Ensino de história: na busca de novas atuações, abordagens e perspectivas
DOI:
https://doi.org/10.5433/2238-3018.2012v18n2p203Palavras-chave:
Ensino de História, Aprendizado histórico, Conteúdos, Metodologias, Ensino fundamentalResumo
Trata sobre o ensino de História, levando-se em conta o estágio de desenvolvimento cognitivo dos alunos e a ligação da História com a realidade desses alunos. Dessa forma, busca analisar os conteúdos e as metodologias utilizados no ensino de História, principalmente no 6° ano do ensino fundamental. Para tanto, utilizando a metodologia da História Oral, realiza entrevistas com quatro professoras da área, em escolas públicas da cidade do Rio Grande (RS), sendo duas da rede estadual e as outras duas da rede municipal. Aponta como questionamento a necessidade do aprofundamento reflexivo a respeito dos conteúdos e das metodologias de ensino empregadas na atualidade. Conclui que, devido à maior dificuldade de abstração dos alunos no 6° ano, o professor pode facilitar a aprendizagem se propor atividades que relacionem o conteúdo com a atualidade e o cotidiano dos alunos, possibilitando o maior envolvimento destes com a História.
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