Slam`s, a poesia viva das ruas: entrevista com Emerson Alcalde*

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5433/boitata.2024v19.e51552

Palavras-chave:

Literatura Periférica, Slam, Emerson Alcade

Resumo

As literaturas periféricas e marginais são os objetos de análise e discussão deste dossiê. Por serem expressões artísticas potentes e questionadoras na medida em que lançam luz sobre as mazelas sociais e seus desdobramentos na vida social das populações historicamente subalternizadas, essas poéticas e narrativas vêm ocupando lugar destaque nos debates sobre arte e resitência na atualidade.

Não alheio a isso, nesta segunda edição, os organizadores oportunizam aos leitores da revista Boitatá uma entrevista com o slammaster Emerson Alcalde, visando ampliar e aprofudar o debate público/acadêmico sobre a expressão poética “Slam”.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Cleber José de Oliveira, Universidade Federal da Grande Dourados

Sociólogo - graduado pela Faculdade Campos Eliseos - FCE. Pedagogo - graduado pela Faculdade de Maringá - Unicesumar. Graduado em Letras pela Faculdade de Comunicação, Artes e Letras - UFGD. Especialista em Semiótica e Análise do Discurso pela Faculdade de Letras e Linguagens - UMP. Mestre em Letras pelo Programa de Pós-graduação da Faculdade de Comunicação, Artes e Letras - UFGD. Doutor em Letras pelo Programa de Pós-graduação do Instituto de Letras da Universidade Federal de Brasília - UnB. Desenvolve pesquisas nas áreas da Sociologia, Letras e Educação. Orienta pesquisas nas seguintes temáticas: letramento cultural e literário; literatura, mpb e critica social; poéticas periféricas contemporâneas; discursos estéticos de resistência em contextos autoritários; educação, literatura infanto-juvenil e ludicidade.

Patrícia Marcondes de Barros, UEL

Doutora em Estudos Literários (Universidade Estadual de Londrina, UEL). Doutora em História e Sociedade (Identidades Culturais, Etnicidades, Migrações) pela Universidade Estadual Paulista (UNESP, 2007), com trabalho sobre a imprensa alternativa de cunho underground, proliferada nos anos de ditadura militar. Mestre em História e Sociedade (Política: Ações e Representações), pela Universidade Estadual Paulista (UNESP/FAPESP, 2002) com trabalho sobre a imprensa alternativa no Brasil, tendo como eixo norteador, as obras do jornalista e escritor Luiz Carlos Maciel. Especialista em História Social, pela Universidade Estadual de Londrina (UEL,2000), com trabalho monográfico sobre identidade nacional e Tropicalismo. É autora do livro "Panis et Circenses": a ideia de nacionalidade no Movimento Tropicalista (EDUEL, 2000) e organizadora dos livros "Sol da Liberdade" (Editora Vieira Lent, 2014) de autoria do jornalista, roteirista de TV e filósofo, Luiz Carlos Maciel e Transas da Contracultura Brasileira (Editora Passagens, 2020). 

Referências

ALCADE, E. Nos corre da poesia: autobiografia de um slammer. São Paulo: Independente, 2022.

GUILHERMINA, S. Manual para criação de um slam de poesia na sua escola. São Paulo:Coletivo Slam da Guilhermina e Prefeitura de São Paulo, 2023.

Downloads

Publicado

2024-12-30

Como Citar

de Oliveira, C. J., & Patrícia Marcondes de Barros. (2024). Slam`s, a poesia viva das ruas: entrevista com Emerson Alcalde* . Boitatá, 19(38), 1–5. https://doi.org/10.5433/boitata.2024v19.e51552

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.