Resistência de Cyperus difformis L. ao herbicida pyrazosulfuron-ethyl e alternativas de controle
DOI:
https://doi.org/10.5433/1679-0359.2011v32n3p839Palavras-chave:
Acetolactato sintase, ALS, C50, JunquinhoResumo
Cyperus difformis L. é planta daninha ocorrente em lavouras de arroz irrigado, que tem apresentado dificuldade de controle devido à resistência a herbicidas inibidores de ALS. O objetivo da pesquisa foi estimar a dose necessária para controlar 50% da população (C50) e reduzir 50% da produção de massa da parte aérea seca (GR50) em biótipo resistente e suscetível de C. difformis e avaliar o controle destes biótipos com herbicidas alternativos recomendados para a espécie. Para isso, foram conduzidos dois experimentos em casa de vegetação, em delineamento experimental completamente casualizado, com quatro repetições. O experimento I constou de biótipo resistente (CYPDI 9) e suscetível (CYPDI 8) de C. difformis e doses do herbicida pyrazosulfuron-ethyl, correspondendo a 0; 0,5; 1; 1,5; 2; 2,5; 3; 4; 6; 8; 16; 32 e 64 vezes a dose registrada (20 g ha-1). As variáveis avaliadas foram controle visual e massa da parte aérea seca (MPAS) aos 28 dias após a aplicação dos tratamentos (DAT). No experimento II os tratamentos constaram dos biótipos (CYPDI 9 e CYPDI 8), nove herbicidas: azimsulfuron (6g ha-1); bentazon (900g ha-1); bispyribac-sodium (48g ha-1); carfentrazone-ethyl (40g ha-1); ethoxysulfuron (72g ha-1); glyphosate (900g ha-1); penoxsulam (36g ha-1); propanil (3600g ha-1) e pyrazosulfuron-ethyl (20g ha-1) e testemunha que não recebeu herbicida. As variáveis avaliadas foram: controle visual aos 14, 21 e 28 DAT, área foliar (AF) e MPAS aos 28 DAT. A resistência do biótipo de C. difformis ao pyrazosulfuron-ethyl é elevada e inviabiliza seu controle pelo herbicida e, os herbicidas carfentrazone-ethyl, bentazon e propanil, detentores de mecanismos de ação alternativos ao pyrazosulfuron-ethyl, controlam o biótipo resistente de C. difformis.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2011 Semina: Ciências Agrárias
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Semina: Ciências Agrárias adota para suas publicações a licença CC-BY-NC, sendo os direitos autorais do autor, em casos de republicação recomendamos aos autores a indicação de primeira publicação nesta revista.
Esta licença permite copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato, remixar, transformar e desenvolver o material, desde que não seja para fins comerciais. E deve-se atribuir o devido crédito ao criador.
As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores. Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário.