Formação geral: Bildung na Alemanha
DOI:
https://doi.org/10.5433/2238-3018.2012v18n2p249Palavras-chave:
Bildung, Disseminação, Capacitação, ProfissionalizaçãoResumo
Apresento quadro geral sobre a educação e formação profissional alemã que, além do compromisso pelo bem comum, justificam o alto nível de seus trabalhadores e qualidade de produtos, tanto materiais quanto imateriais. Também enfatizo a quantidade e a variedade de universidades com vínculos na iniciativa privada, na pesquisa e intercâmbio acadêmico em nível doutorado e pós-doutorado, pois a dissertação ou estágio são exigências da graduação. Ressalto a reflexão teórica com a aplicação prática na formação de técnicos altamente qualificados, uma tradição que remonta às corporações de ofício no medievo. Também menciono a importância do patrimônio cultural na educação não formal que implica no hábito de frequentar museus, exposições e concertos. Por fim, abordo o zelo pela preservação da memória, as invenções e a disseminação do saber em vários formatos: impressos, sonoros, visuais e digitais.
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