Composição nutricional e estabilidade aeróbia de silagens de trigo e milho armazenadas em diferentes ambientes

Autores

  • Marcos Rogério Oliveira Instituto Federal Goiano
  • Antônio Vinícius Iank Bueno Universidade Estadual de Maringá
  • Guilherme Fernando Mattos Leão Universidade Federal do Paraná
  • Mikael Neumann Universidade Estadual do Centro Oeste
  • Clóves Cabreira Jobim Universidade Estadual de Maringá

DOI:

https://doi.org/10.5433/1679-0359.2018v39n1p253

Palavras-chave:

Nutrientes digestíveis totais, Perfil fermentativo, Perdas de matéria seca.

Resumo

Objetivou-se avaliar a qualidade nutricional, perfil fermentativo, assim como a estabilidade aeróbia e perdas de matéria seca das silagens das silagens de milho (Zea mays) e trigo (Triticum aestivum 'BRS Umbu'). Os tratamentos foram a silagem de trigo sem inoculante, silagem de trigo com inoculante bacteriano (Lactobacillus plantarum e Pediococcus acidilactici na concentração de 1,0×105 UFC g-1), silagem de milho convencional e silagem de milho transgênico. Para as variaveis relacionadas a qualidade nutricional, assim como perfil fermentativo o delineamento utilizado foi o inteiramente casualizado e as médias foram analisadas pelo teste Tukey ao nível de 5%. Já com relação a estabilidade aeróbia, o delineamento estatístico foi o inteiramente casualizado, em esquema fatorial, sendo 2 silagens (silagem de trigo × silagem de trigo com inoculante; silagem de milho convencional × silagem de milho transgênico) e 2 ambientes em avaliação (temperatura ambiente × temperatura controlada à 24 °C). Os dados coletados foram submetidos à análise de variância e as médias foram analisadas pelo teste F ao nível de 5%. A inoculação da silagem de trigo promoveu maior conservação de matéria seca, matéria orgânica e carboidratos totais, levando a redução da concentração de proteína bruta, por efeito de diluição, quando comparada a silagem controle. A silagem de trigo inoculada apresentou os teores reduzidos de ácido acético e butírico, porém teor mais elevado de ácido propiônico. Houve maior concentração de matéria seca e menor teor de fibra em detergente neutro para a silagem de milho Bt. A silagem de milho transgênico apresentou menores teores de ácido acético, ácido propiônico, álcool e amônia e teor de ácido butírico mais elevado. A inoculação da silagem de trigo aumentou a deterioração da massa ensilada após exposição ao ar, o que elevou as perdas de matéria seca. Para as silagens de milho, a máxima temperatura observada foi registrada na silagem de milho transgênico. O controle ambiental influenciou negativamente aumentando as perdas de matéria seca e reduzindo a estabilidade de ambas as silagens.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Marcos Rogério Oliveira, Instituto Federal Goiano

Prof. Dr., Instituto Federal Goiano, Campos Belos, GO, Brasil.

Antônio Vinícius Iank Bueno, Universidade Estadual de Maringá

Médico Veterinário, M.e, Discente de Doutorado em Zootecnia, Universidade Estadual de Maringá, UEM, Maringá, PR, Brasil.

Guilherme Fernando Mattos Leão, Universidade Federal do Paraná

Médico Veterinário, M.e, Discente de em Zootecnia, Universidade Federal do Paraná, UFPR, PR, Brasil.

Mikael Neumann, Universidade Estadual do Centro Oeste

Prof. Dr., Universidade Estadual do Centro Oeste, UNICENTRO, Guarapuava, PR, Brasil.

Clóves Cabreira Jobim, Universidade Estadual de Maringá

Prof. Dr., UEM, Maringá, PR, Brasil.

Downloads

Publicado

2018-02-16

Como Citar

Oliveira, M. R., Bueno, A. V. I., Leão, G. F. M., Neumann, M., & Jobim, C. C. (2018). Composição nutricional e estabilidade aeróbia de silagens de trigo e milho armazenadas em diferentes ambientes. Semina: Ciências Agrárias, 39(1), 253–260. https://doi.org/10.5433/1679-0359.2018v39n1p253

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 3 4 5 6 > >> 

Artigos Semelhantes

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.