Efeito de fontes de fósforo sobre a digestibilidade "in vitro" da matéria seca, da matéria orgânica e nutrientes digestíveis totais do capim- Mombaça (Panicum maximum Jacq. Cv. Mombaça)
DOI:
https://doi.org/10.5433/1679-0359.2008v29n1p211Palavras-chave:
Fertilizantes, Forragem, Pastagem, Pastejo.Resumo
O trabalho foi realizado com o objetivo de avaliar o efeito de fontes de fósforo sobre a qualidade de massa de forragem do capim-Mombaça (Panicum maximum Jacq. cv. Mombaça), no que se refere à digestibilidade "in vitro" da matéria seca e da matéria orgânica e concentração de NDT. Foram feitas amostragens mensais da massa de forragem disponível, no período de dezembro de 2002 a abril de 2003. Os tratamentos avaliados foram três fontes de fósforo (1-termofosfato magnesiano YoorinÆÊ; 2-fosfato natural GafsaÆÊ; 3-superfosfato simples + superfosfato triplo) e tratamento testemunha, distribuídos em delineamento de blocos casualisados com três repetições. Foram utilizados 12 piquetes com tamanho de 0,7 a 1,0 hectare, separados por cerca com dois fios eletrificados. O método de pastejo utilizado foi o da lotação contínua com carga variável ("put-and-take"). Os coeficientes de DIVMS, DIVMO e NDT reduziram ao longo do período de coleta. Entre os tratamentos, a DIVMS, DIVMO e concentração de NDT não tiveram diferença significativa (P>0,05).
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2008 Fábio Jacobs Dias, Clóves Cabreira Jobim, Antonio Ferriani Branco, Carlos Antonio Lopes de Oliveira

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Semina: Ciências Agrárias adota para suas publicações a licença CC-BY-NC, sendo os direitos autorais do autor, em casos de republicação recomendamos aos autores a indicação de primeira publicação nesta revista.
Esta licença permite copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato, remixar, transformar e desenvolver o material, desde que não seja para fins comerciais. E deve-se atribuir o devido crédito ao criador.
As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores. Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário.













