Anemia hemolítica imunomediada em cães - relato de três casos
DOI:
https://doi.org/10.5433/1679-0359.2011v32n1p319Palavras-chave:
Anemia hemolítica imunomediada, Tratamento, Prognóstico, Cães.Resumo
A anemia hemolítica imunomediada (AHIM) é um tipo comum de anemia em cães e gatos. A doença é mais comum em fêmeas caninas de meia-idade, especialmente Cocker Spaniel Americano. Os sinais clínicos estão associados com a anemia severa. Não há achados patognomônicos, mas a presença de anemia hemolítica em um cão jovem ou de meia idade, auto-aglutinação e esferócitos ou teste de Coombs positivo, eliminação de outros diagnósticos diferenciais e a resposta apropriada a terapia imunossupressora indicam AHIM. Apesar de inúmeras opções terapêuticas, os índices de mortalidade permanecem elevados. O objetivo do presente trabalho é relatar três casos graves de AHIM, ressaltando as modalidades terapêuticas e o prognóstico associado a elas.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Semina: Ciências Agrárias adota para suas publicações a licença CC-BY-NC, sendo os direitos autorais do autor, em casos de republicação recomendamos aos autores a indicação de primeira publicação nesta revista.
Esta licença permite copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato, remixar, transformar e desenvolver o material, desde que não seja para fins comerciais. E deve-se atribuir o devido crédito ao criador.
As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores. Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário.