Abram alas que ela quer passar
o uso da poesia Slam como prática de letramento(s) crítico e literário
DOI:
https://doi.org/10.5433/boitata.2024v19.e50423Palavras-chave:
Poesia Slam, Ensino de Língua, Letramento Crítico, Letramento Literário, DecolonialidadeResumo
Discutir as possibilidades de ensino-aprendizagem de línguas a partir da literatura é refletir acerca das contribuições que o texto literário proporciona ao processo de ensino-aprendizagem. No da poesia Slam, acreditamos que o professor possa contribuir com a ampliação da percepção da realidade dos estudantes, levando-os a apropriar-se de saberes que o instigue a pensar criticamente. Posto isto, este trabalho apresenta uma análise acerca da utilização do gênero Slam em aulas de Língua Portuguesa. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, e, no que concerne ao arcabouço teórico, buscou-se pressupostos na perspectiva do letramento crítico, nas discussões decoloniais e formação continuada de professores. A partir das reflexões, foi possível perceber, com base nos discursos da professora, bem como nas produções dos estudantes, que o Slam tende a despertar o interesse por parte dos alunos acerca das causas sociais, evidenciado a possibilidade de outras práticas possíveis no que concerne ao ensino da língua, como ensinar e aprender Língua Materna/literatura por meio do gênero Slam. Assim, em diálogo com os resultados, defendemos a necessidade de espaços reflexivos e de práticas docentes com vistas à (des/re)construção de conhecimentos, para que estes - os professores - estejam aptos/preparados para desenvolver trabalhos significativos a partir do texto literário.
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