Oralidades corporificadas: pensando o ensino de danças
DOI:
https://doi.org/10.5433/boitata.2018v13.e35733Palavras-chave:
Educação, Ensino de danças, Oralidades, Corporalidades, TerreirosResumo
Este texto consiste em identificar as presenças da oralidade em processos de ensino de danças, tendo como local de observação seis terreiros de Quimbanda da cidade de Rio Grande, no interior do Rio Grande do Sul. Partimos de experiências nos aspectos mítico e simbólico das tradições orais, presentes nos terreiros, entendendo-as como basilares a estes locais, por meio de suas demonstrações corpóreo-vocais. A oralidade, por meio das narrativas dos(as) participantes da pesquisa, apresenta-se nos pontos, na explicação dos gestos, nas relações interpessoais que orientam as presenças e manutenção das tradições de cada local estudado. Além disso, o estudo possibilitou perceber que a oralidade colocada como uma rede que conecta ancestralidades, que são reiteradas nos encontros em que as danças são o meio de comunicação entre os mundos: carnal e espiritual. Por fim, as oralidades estão presentificadas em todos os processos de ensino dos terreiros, sabendo que as aprendizagens são investidas nos corpos, principalmente, no que diz respeito a este escrito reflexões sobre pedagogias para as danças.
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