Entre o conto e o canto
os diálogos entre tema e memória em narrativas orais e narrativas cantadas dos mestres urbanos de carimbó da Amazônia
DOI:
https://doi.org/10.5433/boitata.2022v17.e47110Palavras-chave:
Tema; Memória; Narrativas orais.Resumo
O presente artigo analisa as inter-relações entre o tema e as memórias que tecem as narrativas orais cantadas pelos mestres urbanos de Carimbó e narrativas contadas repercutidas no município de Belém do Pará e catalogadas no acervo IFNOPAP-O imaginário das formas narrativas orais populares da Amazônia paraense. Compreendendo-se o tema da narrativa como o conjunto de motivos que se relacionam na teia narrativa para a construção e transmissão de um conteúdo, a memória permeia e alinhava a tessitura da narrativa, ressignificando valores, ideologias e transmitindo conhecimentos plurais. Afinal, quais memórias subjazem às narrativas contadas hoje pelo indivíduo urbano e/ou em ambiente urbano? Como as memórias social e individual se manifestam nas narrativas cantadas e contadas? As narrativas orais contadas presentes nesse artigo foram pré-selecionadas do banco de dados do acervo e as narrativas cantadas foram catalogadas em pesquisa de campo no município de Belém do Pará, a partir de entrevistas realizadas com três (3) mestres urbanos de Carimbó, para perceber o tanto quanto possível da intensa relação de suas experiências com o ritmo do Carimbó. A partir desta investigação, foram estabelecidos diálogos com as narrativas contadas, cujos temas e memórias ora persistem, ora se interseccionam pelas recriações nas narrativas.
Referências
ALBERTI, Verena. Manual de História Oral. 3 ed. Rio de Janeiro: Editora FGV, 2005.
BARROS, Lourival Monteiro. Lourival Monteiro Barros: depoimento [nov.2017]. Entrevistadora: N.Almeida. Belém: 2017. Áudio em formato MP3. Entrevista concedida ao projeto “Entre o conto e o canto: os diálogos entre tema e memória em narrativas orais do acervo IFNOPAP e as narrativas cantadas dos mestres urbanos de Carimbó da Amazônia”.
BURKE, Peter. História como memória social. In: Variedades de história cultural. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2000.
CASCUDO, Luis Câmara. Literatura Oral no Brasil. 2.ed. São Paulo: Global, 2006.
DOSSIÊ IPHAN Carimbó. Belém, 2014, 214p. Disponível em: www.portal.iphan.gov.br>Dossie_carimbos(1). Acesso em: 12 nov. 2022.
DELEUZE, Gilles. Dúvidas sobre o imaginário. In: Conversações. Rio de Janeiro: Ed. 34, 1992.
FILHO, Luis Antonio de Albuquerque Lair. Luis Antonio de Albuquerque Lair Filho: depoimento [nov.2017]. Entrevistadora: N.Almeida. Belém: 2017. Áudio em formato MP3. Entrevista concedida ao projeto “Entre o conto e o canto: os diálogos entre tema e memória em narrativas orais do acervo IFNOPAP e as narrativas cantadas dos mestres urbanos de Carimbó da Amazônia”.
LE GOFF, Jacques. História e Memória. Campinas: Ed. Unicamp, 1994.
MOISÉS, Massud. Dicionário de termos literários. 12. ed. rev. e ampl. – São Paulo: Cultrix, 2004.
REMAK, Henry H. H. Literatura comparada: definição e função. In: COUTINHO, Eduardo F.; CARVALHAL, Tania Franco (org.). Literatura comparada: textos fundadores. Rio de Janeiro: Rocco, 1994.
RICOUER, Paul. A memória, a história, o esquecimento. trad. Alain François. São Paulo: editora da Unicamp, 2007.
SCHOLES, Robert & KELLOGG, Robert. A natureza da narrativa. Rio de Janeiro: MCGrallHill, 1977.
SILVA, Raimundo Piedade da. Raimundo Piedade da Silva: depoimento [nov.2017]. Entrevistadora: N.Almeida. Belém: 2017. Formato MP3. Entrevista concedida ao projeto “Entre o conto e o canto: os diálogos entre tema e memória em narrativas orais do acervo IFNOPAP e as narrativas cantadas dos mestres urbanos de Carimbó da Amazônia”.
TOMACHEVSKI, Boris. A vida dos procedimentos da trama. In: ____ et al. Teoria da Literatura, formalistas russos. Porto Alegre: Globo, 1973.
VYGOTSKY, Lev. A formação social da mente. São Paulo: Martins Fontes, 1987.
WELLEK, René. A crise da Literatura Comparada. In: COUTINHO, Eduardo F. e
CARVALHAL, Tania Franco (org.). Literatura Comparada: textos fundadores. Rio de janeiro: Rocco, 1994.
ZUMTHOR, Paul. Performance, recepção, leitura. trad. Jerusa Pires Ferreira e Suely Fenerich. São Paulo: Cosac Naify, 2007. 2ª ed.
Narrativa retirada do acervo IFNOPAP, código de localização E08CZcoq250294-II 091.
Narrativa retirada do banco de dados do acervo IFNOPAP. Código de localização: A05CZma310594-VIII.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Natasha de Queiroz Almeida, Maria do Perpétuo Socorro Galvão Simões
![Creative Commons License](http://i.creativecommons.org/l/by/4.0/88x31.png)
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Boitatá esta licenciada com CC BY sob essa licença é possível: Compartilhar - copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato. Adaptar - remixar, transformar, e criar a partir do material, atribuindo o devido crédito e prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas.