Educação e escola no meio rural de Londrina em traços histórico-sociológicos
DOI:
https://doi.org/10.5433/2176-6665.2001v6n1p187Palabras clave:
Escolarização rural, Diversidade sociocultural, Dinâmica culturalResumen
Registrar em perspectiva histórico-sociológica traços da dinâmica cultural que possibilitaram a estruturação do sistema escolar rural londrinense constitui o propósito mais imediato deste artigo. Visualizando a escolarização rural através do fio condutor da diversidade sociocultural, foi possível revelar a presença da educação jesuítica na região onde se formou o município de Londrina, bem como outras experiências escolares de características étnicas que representavam a modernidade laica e burguesa. Esse olhar, um entre tantos possíveis, permite focalizar a complexidade dos processos educativos.Descargas
Citas
BOUTIN, Leônidas. Colônia Militar do Jatahy. Boletim do Instituto Histórico, Geográfico e Etnográfico Paranaense. Curitiba, v. 33, p. 13-27, 1977.
COLÔNIA Militar do Jatahy. Boletim do Instituto Histórico, Geográfico e Etnográfico Paranaense, Curitiba, v. 33, p. 13-27, 1977.
INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA. Departamento Nacional do Café. Atlas Corográfico da Cultura Cafeeira - Estado do Paraná. Rio de Janeiro: Pimenta de Mello e Cia, 1941.
MONTOYA, A. Ruiz de. A Conquista Espiritual: Feita pelos religiosos da Companhia de Jesus nas Províncias do Paraguai, Paraná, Uruguai e Tape. Porto Alegre: Martins Livreiro, 1985.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Los derechos de autor de los artículos publicados en Mediations son del autor; En caso de republicación parcial o total de la primera publicación, se solicita a los autores que indiquen la publicación original en la revista.
Mediações utiliza la licencia Creative Commons Attribution 4.0 International, que proporciona acceso abierto, permitiendo a cualquier usuario leer, descargar, copiar y difundir su contenido, siempre que esté debidamente referenciado.
Las opiniones emitidas por los autores de los artículos son de su exclusiva responsabilidad.