Cultura e Educação no Delta do Rio Parnaíba: o fazer do griô Zé Santana

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5433/boitata.2023v18.e48068

Palavras-chave:

cultura, educação, Ilha Grande, Zé Santana

Resumo

O presente artigo trata da ação cultural do griô Zé Santana em Ilha Grande-PI, no Delta do Rio Parnaíba. O objetivo é analisar as contribuições da ação cultural de Zé Santana na comunidade ribeirinha de Ilha Grande-PI. Especificamente, almejamos: caracterizar a ação cultural de Zé Santana, enfatizando sua constituição como um educador cultural; relacionar o fazer desse mestre griô com uma possível prática educativa; mostrar a relevância da produção artístico-literária do referido mestre popular para a educação, história e memória cultural do povo ilhagrandense. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, desenvolvida à luz da metodologia de Análise de Conteúdo, tendo como técnica a entrevista semiestruturada aplicada com cinco moradores da referida região. A base teórica se fundamenta em Bardin (2016), Brandão (2007), Santos (1994), Werneck (2003), dentre outros. O estudo mostrou que as ações dentro da comunidade fizeram de Zé Santana uma espécie de educador cultural, pois seu fazer possibilitou diferentes formas de aprendizado e de construção de conhecimentos sobre a vida e a cultura no espaço da cidade em questão.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

José Marcelo Costa dos Santos, Universidade Federal do Piauí

Doutorando em Educação na Universidade Federal do Piauí (UFPI). Professor na Universidade Estadual do Piauí (UESPI).

Maria do Amparo Borges Ferro, Universidade Federal do Piauí

Doutora em Educação pela Unviersidade de São Paulo. Professora da Universidade Federal do Piauí (UFPI)

Referências

ASSIS, C. L.; NEPOMUCENO, C. M. Estudos contemporâneos de cultura. Campina Grande: UEPB, 2008.

BAKHTIN, M. Estética da criação verbal. São Paulo: Martins Fontes, 2003.

BARDIN, L. Análise de conteúdo. 3. ed. Lisboa: Edições 70, 2016.

BRANDÃO, C. R. O que é educação. São Paulo: Brasiliense, 2007.

CERTEAU, M. A invenção do cotidiano: 1 artes de fazer. Petrópolis: Vozes, 2012.

DOLZ, Joaquim; SCHNEUWLY, Bernard. Gêneros orais e escritos na escola. Campinas: Mercado das Letras, 2004.

FARIAS, A. C. S.; FONTELES FILHO, A. A.; IVO, C. T. C.; FERNANDES, C. A. F.; CUNHA, F. E. A. Cadeia produtiva da pesca no interior do Delta do Parnaíba e área marinha adjacente. Fortaleza: RDS, 2015.

FORQUIN, J. C. Escola e cultura: as bases sociais e epistemológicas do conhecimento escolar. Porto Alegre: Artes Médicas, 1993.

FREIRE, P. Pedagogia do oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987.

GONÇALVES, M. A. O Griot e o Areôtorare em Agostinho Neto e Lobivar Matos. In: LIMA, T.; NASCIMENTO, I.; OLIVEIRA, A. (org.). Griots,culturas africanas: linguagem, memória, imaginário. Natal: Lucgraf, 2009.

HALBWACHS, M. A memória coletiva. São Paulo: Vértice, 2006.

HAMPATÉ BÂ, A. A tradição viva. In: ZERBO, J. K. I. História geral da África: metodologia e pré-história. São Paulo: Ática, 1982. p. 181-218.

LARAIA, R. Cultura: um conceito antropológico. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, 2003.

LUCKESI, C. C. O educador: quem é ele?.ABC Educatio: a revista da educação, São Paulo, v. 6, n. 50, p. 12-16, out. 2005.

MINAYO, M. C. S.; GOMES, S. F. D. R. Pesquisa social: teoria, método e criatividade. 29. ed. Petrópolis: Vozes, 2010.

PINHEIRO, C. F. Entre o giz e a viola: práticas educativas do mestre-escola Miguel Guarani, no Vale do Guaribas/PI (1938-1971). 2016. 281 f. Tese (Doutorado em Educação) - Centro de Ciências da Educação, Universidade Federal do Piauí, Teresina, 2016.

SANTOS, J. L. O que é cultura. 14. ed. São Paulo: Brasiliense, 1994.

SEVERINO, A. J. Metodologia do trabalho científico. 23. ed. São Paulo: Cortez, 2007. DOI: https://doi.org/10.36311/2007.978-85-249-1311-2

WERNECK, V. R. Cultura e valor. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2003.

ZUMTHOR, P. Introdução à poesia oral. Tradução: Jerusa Pires Ferreira, Maria Lúcia Diniz Pochat, Maria Inês de Almeida. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2010.

Downloads

Publicado

2023-12-22

Como Citar

Santos, J. M. C. dos, & Ferro, M. do A. B. (2023). Cultura e Educação no Delta do Rio Parnaíba: o fazer do griô Zé Santana. Boitatá, 18(36), e023015. https://doi.org/10.5433/boitata.2023v18.e48068

Artigos Semelhantes

1 2 3 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.