O ensino de história no Brasil na transição da quarta para quinta série: tensões e perspectivas

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.5433/2238-3018.2012v18n2p143

Palabras clave:

Ensino de História, Educação Histórica, Conhecimento histórico, Ensino Fundamental

Resumen

Este artigo tem por objetivo apresentar algumas analises a partir das experiências proporcionadas por uma pesquisa de campo realizada em uma escola do ensino fundamental a partir dos preceitos da Educação Histórica. Pretende-se discutir, problemáticas inerentes ao ambiente escolar da quinta série (6° ano) de uma escola pública. Buscamos perceber  a partir de observações da aula de História, como os alunos e o professor exteriorizam os principais desafios e dificuldades da transição da quarta série (5° ano) para a quinta série (6° ano) do ensino fundamental.

Biografía del autor/a

Lidiane Camila Lourençato, Universidade Federal do Paraná

Doutoranda em Educação (UFPR)

Marlene Rosa Cainelli, Universidade Estadual de Londrina

Doutora em História pela UFPR. Professora do curso de graduaçaõ em História e dos cursos de Mestrado em Educação e Mestrado em História Social da UEL.

Talyta da Silva Selari, Universidade Estadual de Londrina

Graduada em Hilstória pela Universidade Estadual de Londrina

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Publicado

2012-02-22

Cómo citar

Lourençato, L. C., Cainelli, M. R., & Selari, T. da S. (2012). O ensino de história no Brasil na transição da quarta para quinta série: tensões e perspectivas. História & Ensino, 18(2), 143–160. https://doi.org/10.5433/2238-3018.2012v18n2p143

Número

Sección

Artigos