História local e identidade: um estudo de caso na perspectiva da Educação Histórica

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5433/2238-3018.2012v18n2p125

Palavras-chave:

Educação Histórica. História Local. Identidade Histórica.

Resumo

Apresenta os resultados parciais de uma investigação desenvolvida no Programa de Mestrado e Doutorado em Educação da Universidade Tuiuti do Paraná, cujo problema de pesquisa trata das concepções de identidade histórica presentes nas aulas de História Local de professoras do 3º ano do Ensino Fundamental, de uma escola da rede municipal de Campo Largo-Pr. As reflexões de Jörn Rüsen acerca das funções da consciência histórica para vida prática orientam a análise e a categorização das concepções de identidade histórica dos sujeitos da investigação. O estruturismo metodológico é o fio condutor da pesquisa, por oportunizar uma análise das ações das professoras no contexto das estruturas sociais que regem a sociedade. Ademais, na perspectiva da pesquisa qualitativa, utilizando-se do estudo de caso como estratégia, foram coletados dados empíricos, por meio de aplicação de questionários, observações em sala de aula e entrevistas com as professoras do 3° ano, que revelam elementos das relações entre o ensino da História Local e as construções de identidades Históricas.

 

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Biografia do Autor

Geyso Germinari, Universidade Tuiuti do Paraná

Professor do Mestrado em Educação da Universidade Tuiuti do Paraná, e pesquisador Laboratório de Pesquisa em Educação Histórica do PPGE/UF

Gerson Buczenko, Universidade Tuiuti do Paraná

Graduado em História pela FIES (2009) e Mestrando em Educação pela Universidade Tuiuti do Paraná.

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Publicado

2012-02-22

Como Citar

Germinari, G., & Buczenko, G. (2012). História local e identidade: um estudo de caso na perspectiva da Educação Histórica. História & Ensino, 18(2), 125–142. https://doi.org/10.5433/2238-3018.2012v18n2p125

Edição

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Artigos