Oralidade e quadrinhos: possibilidades pedagógicas
DOI:
https://doi.org/10.5433/boitata.2021v16.e42427Palavras-chave:
Oralidade, História em quadrinhos, Parâmetros Curriculares Nacionais, Estratégias de ensino, Discurso verbal e não verbal.Resumo
A proposta do artigo é apresentar possibilidades pedagógicas das quais promovam o ensino da oralidade por meio das Histórias em Quadrinhos. A Justificativa deste estudo se deve ao fato dos quadrinhos serem uma mídia que tem como público primordial a criança e adolescente e por ter um discurso verbal e não verbal do qual apresenta um espaço sonoro propício para o estudo da oralidade. Apresentamos o conceito de oralidade, os elementos das histórias em quadrinhos pertinentes para o estudo da oralidade e possibilidades pedagógicas no intuito de complementar as estratégias de ensino e aprendizagem do professor da educação básica.
Referências
CORRÊA, Jean Pereira. Experiência com a literatura de Cordel como atividade de estímulo à leitura no ambiente escolar. In: Boitatá, Londrina, n. 23, jan./jul. 2017
EISNER, Will. Narrativas Gráficas de Will Eisner. São Paulo: Devir, 2005
HAERTER , Leandro. BARBOSA JÚNIOR, Hélcio Fernandes e BUSSOLETTI, Denise Marcos. A contação de história. Boitatá, Londrina, n. 23, jan./jul. 2017
MCCLOUD, Scott. Desvendando os Quadrinhos. 2. ed. São Paulo: Makron Books, 2005
PESSOA, Alberto Ricardo. As histórias em quadrinhos nas aulas de língua portuguesa como instrumento de leitura e de produção autoral. 2020. Tese (Doutorado em Letras) - Universidade Presbiteriana Mackenzie, 2010
RAMOS, Paulo. É possível ensinar oralidade usando histórias em quadrinhos? In: Revista Intercâmbio, Volume XV. São Paulo: LAEL/PUC-SP, 2006
SÁ SILVA, Robervânia de Lima Sá Silva. MAI Érica de Cássia, WANZELER, Zaline do Carmo dos Santos. Literatura e Cinema: As funções narrativas de PROPP em duas versões do conto A Bela Adormecida e suas implicações para o contexto escolar. Boitatá, Londrina, n. 26, ago./dez. 2018
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Alberto Ricardo Pessoa, Cristiano Clemente de Souza
![Creative Commons License](http://i.creativecommons.org/l/by/4.0/88x31.png)
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Boitatá esta licenciada com CC BY sob essa licença é possível: Compartilhar - copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato. Adaptar - remixar, transformar, e criar a partir do material, atribuindo o devido crédito e prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas.