Ensino de história: na busca de novas atuações, abordagens e perspectivas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5433/2238-3018.2012v18n2p203

Palavras-chave:

Ensino de História, Aprendizado histórico, Conteúdos, Metodologias, Ensino fundamental

Resumo

Trata sobre o ensino de História, levando-se em conta o estágio de desenvolvimento cognitivo dos alunos e a ligação da História com a realidade desses alunos. Dessa forma, busca analisar os conteúdos e as metodologias utilizados no ensino de História, principalmente no 6° ano do ensino fundamental. Para tanto, utilizando a metodologia da História Oral, realiza entrevistas com quatro professoras da área, em escolas públicas da cidade do Rio Grande (RS), sendo duas da rede estadual e as outras duas da rede municipal. Aponta como questionamento a necessidade do aprofundamento reflexivo a respeito dos conteúdos e das metodologias de ensino empregadas na atualidade. Conclui que, devido à maior dificuldade de abstração dos alunos no 6° ano, o professor pode facilitar a aprendizagem se propor atividades que relacionem o conteúdo com a atualidade e o cotidiano dos alunos, possibilitando o maior envolvimento destes com a História.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Josiane Alves da Silveira, Universidade Federal de Pelotas (UFPel)

Mestranda em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Pelotas (UFPel).

Referências

ALBERTI, V. História oral: a experiência do Cpdoc. Rio de Janeiro: Fundação Getúlio Vargas, 1989.

ANAMI, D. C.; LIMA, V. S. de. Formação de professores: revendo a prática da didática e dos estágios. In: PONTES, A. (Org.). Educação e formação de professores: reflexões e tendências atuais. São Paulo: Zouk, 2004. p. 97- 106.

BERGAMASCHI, M. A. Tempo e memória: o que se ensina na escola? In: LENSKIJ, Tatiana; HELFER, N. E. (Org.). A memória e o ensino de História. Santa Cruz do Sul: Edunisc; São Leopoldo: ANPUH/RS, 2000, p. 39-51.

BITTENCOURT, C. M. F. Ensino de história: fundamentos e métodos. São Paulo: Cortez, 2004.

BOCK, Ana. Uma introdução ao estudo de Psicologia. 13. ed. São Paulo: Saraiva, 2002.

CALLAI, Helena (Org.). O ensino em Estudos Sociais. Ijuí: UNIJUÍ, 1991.

CAMPOS, D. A. A História e a prática pedagógica. In: ALVES, Francisco das Neves; TORRES, L. H. (Org.). Anais do IX Ciclo de Conferências Históricas. Rio Grande: Fundação Universidade do Rio Grande, 2000, p. 135-141.

CARRETERO, M. Construir e ensinar: as ciências sociais e a história. Porto Alegre: Artes Médicas, 1997.

DI GIOVANNI, M. L. História. São Paulo: Cortez, 1994.

ENDERLE, C. Psicologia do desenvolvimento: o processo evolutivo da criança. Porto Alegre: Artes Médicas, 1985.

FERREIRA, M.; AMADO, J. (Coord.). Usos e abusos da História Oral. Rio de Janeiro: Fundação Getúlio Vargas, 1998.

FONSECA, S. G. Didática e prática de ensino de História. 4. ed. Campinas: Papirus, 2005.

FUNARI, P. P. A renovação da História Antiga. In: KARNAL, L. (Org.). História na sala de aula: conceitos, práticas e propostas. 5. ed. São Paulo: Contexto, 2007, p. 95-107.

GADOTTI, M. Perspectivas atuais da educação. São Paulo Perspect., São Paulo, v. 14, n. 2, p. 3-11, 2000.

LIMA, V. S. de. Considerações sobre a formação continuada de educadores. In: PONTES, A. (Org.). Educação e formação de professores: reflexões e tendências atuais. São Paulo: Zouk, 2004, p. 35-42.

LÜCK, H. Pedagogia interdisciplinar: fundamentos teórico-metodológicos. 15. ed. Rio de Janeiro: Vozes, 2007.

MICELI, P. Por outras histórias do Brasil. In: PINSKY, Jaime (Org.). O ensino de História e a criação do fato. 4. ed. São Paulo: Contexto, 1992, p. 31-42.

MIZUKAMI, M. G. N. Ensino: as abordagens do processo. São Paulo: EPU, 1986. NADAI, E. O ensino de História e a “Pedagogia do Cidadão”. In: PINSKY, Jaime (Org.). O ensino de História e a criação do fato. 4. ed. São Paulo: Contexto, 1992. p. 23-29.

MIZUKAMI, M. G. N.; BITTENCOURT, C. M. F. Repensando a noção de tempo histórico no ensino. In: PINSKY, J. (Org.). O ensino de História e a criação do fato. 4. ed. São Paulo: Contexto, 1992, p. 73-92.

NEVES, M. A. M. Ensinando e aprendendo História. São Paulo: EPU, 1985.

NIDELCOFF, M. T. A escola e a compreensão da realidade. São Paulo: Editora brasiliense, 1993.

PENTEADO, H. D. Metodologia do ensino de História e Geografia. São Paulo: Cortez Editora, 1991.

RIBEIRO, L. D. T. História e Pensamento Único. In: LENSKIJ, Tatiana; HELFER, Nadir Emma (Org.). A memória e o ensino de História. Santa Cruz do Sul: Edunisc; São Leopoldo: ANPUH/RS, 2000. p. 141-150.

RODRIGUES, G.; PADRÓS, E. S. História imediata e pensamento único: reflexões sobre a História e o ensino de História. In: LENSKIJ, T.; HELFER, N. E. (Org.). A memória e o ensino de História. Santa Cruz do Sul: Edunisc; São Leopoldo: ANPUH/RS, 2000, p. 123-139.

SILVA, Marcos A. da. Ensino de História, exclusão social e cidadania cultural – contra o horror pedagógico. In: LENSKIJ, T.; HELFER, N. E. (Org.). A memória e o ensino de História. Santa Cruz do Sul: Edunisc; São Leopoldo: ANPUH/RS, 2000, p. 109-122.

STEPHANOU, M. Instaurando maneiras de ser, conhecer e interpretar. Rev. Bras. Hist., São Paulo, v. 18, n. 36, p. 15-38, 1998.

VASCONCELLOS, M. M. M. Ensino de História: concepção e prática no ensino médio. In: BERBEL, Neusi Aparecida Navas. Metodologia da problematização: fundamentos e aplicações. Londrina: Ed. UEL, 1999. p. 101-149.

Downloads

Publicado

2012-02-22

Como Citar

Silveira, J. A. da. (2012). Ensino de história: na busca de novas atuações, abordagens e perspectivas. História & Ensino, 18(2), 203–232. https://doi.org/10.5433/2238-3018.2012v18n2p203

Edição

Seção

Artigos