetivo investigar qual a concepção de crianças entre quatro e cinco anos de idade, matriculadas numa instituição de Ensino do município de Marília, acerca da pessoa idosa e do envelhecimento humano. Para tanto, fizemos uso da pesquisa bibliográfica e do Estudo de Caso. Para a coleta de dados fizemos uso da Literatura Infantil, por meio da “Hora do Conto”, com o objetivo de colher relatos de crianças acerca de suas concepções sobre o envelhecimento humano. Após os procedimentos relatados acima, analisamos o material coletado à luz do referencial bibliográfico pertinente à temática com o intuito de relacionar as realidades encontradas com o material bibliográfico a fim de enriquecer, contribuir e acrescentar algo de relevância a essa temática, para que as propostas pedagógicas das escolas de educação infantil sejam repensadas. Os resultados indicam que a temática do envelhecimento humano não recebe tratamento adequado por parte das sociedades e, por extensão, da escola. Necessário se faz pensar na elaboração de currículos escolares que trabalhem adequadamente com a temática do envelhecimento humano desde a Educação Infantil, primeira etapa da Educação Básica. É por meio do contato com a temática que a criança poderá ter diferentes concepções acerca da pessoa idosa e do envelhecimento humano. A escola também tem a função de suscitar ideias e valores positivos a respeito da velhice, apresentando diferentes construções, reflexões, quebra de preconceitos e trocas intergeracionais.
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