Adubação nitrogenada em cobertura para produção de trigo duplo propósito em sistema Integrago de Produção Agropecuária
DOI:
https://doi.org/10.5433/1679-0359.2016v37n3p1679Palavras-chave:
Carne, Fertilidade, Grão, Integração lavoura-pecuária, Leite, Pastagem.Resumo
Atualmente, há inúmeros arranjos de Sistemas Integrados de Produção Agropecuária, em função, das particularidades de cada região e/ou empresa rural. A utilização de espécies de duplo propósito como, por exemplo, o trigo BRS Tarumã® intensifica ainda mais o sistema, pois há produção vegetal-animal em curto espaço de tempo. Objetivou-se avaliar a produção e a composição bromatológica de pastagens de trigo duplo propósito manejadas com diferentes DAN nos períodos de espigueta terminal (ET) e antese (AN), almejando produção vegetal (pastagem e grão) e animal (leite e/ou carne). Utilizou-se delineamento experimental de blocos casualizados com cinco tratamentos (0, 75, 150, 225 e 300 Kg de N ha-1, sob a forma de nitrato de amônia) e quatro repetições. Os valores médios de biomassa antes do primeiro e do segundo pastejo foram respectivam ente de: 2.164 e 2.127 Kg de MS por hectare e os resíduos da ordem de 824 e 1.772 Kg de MS por hectare e a taxa de acúmulo diária média entre os dois pastejos foi 86 Kg de MS por hectare em 17 dias de intervalo. As variáveis número de espigas por metro quadrado, número de grão por metro quadrado, peso de mil grãos, peso do hectolitro e produção de grãos não diferiram (P>0,05) entre os tratamentos. A adubação nitrogenada aumentou linearmente (P=0,0017) o tamanho das espigas, em função das doses de nitrogênio. Para a variável acamamento houve aumentou linear (P=0,0001), evidenciando a susceptibilidade da cultura para elevadas doses de nitrogênio. A aplicação de doses de adubação nitrogenada em trigo duplo propósito pastejado antes dos estádios de espigueta terminal e antese não influencia nas variáveis de rendimento de grão. A adubação nitrogenada em trigo duplo propósito deve ser fracionada no perfilhamento e após cada pastejo aumentando a taxa de remobilização do nitrogênio pela cultura.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2016 Semina: Ciências Agrárias
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Semina: Ciências Agrárias adota para suas publicações a licença CC-BY-NC, sendo os direitos autorais do autor, em casos de republicação recomendamos aos autores a indicação de primeira publicação nesta revista.
Esta licença permite copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato, remixar, transformar e desenvolver o material, desde que não seja para fins comerciais. E deve-se atribuir o devido crédito ao criador.
As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores. Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário.