Oralidade e quadrinhos: possibilidades pedagógicas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5433/boitata.2021v16.e42427

Palavras-chave:

Oralidade, História em quadrinhos, Parâmetros Curriculares Nacionais, Estratégias de ensino, Discurso verbal e não verbal.

Resumo

A proposta do artigo é apresentar possibilidades pedagógicas das quais promovam o ensino da oralidade por meio das Histórias em Quadrinhos. A Justificativa deste estudo se deve ao fato dos quadrinhos serem uma mídia que tem como público primordial a criança e adolescente e por ter um discurso verbal e não verbal do qual apresenta um espaço sonoro propício para o estudo da oralidade. Apresentamos o conceito de oralidade, os elementos das histórias em quadrinhos pertinentes para o estudo da oralidade e possibilidades pedagógicas no intuito de complementar as estratégias de ensino e aprendizagem do professor da educação básica.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Alberto Ricardo Pessoa, Universidade Federal da Paraíba - UFPB

Doutor pela Universidade Presbiteriana Mackenzie e Professor na UFPB

Cristiano Clemente de Souza, Centro Universitário Ítalo Brasileiro -

Professor de Artes.

Referências

ALCOFORADO, Doralice F. Xavier; ALBÁN, Maria del Rosário Suarez. Contos populares brasileiros. Bahia; Recife: Fund. Joaquim Nabuco; Ed. Massangana, 2001.

CORRÊA, Jean Pereira. Experiência com a literatura de Cordel como atividade de estímulo à leitura no ambiente escolar. In: Boitatá, Londrina, n. 23, jan./jul. 2017

EISNER, Will. Narrativas Gráficas de Will Eisner. São Paulo: Devir, 2005

HAERTER , Leandro. BARBOSA JÚNIOR, Hélcio Fernandes e BUSSOLETTI, Denise Marcos. A contação de história. Boitatá, Londrina, n. 23, jan./jul. 2017

MCCLOUD, Scott. Desvendando os Quadrinhos. 2. ed. São Paulo: Makron Books, 2005

PESSOA, Alberto Ricardo. As histórias em quadrinhos nas aulas de língua portuguesa como instrumento de leitura e de produção autoral. 2020. Tese (Doutorado em Letras) - Universidade Presbiteriana Mackenzie, 2010

RAMOS, Paulo. É possível ensinar oralidade usando histórias em quadrinhos? In: Revista Intercâmbio, Volume XV. São Paulo: LAEL/PUC-SP, 2006

SÁ SILVA, Robervânia de Lima Sá Silva. MAI Érica de Cássia, WANZELER, Zaline do Carmo dos Santos. Literatura e Cinema: As funções narrativas de PROPP em duas versões do conto A Bela Adormecida e suas implicações para o contexto escolar. Boitatá, Londrina, n. 26, ago./dez. 2018

Downloads

Publicado

2021-12-07

Como Citar

Pessoa, A. R., & Souza, C. C. de. (2021). Oralidade e quadrinhos: possibilidades pedagógicas. Boitatá, 16(32), 64–70. https://doi.org/10.5433/boitata.2021v16.e42427