A constituição do campo de pesquisa em ensino/aprendizagem histórica pela revista História & Ensino

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5433/2238-3018.2012v18n2p77

Palavras-chave:

Periódico educacional, Ensino de História, Aprendizagem de História, Pesquisa em História, Formação docente

Resumo

Considera a trajetória histórica da revista História & Ensino na sua intertextualidade e contextualização. Pretende mostrar como a pesquisa no campo do ensino/aprendizagem histórica foi se configurando na revista. Realiza um levantamento dos dados em relação aos temas mais tratados nos artigos, comparando-os com aqueles circulantes em âmbito nacional, então já pesquisados por alguns autores (em especial: ZAMBONI, 2005 e COSTA; DIAS, 2007). Entende que tais temas trabalhados nos artigos estão relacionados às discussões, aos projetos, às políticas, às necessidades quanto ao ensino/aprendizagem histórica do período.

 

Biografia do Autor

Márcia Elisa Teté Ramos, Universidade Estadual de Londrina

Doutoranda pela Universidade Federal do Paraná. Docente do curso de graduação em História e do curso de Mestrado de História Social da Universidade Estadual de Londrina.

Referências

ANDRÉ, M. E. D. A. de. Etnografia da Prática Escolar. Campinas: Papirus, 1995.

BARBOSA, A. F. Conhecimento tácito substantivo histórico sobre o encontro entre povos e culturas: um estudo com alunos dos 7.º e 10.º anos de escolaridade. Dissertação (Mestrado em Educação e Supervisão Pedagógica em Ensino da História) - Universidade do Minho,Braga, 2006.

BARCA, I. Concepções de adolescentes sobre múltiplas explicações em História. In: BARCA, Isabel (Org.). Perspectivas em Educação Histórica. Centro de educação e Psicologia, Universidade do Minho: 2001.

BARCA, I. Educação Histórica: uma nova área de investigação? In: ARIAS Neto, J. M. (Org.). Dez Anos em Pesquisas em Ensino de História. Londrina: Atritoart, p. 15-25. 2005.

BARCA, I. Investigação em Educação Histórica: fundamentos, percursos e perspectivas. In: OLIVEIRA, Margarida Maria Dias; CAINELLI, M. R.; OLIVEIRA, Almir Félix Batista. (Org.). Ensino de História: múltiplos ensinos em múltiplos espaços. Natal. RN: EDFURUN, 2008.

BARCA, I. Investigação em Educação Histórica em Portugal: esboço de uma análise.

BARCA, I.; SCHMIDT, M. A. (Org.). Educação Histórica: investigação em Portugal e no Brasil. Braga: centro de Investigação em Educação, Universidade do Minho, 2009.

BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais: história. Brasília: MEC, SEF, 1998.

CAINELLI, M.; TUMA, M. M. História e memória na construção do pensamento histórico: uma investigação em Educação Histórica. Revista HISTEDBR On-Line, Campinas, n. 34, p 211-222, jun. 2009.

COSTA, A. L.; OLIVEIRA, M. M. D. O ensino de história como objeto de pesquisa no Brasil: no aniversário de 50 anos de uma área de pesquisa, notícias do que virá. Saeculum: Revista de História, n. 16, jan./jun. 2007.

FERRAZ, F. C. A. Uma agenda alternativa para o debate sobre o uso escolar das fontes históricas. In: SCHMIDT, M. A.; CAINELLI, M. R. (Org.). III Encontro: Perspectivas do Ensino de História, Curitiba: Aos Quatro Ventos, 1999.

GOODSON, I. La construcción social del curriculum. Posibilidades y ámbitos de investigación de la historia del curriculum. Revista de Educación, Madrid, n 295, p. 7-37, 1991.

LEE, P. Progressão da compreensão dos alunos em História. In: BARCA, I. Perspectivas em educação histórica. Actas das Primeiras Jornadas Internacionais de Educação Histórica. 2001.

LEE, P. “Nós fabricamos carros e eles tinham que andar a pé”: compreensão das pessoas do passado. In: BARCA, I. (Org.). Educação histórica e museus. Braga: Centro de Investigação em Educação; Instituto de Educação e Psicologia; Universidade do Minho, 2003.

LEE, P. Em direção a um conceito de literacia histórica. Educar em Revista. Especial. Dossiê: Educação Histórica. 2006.

RÜSEN, J. História viva. Teoria da História III: formas e funções do conhecimento histórico. Trad. Estevão de Rezende Martins. Brasília: Editora Universidade de Brasília, 2007.

SCHMIDT, M. A. A formação do professor de História e o cotidiano da sala de aula. In: BITTENCOURT, C. M. F. (Org.) O saber histórico em sala de aula. São Paulo: Contexto, 1997.

ZAMBONI, E. Encontros nacionais de pesquisadores de história: perspectivas. In: ARIAS NETO, J. M. (Org.). Dez anos de pesquisa em ensino de história. VI Encontro Nacional de Pesquisadores de Ensino de História. Londrina: AtritoArt, 2005.

Downloads

Publicado

2012-02-22

Como Citar

Ramos, M. E. T. (2012). A constituição do campo de pesquisa em ensino/aprendizagem histórica pela revista História & Ensino. História & Ensino, 18(2), 77–102. https://doi.org/10.5433/2238-3018.2012v18n2p77

Edição

Seção

Artigos