Educação e escola no meio rural de Londrina em traços histórico-sociológicos

Autores

  • Maria Regina Clivati Capelo Faculdades Integradas do Vale do Ivaí - UNIVALE

DOI:

https://doi.org/10.5433/2176-6665.2001v6n1p187

Palavras-chave:

Escolarização rural, Diversidade sociocultural, Dinâmica cultural

Resumo

Registrar em perspectiva histórico-sociológica traços da dinâmica cultural que possibilitaram a estruturação do sistema escolar rural londrinense constitui o propósito mais imediato deste artigo. Visualizando a escolarização rural através do fio condutor da diversidade sociocultural, foi possível revelar a presença da educação jesuítica na região onde se formou o município de Londrina, bem como outras experiências escolares de características étnicas que representavam a modernidade laica e burguesa. Esse olhar, um entre tantos possíveis, permite focalizar a complexidade dos processos educativos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maria Regina Clivati Capelo, Faculdades Integradas do Vale do Ivaí - UNIVALE

Doutora em Educação Sociedade e Cultura pela Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP. Professora da Faculdades Integradas do Vale do Ivaí - UNIVALE.

Referências

BOUTIN, Leônidas. Colônias Indígenas na Província do Paraná. Boletim do Instituto Histórico. Geográfico e Etnográfico Paranaense. Curitiba, v. 36, p. 49-75, 1979.

BOUTIN, Leônidas. Colônia Militar do Jatahy. Boletim do Instituto Histórico, Geográfico e Etnográfico Paranaense. Curitiba, v. 33, p. 13-27, 1977.

COLÔNIA Militar do Jatahy. Boletim do Instituto Histórico, Geográfico e Etnográfico Paranaense, Curitiba, v. 33, p. 13-27, 1977.

INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA. Departamento Nacional do Café. Atlas Corográfico da Cultura Cafeeira - Estado do Paraná. Rio de Janeiro: Pimenta de Mello e Cia, 1941.

MONTOYA, A. Ruiz de. A Conquista Espiritual: Feita pelos religiosos da Companhia de Jesus nas Províncias do Paraguai, Paraná, Uruguai e Tape. Porto Alegre: Martins Livreiro, 1985.

Downloads

Publicado

2001-06-08

Como Citar

CAPELO, Maria Regina Clivati. Educação e escola no meio rural de Londrina em traços histórico-sociológicos. Mediações - Revista de Ciências Sociais, Londrina, v. 6, n. 1, p. 187–196, 2001. DOI: 10.5433/2176-6665.2001v6n1p187. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/mediacoes/article/view/9151. Acesso em: 24 nov. 2024.

Edição

Seção

Comunicação de pesquisa

Artigos Semelhantes

1 2 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.