Formação geral: Bildung na Alemanha

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5433/2238-3018.2012v18n2p249

Palavras-chave:

Bildung, Disseminação, Capacitação, Profissionalização

Resumo

Apresento quadro geral sobre a educação e formação profissional alemã que, além do compromisso pelo bem comum, justificam o alto nível de seus trabalhadores e qualidade de produtos, tanto materiais quanto imateriais. Também enfatizo a quantidade e a variedade de universidades com vínculos na iniciativa privada, na pesquisa e intercâmbio acadêmico em nível doutorado e pós-doutorado, pois a dissertação ou estágio são exigências da graduação.  Ressalto a reflexão teórica com a aplicação prática na formação de técnicos altamente qualificados, uma tradição que remonta às corporações de ofício no medievo.  Também menciono a importância do patrimônio cultural na educação não formal que implica no hábito de frequentar museus, exposições e concertos.  Por fim, abordo o zelo pela preservação da memória, as invenções e a disseminação do saber em vários formatos: impressos, sonoros, visuais e digitais.  

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Biografia do Autor

Sylvia Ewel Lenz, Universidade Estadual de Londrina

Doutora em História pela Universidade Federal Fluminense. Professora do curso de História do programa de mestrado em História Social da Universidade Estadual de Londrina.

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Publicado

2012-02-22

Como Citar

Lenz, S. E. (2012). Formação geral: Bildung na Alemanha. História & Ensino, 18(2), 249–280. https://doi.org/10.5433/2238-3018.2012v18n2p249

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Autor(a) Convidado(a)