Oralidades corporificadas: pensando o ensino de danças

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5433/boitata.2018v13.e35733

Palavras-chave:

Educação, Ensino de danças, Oralidades, Corporalidades, Terreiros

Resumo

Este texto consiste em identificar as presenças da oralidade em processos de ensino de danças, tendo como local de observação seis terreiros de Quimbanda da cidade de Rio Grande, no interior do Rio Grande do Sul. Partimos de experiências nos aspectos mítico e simbólico das tradições orais, presentes nos terreiros, entendendo-as como basilares a estes locais, por meio de suas demonstrações corpóreo-vocais. A oralidade, por meio das narrativas dos(as) participantes da pesquisa, apresenta-se nos pontos, na explicação dos gestos, nas relações interpessoais que orientam as presenças e manutenção das tradições de cada local estudado. Além disso, o estudo possibilitou perceber que a oralidade colocada como uma rede que conecta ancestralidades, que são reiteradas nos encontros em que as danças são o meio de comunicação entre os mundos: carnal e espiritual. Por fim, as oralidades estão presentificadas em todos os processos de ensino dos terreiros, sabendo que as aprendizagens são investidas nos corpos, principalmente, no que diz respeito a este escrito reflexões sobre pedagogias para as danças.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Rodrigo Lemos Soares, Universidade Federal de Pelotas

Professor pela Universidade Federal do Rio Grande (FURG); Discente de doutorado em Educação da Universidade Federal de Pelotas (PPGE - UFPEL).

Referências

CANCLINI, Néstor Garcia. Culturas híbridas. São Paulo: Edusp, 2006.

CAPUTO, Stela Guedes. Educação nos terreiros: e como a escola se relaciona com crianças de candomblé/ Stela Guedes Caputo. Rio de Janeiro: Pallas, 2012.

FARES, Josebel Akel. Oralidade e educação. Poéticas orais em sala de aula: relatos e retratos. In:SEMINÁRIO BRASILEIRO DE POÉTICAS ORAIS: VOZES, PERFORMANCES, SONORIDADES, 1., 2010, Londrina. Anais... Londrina: Universidade Estadual de Londrina – UEL,2010. p. 264-279.

FAVERO, Ivie. A Religião e as religiões africanas no Brasil. 2010. Texto utilizado no curso Presença Africano nas Matrizes Culturais Brasileiras, Secretaria Municipal de Educação de Santos. Disponível em: <https://www.egov.santos.sp.gov.br/ead/cursos/aplic/index.php?cod_curso=7> Acesso em: 02 de jan. de 2019.

FORNEIRO, Lina Iglesias. A organização dos Espaços na Educação Infantil. In: ZABALZA, Miguel A. Qualidade em Educação Infantil. Porto Alegre: Artmed, 1998.

FOUCAULT, Michel. Sobre as maneiras de escrever história: entrevista a R. Bellour. In: MOTTA, Manoel da [Org.]. Ditos e escritos II: arqueologia das ciências e história dos sistemas de pensamento. Rio de Janeiro: Forense, 2000. p. 62-77.

GEERTZ, Cliford. A interpretação das Culturas. Rio de Janeiro: Ed. LTC; 2008.

GIL, Antônio Carlos. Métodos e técnicas de pesquisa social. 5 ed. São Paulo: Atlas, 1999. p. 128-138.

HALBWACHS, Maurice. A memória coletiva. [Trad.] Beatriz Sidou. São Paulo: Centauro, 2006.

HALL, Stuart. A Identidade Cultural na Pós Modernidade. Rio de Janeiro: DP&A; 2012.

HIGHWATER, Jamake. Dance Ritual of Experience. New York: A and W Publishers Inc, 1978.

LABAN, Rudolf Laban. The Mastery of Movement. Great Britain: Macdonald & Evans Limited, 1980.

MARTINS, Leda. Performance do tempo espiralar. In: RAVETTI, G. e ARBEX, M. [Orgs.]. Performance, exílio, fronteiras: errâncias territoriais e textuais. Belo Horizonte: FALE-Faculdade de Letras da UFMG, 2002.

SANT`ANNA, Denise Bernuzzi. Políticas do corpo. São Paulo: Estação Liberdade, 2005.

SANTOS, Denise Preussler dos. Revistas institucionais também ensinam: o caso da Revista Indústria Brasileira. Canoas. 136 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Luterana do Brasil, 2011.

SANTOS, Inaicyra Falcão dos. Corpo e Ancestralidade: uma Proposta Pluricultural de dança-arte- educação. 2. ed. São Paulo: Terceira Margem, 2006.

SANTOS, Inaicyra Falcão dos. Da tradição africana brasileira a uma proposta pluricultural de dança-arte-educação. 1996 Tese (Doutorado) - Faculdade Educação/USP, São Paulo, 1996.

SANTOS, Juana Elbein dos. Os Nagô e a Morte. 9. ed. Petrópolis: Vozes, 1998.

SOARES, Rodrigo Lemos. “Quero ver balanciar!” o ensino de danças de exus e pombagiras em terreiros de Quimbanda do Rio Grande/RS / Rodrigo Lemos Soares. – 2018. 200p. Dissertação (Mestrado) – Universidade Federal do Rio Grande, Rio Grande/RS, 2018.

VEIGA - NETO, Alfredo. Olhares... In: COSTA, Marisa Vorraber. (Org.). Caminhos Investigativos: novos olhares na pesquisa em Educação. 2. ed. Rio de Janeiro: DP&A, 2002. pp. 23-38.

WARSCHAUER, Cecília. Rodas e Narrativas: caminhos para a autoria de pensamento, para a inclusão e a formação. In: SCOZ, Beatriz (Org.). Psicopedagogia: contribuições para a educação pós-moderna. Petrópolis: Vozes, 2004. p. 13-23,.

Downloads

Publicado

2018-12-15

Como Citar

Soares, R. L. (2018). Oralidades corporificadas: pensando o ensino de danças. Boitatá, 13(26), 36–45. https://doi.org/10.5433/boitata.2018v13.e35733