A “hora da história”: memórias e possibilidades no currículo da escola multisseriada (Novo Hamburgo/RS – 1952/1969)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5433/2238-3018.2012v18n2p103

Palavras-chave:

Programa Curricular, Trajetória docente, Memória

Resumo

O estudo objetiva desdobrar fatos em torno da trajetória de uma professora cuja docência acorreu na área rural de Novo Hamburgo/RS, entre 1940-1969. Pretende, pois, analisar a trajetória entrelaçada à prática docente em classes multisseriadas e compreender fragmentos do ensino rural neste município, principalmente, a partir do primeiro programa curricular da Rede Municipal de Ensino (1952). A pesquisa, de natureza qualitativa, utiliza metodologia da História Oral valendo-se de entrevistas semi-estruturadas. O referencial teórico fundamenta-se na perspectiva da História Cultural, tendo as memórias como documento. As memórias desta professora permitiram conhecer um pouco sobre os primórdios da escola pública em Lomba Grande, bem como as possibilidades construídas e apropriadas no exercício docente, como a “Hora da História”.

 

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Biografia do Autor

José Edimar de Souza, UNISINOS - Fundação Escola Técnica Liberato Salzano Vieira da Cunha

Doutorando em educação  - Unisinos

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Publicado

2012-02-22

Como Citar

Souza, J. E. de. (2012). A “hora da história”: memórias e possibilidades no currículo da escola multisseriada (Novo Hamburgo/RS – 1952/1969). História & Ensino, 18(2), 103–124. https://doi.org/10.5433/2238-3018.2012v18n2p103

Edição

Seção

Artigos