A educação piauiense em tempos de Fundef: entre as promessas e as inovações

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5433/2238-3018.2012v18n2p43

Palavras-chave:

Educação, Políticas Públicas, História. Piauí.

Resumo

O texto discute a história da educação no Piauí entre os anos de 1995 e 2000 por ser muito importante para compreender a educação brasileira contemporânea e sua relação com as políticas públicas em nosso estado, tendo sido um período marcado pela elaboração e implantação do FUNDEF. O texto analisa a história da educação piauiense durante a década de 1990, em especial em relação à situação do atendimento no ensino público da rede estadual e à valorização do magistério (remuneração e condições de trabalho), procurando entender como o FUNDEF interferiu nos caminhos da educação escolar piauiense desde então. Para tanto, foi utilizada como metodologia, além da revisão bibliográfica acerca do tema, a análise de fontes documentais oficiais (leis e prestações de contas ao Tribunal de Contas do Estado e os índices oficiais de matrículas) e a comparação com o que era informado, no período, nos periódicos de circulação local. Os principais interlocutores teóricos do texto são Eneida Shiroma e Silker Weber, no que concerne às políticas públicas, e Francis Boakari e R. Rocha, no que se refere ao atendimento escolar no Piauí.

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Biografia do Autor

Claudia Cristina da Silva Fontineles, Universidade Federal do Piauí

Doutora em História (UFPE). Professora Adjunta da Universidade Federal do Piauí.

Marcelo de Sousa Neto, Universidade Estadual do Piauí

Doutor em História (UFPE). Professor Adjunto da Universidade Estadual do Piauí.

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Publicado

2012-02-22

Como Citar

Fontineles, C. C. da S., & de Sousa Neto, M. (2012). A educação piauiense em tempos de Fundef: entre as promessas e as inovações. História & Ensino, 18(2), 43–76. https://doi.org/10.5433/2238-3018.2012v18n2p43

Edição

Seção

Artigos