Seletividade de genótipos de eucalipto a doses de herbicidas
DOI:
https://doi.org/10.5433/1679-0359.2010v31n3p585Palavras-chave:
Eucalyptus spp., Tolerância, FitotoxicidadeResumo
O objetivo deste trabalho foi quantificar a seletividade de herbicidas aplicados em pós-emergência na cultura do eucalipto em função de diferentes doses. Foi realizado experimento em casa-de-vegetação, pertencente a Faculdade de Agronomia Eliseu Maciel da Universidade Federal de Pelotas, no Município de Capão do Leão – RS, no período de janeiro a março de 2007. O delineamento experimental utilizado foi completamente casualizado, com quatro repetições. Os tratamentos foram arranjados em esquema fatorial, onde o fator A testou genótipos de eucalipto (E. globulus e E. saligna), o fator B comparou quatro herbicidas (isoxaflutole, oxyfluorfen, bispyribac-sodium e sethoxydim+diclosulam) e o fator C doses (0, 50, 100, 150 e 200%) da dose média registrada para controle de plantas daninhas. As variáveis avaliadas foram fitotoxicidade, estatura, diâmetro do caule e matéria seca da parte aérea das plantas de eucalipto. O genótipo E. globulus é mais sensível aos herbicidas do que o E. saligna. A mistura dos herbicidas sethoxydim+diclosulam apresenta potencial para ser utilizada na cultura do eucalipto. O herbicida bispyribac-sodium é o mais tóxico, enquanto o isoxaflutole, considerado como padrão, é o mais seletivo aos genótipos estudados.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2010 Dirceu Agostinetto, Camila Peligrinotti Tarouco, Catarine Markus, Ezequiel de Oliveira, José Matheus Betemps Vaz da Silva, Siumar Pedro Tironi

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Semina: Ciências Agrárias adota para suas publicações a licença CC-BY-NC, sendo os direitos autorais do autor, em casos de republicação recomendamos aos autores a indicação de primeira publicação nesta revista.
Esta licença permite copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato, remixar, transformar e desenvolver o material, desde que não seja para fins comerciais. E deve-se atribuir o devido crédito ao criador.
As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores. Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário.