A constituição do campo de pesquisa em ensino/aprendizagem histórica pela revista História & Ensino

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.5433/2238-3018.2012v18n2p77

Palabras clave:

Periódico educacional, Ensino de História, Aprendizagem de História, Pesquisa em História, Formação docente

Resumen

Considera a trajetória histórica da revista História & Ensino na sua intertextualidade e contextualização. Pretende mostrar como a pesquisa no campo do ensino/aprendizagem histórica foi se configurando na revista. Realiza um levantamento dos dados em relação aos temas mais tratados nos artigos, comparando-os com aqueles circulantes em âmbito nacional, então já pesquisados por alguns autores (em especial: ZAMBONI, 2005 e COSTA; DIAS, 2007). Entende que tais temas trabalhados nos artigos estão relacionados às discussões, aos projetos, às políticas, às necessidades quanto ao ensino/aprendizagem histórica do período.

 

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Biografía del autor/a

Márcia Elisa Teté Ramos, Universidade Estadual de Londrina

Doutoranda pela Universidade Federal do Paraná. Docente do curso de graduação em História e do curso de Mestrado de História Social da Universidade Estadual de Londrina.

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Publicado

2012-02-22

Cómo citar

Ramos, M. E. T. (2012). A constituição do campo de pesquisa em ensino/aprendizagem histórica pela revista História & Ensino. História & Ensino, 18(2), 77–102. https://doi.org/10.5433/2238-3018.2012v18n2p77

Número

Sección

Artigos