A concepção de Ensino de História presente nos planos de ensino dos licenciandos em História da USP

Autores

  • Murilo José de Resende Universidade de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.5433/2238-3018.2012v18n2p233

Palavras-chave:

Ensino de História, Concepções, Licenciandos, Planos de Ensino USP

Resumo

Esta pesquisa tem como objetivo a análise dos planos de ensino elaborados durante o Estágio Supervisionado, a fim de estabelecer quais as concepções de Ensino de História apresentados pelos licenciandos em História da USP. Foi efetuada uma coleta de dados nos planos de ensino, com tipologias à luz da Didática da História, onde foi possível identificar dois tipos de paradigmas que orientam os planos de ensino. Os resultados obtidos foram: a porcentagem dos planos que apresentaram orientação apenas do Paradigma da Aprendizagem foi de 4%; os objetivos que foram orientados sob o Paradigma da Disciplina foram 27%, por último 69% apresentaram a orientação dos dois paradigmas.

 

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Biografia do Autor

Murilo José de Resende, Universidade de São Paulo

Mestre em Educação pela USP

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Publicado

2012-02-22

Como Citar

Resende, M. J. de. (2012). A concepção de Ensino de História presente nos planos de ensino dos licenciandos em História da USP. História & Ensino, 18(2), 233–247. https://doi.org/10.5433/2238-3018.2012v18n2p233

Edição

Seção

Artigos