Linguagem disciplinar em contextos bi/multilíngues via Ensino de Conteúdo por Meio da Língua
DOI:
https://doi.org/10.5433/1519-5392.2024v24n2p95-119Palavras-chave:
Educação Bi/Multilíngue, Abordagem Sistêmico-Funcional, Formação de ProfessoresResumo
Fenômeno crescente ao redor do mundo, a educação bi/multilíngue é compreendida como aquela em que diferentes idiomas se articulam no processo de ensino e aprendizagem de conteúdos disciplinares. No Brasil, a integração entre línguas e conteúdos coloca-se como um desafio na formação de professores, de modo que a abordagem "Language-based approach to content instruction (LACI)” coloca-se como uma possibilidade para subsidiar o trabalho docente. Constituída com base na linguística sistêmico-funcional (LSF), a LACI apresenta possibilidades de encaminhamentos para quebra de código em que a linguagem disciplinar pode tornar-se acessível a estudantes multilíngues (EM). Por meio da análise de dois textos, um em inglês e outro em português, extraídos de livros didáticos do Ensino Fundamental com foco no estudo das plantas, evidenciam-se características da linguagem disciplinar da área de Ciências a fim de refletir sobre contribuições de uma abordagem funcional para contextos bi/multilíngues.
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