O ensino de história no Brasil na transição da quarta para quinta série: tensões e perspectivas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5433/2238-3018.2012v18n2p143

Palavras-chave:

Ensino de História, Educação Histórica, Conhecimento histórico, Ensino Fundamental

Resumo

Este artigo tem por objetivo apresentar algumas analises a partir das experiências proporcionadas por uma pesquisa de campo realizada em uma escola do ensino fundamental a partir dos preceitos da Educação Histórica. Pretende-se discutir, problemáticas inerentes ao ambiente escolar da quinta série (6° ano) de uma escola pública. Buscamos perceber  a partir de observações da aula de História, como os alunos e o professor exteriorizam os principais desafios e dificuldades da transição da quarta série (5° ano) para a quinta série (6° ano) do ensino fundamental.

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Biografia do Autor

Lidiane Camila Lourençato, Universidade Federal do Paraná

Doutoranda em Educação (UFPR)

Marlene Rosa Cainelli, Universidade Estadual de Londrina

Doutora em História pela UFPR. Professora do curso de graduaçaõ em História e dos cursos de Mestrado em Educação e Mestrado em História Social da UEL.

Talyta da Silva Selari, Universidade Estadual de Londrina

Graduada em Hilstória pela Universidade Estadual de Londrina

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Publicado

2012-02-22

Como Citar

Lourençato, L. C., Cainelli, M. R., & Selari, T. da S. (2012). O ensino de história no Brasil na transição da quarta para quinta série: tensões e perspectivas. História & Ensino, 18(2), 143–160. https://doi.org/10.5433/2238-3018.2012v18n2p143

Edição

Seção

Artigos