v. 18 n. 2 (2012)

Publicado: 2012-02-22
  • Editorial

    Márcia Elisa Teté Ramos
    05
    DOI: https://doi.org/10.5433/2238-3018.2012v18n2p05

Artigos

  • Propostas de ensino da história e expectativas de aprendizagem na reorientação curricular em São Paulo

    André Luiz Paulilo
    07-41
    DOI: https://doi.org/10.5433/2238-3018.2012v18n2p07
  • A educação piauiense em tempos de Fundef: entre as promessas e as inovações

    Claudia Cristina da Silva Fontineles, Marcelo de Sousa Neto
    43-76
    DOI: https://doi.org/10.5433/2238-3018.2012v18n2p43
  • A constituição do campo de pesquisa em ensino/aprendizagem histórica pela revista História & Ensino

    Márcia Elisa Teté Ramos
    77-102
    DOI: https://doi.org/10.5433/2238-3018.2012v18n2p77
  • A “hora da história”: memórias e possibilidades no currículo da escola multisseriada (Novo Hamburgo/RS – 1952/1969)

    José Edimar de Souza
    103-124
    DOI: https://doi.org/10.5433/2238-3018.2012v18n2p103
  • História local e identidade: um estudo de caso na perspectiva da Educação Histórica

    Geyso Germinari, Gerson Buczenko
    125-142
    DOI: https://doi.org/10.5433/2238-3018.2012v18n2p125
  • O ensino de história no Brasil na transição da quarta para quinta série: tensões e perspectivas

    Lidiane Camila Lourençato, Marlene Rosa Cainelli, Talyta da Silva Selari
    143-160
    DOI: https://doi.org/10.5433/2238-3018.2012v18n2p143
  • “Para as crianças e homens simples do povo”: uma análise a partir dos livros didáticos de história do Brasil

    Alexandra Lima da Silva
    161-178
    DOI: https://doi.org/10.5433/2238-3018.2012v18n2p161
  • O uso de fontes no ensino de história: o livro Úrsula de Maria Firmina dos Reis na busca pelo escravo real.

    Janaína dos Santos Correia
    179-201
    DOI: https://doi.org/10.5433/2238-3018.2012v18n2p179
  • Ensino de história: na busca de novas atuações, abordagens e perspectivas

    Josiane Alves da Silveira
    203-232
    DOI: https://doi.org/10.5433/2238-3018.2012v18n2p203
  • A concepção de Ensino de História presente nos planos de ensino dos licenciandos em História da USP

    Murilo José de Resende
    233-247
    DOI: https://doi.org/10.5433/2238-3018.2012v18n2p233

Autor(a) Convidado(a)

  • Formação geral: Bildung na Alemanha

    Sylvia Ewel Lenz
    249-280
    DOI: https://doi.org/10.5433/2238-3018.2012v18n2p249

Tradução

  • Cultura: universalismo, relativismo ou o que mais?

    Daniel Carlos Knoll, Pedro Lazaro dos Santos
    281-291
    DOI: https://doi.org/10.5433/2238-3018.2012v18n2p281

Laboratório (artigo)

Resenhas

  • A História, sua escrita e seu ensino

    Diogo da Silva Roiz
    305-308
    DOI: https://doi.org/10.5433/2238-3018.2012v18n2p305

Expediente

  • História & Ensino, Londrina, v. 18, n. , jul./dez. 2012

    309
    DOI: https://doi.org/10.5433/2238-3018.2012v18n2p309