A competição entre soja e leiteira com resistência de nível baixo e suscetível ao glyphosate interfere na fisiologia e metabolismo secundário?

Autores

  • André da Rosa Ulguim Instituto Rio Grandense do Arroz
  • Dirceu Agostinetto Universidade Federal de Pelotas
  • Claudia de Oliveira Universidade Federal de Pelotas
  • Queli Ruchel Universidade Federal de Pelotas
  • Jessica Dias Gomes da Silva Universidade Federal de Pelotas
  • Leandro Vargas Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária
  • Luis Antonio Avila Universidade Federal de Pelotas

DOI:

https://doi.org/10.5433/1679-0359.2017v38n3p1133

Palavras-chave:

Fotossíntese, Condutância estomática, Clorofila, Carotenoides, Euphorbia heterophylla L.

Resumo

A leiteira (Euphorbia heterophylla L.) apresenta elevado potencial de redução da produtividade de soja, sendo uma planta de difícil controle devido aos casos de resistência a herbicidas. Os objetivos desse trabalho foram determinar a alteração nos parâmetros fisiológicos fotossintéticos, o conteúdo de metabólitos secundários, os danos celulares e a atividade do sistema antioxidante em soja e em biótipo de leiteira resistente de nível baixo ou suscetível ao glyphosate, quando em competição com a soja. Foram realizados dois experimentos em casa de vegetação, em série de substituição, com a competição de soja com o biótipo resistente de nível baixo (experimento I) ou suscetível (experimento II). Os tratamentos constaram das proporções de plantas de soja e leiteira 100:0 (estande puro de soja), 50:50, e 0:100% (estande puro de leiteira); e, das diferentes épocas de condução dos experimentos (safras 2013/14 e 2014/15). Foram analisados o teor de clorofila e carotenoides, fenóis totais, peróxido de hidrogênio, peroxidação lipídica e atividade das enzimas catalase, ascorbato peroxidase e superóxido dismutase. A competição de soja com os biótipos de leiteira, em geral, não alterou os parâmetros fotossintéticos e o teor de pigmentos fotossintéticos da cultura. Para os biótipos da planta daninha, a competição com a soja interferiu negativamente na fotossíntese, havendo maiores perdas de clorofilas e carotenoides para o biótipo suscetível quando em competição com a soja, sendo o contrário observado para o biótipo resistente de nível baixo. Não foram observados danos celulares ou alteração na atividade das enzimas do sistema antioxidante, indicando não haver estresse oxidativo.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

André da Rosa Ulguim, Instituto Rio Grandense do Arroz

Engº Agrº, Dr., Instituto Rio Grandense do Arroz, IRGA, Cachoeirinha, RS, Brasil.

Dirceu Agostinetto, Universidade Federal de Pelotas

Engº Agrº, Prof. Dr., Faculdade de Agronomia Eliseu Maciel, Universidade Federal de Pelotas, UFPel, Pelotas, RS, Brasil.

Claudia de Oliveira, Universidade Federal de Pelotas

Engª Agrª, M.e, Discente, Programa de Pós-Graduação em Fitossanidade, UFPel, Pelotas, RS, Brasil.

Queli Ruchel, Universidade Federal de Pelotas

Engº Agrº, M.e, Discente, Programa de Pós-Graduação em Fitossanidade, UFPel, Pelotas, RS, Brasil.

Jessica Dias Gomes da Silva, Universidade Federal de Pelotas

Discente de Graduação, Faculdade de Agronomia Eliseu Maciel, UFPel, Pelotas, RS, Brasil.

Leandro Vargas, Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária

Engº Agrº, Dr., Embrapa Trigo, Passo Fundo, RS, Brasil.

Luis Antonio Avila, Universidade Federal de Pelotas

Engº Agrº, Prof. Dr., Faculdade de Agronomia Eliseu Maciel, Universidade Federal de Pelotas, UFPel, Pelotas, RS, Brasil.

Downloads

Publicado

2017-06-13

Como Citar

Ulguim, A. da R., Agostinetto, D., Oliveira, C. de, Ruchel, Q., Silva, J. D. G. da, Vargas, L., & Avila, L. A. (2017). A competição entre soja e leiteira com resistência de nível baixo e suscetível ao glyphosate interfere na fisiologia e metabolismo secundário?. Semina: Ciências Agrárias, 38(3), 1133–1144. https://doi.org/10.5433/1679-0359.2017v38n3p1133

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)