O ensino de história no Brasil na transição da quarta para quinta série: tensões e perspectivas
DOI:
https://doi.org/10.5433/2238-3018.2012v18n2p143Palavras-chave:
Ensino de História, Educação Histórica, Conhecimento histórico, Ensino FundamentalResumo
Este artigo tem por objetivo apresentar algumas analises a partir das experiências proporcionadas por uma pesquisa de campo realizada em uma escola do ensino fundamental a partir dos preceitos da Educação Histórica. Pretende-se discutir, problemáticas inerentes ao ambiente escolar da quinta série (6° ano) de uma escola pública. Buscamos perceber a partir de observações da aula de História, como os alunos e o professor exteriorizam os principais desafios e dificuldades da transição da quarta série (5° ano) para a quinta série (6° ano) do ensino fundamental.
Downloads
Referências
DIAS DA SILVA, M. H. G. F. Passagem sem ritos: Passagem sem ritos: as quintas séries e seus professores. Campinas: Papirus, 1997.
EDWARDS, V. Os sujeitos no universo da escola. Trad. Josely Vianna Baptista. São Paulo: Ática, 1997.
GARCIA, T. M. F. B. Relações entre o ensino e aprendizagem histórica: desafios para a pesquisa em Educação Histórica. In: SCHMIDT, M. A. BARCA, I (Org.). Aprender História: perspectivas da educação histórica. Ijuí: Ed. Unijuí, 2009.
HAUSER, S. D. R. A transição da 4ª para a 5ª série do Ensino Fundamental: uma revisão bibliográfica (1987-2004). 2007. Dissertação (Mestrado em Psicologia da Educação) -Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2007.
PEREIRA, N. M.; SEFFNER, F. O que pode o ensino de história? Sobre o uso de fontes na sala de aula. Anos 90, Porto Alegre, v. 15, n. 28, p. 113-128, dez. 2008.
RUSEN, J. O Livro didático ideal. In. SCHIMDT. M. A.; BARCA, I.; MARTINS, Estevão de Rezende (Org.). Jörn Rüsen e o ensino de história. Curitiba: Ed.UFPR, 2010.
SILVA, S. C. Aspectos do ensino de História Antiga no Brasil: algumas observações. Alétheia. Revista de estudos sobre Antiguidade e Medievo, v. 1, jan/jul de 2010. Disponível em: http://revistaale.dominiotemporario.com/page_3.html. Acesso em 15 jan. 2011.
TUNES, E.; TACCA, M. C. V. R.; BARTHOLO JÚNIOR, R. S. O professor e o ato de ensinar. Cadernos de Pesquisa, v. 35, n. 126, set./dez. 2005
ZAMBONI, E. Representações e linguagens no ensino de história. Revista Brasileira de História. São Paulo, v. 18, n. 36, 1998. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-01881998000200005&lng=en&nrm=iso. Acesso em 01/ 2010.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
História & Ensino adota a licença CC-BY esta licença permite que os reutilizadores distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do material em qualquer meio ou formato, desde que a atribuição seja dada ao criador. A licença permite o uso comercial.