Linguagem disciplinar em contextos bi/multilíngues via Ensino de Conteúdo por Meio da Língua

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5433/1519-5392.2024v24n2p95-119

Palavras-chave:

Educação Bi/Multilíngue, Abordagem Sistêmico-Funcional, Formação de Professores

Resumo

Fenômeno crescente ao redor do mundo, a educação bi/multilíngue é compreendida como aquela em que diferentes idiomas se articulam no processo de ensino e aprendizagem de conteúdos disciplinares. No Brasil, a integração entre línguas e conteúdos coloca-se como um desafio na formação de professores, de modo que a abordagem  "Language-based approach to content instruction (LACI)” coloca-se como uma possibilidade para subsidiar o trabalho docente. Constituída com base na linguística sistêmico-funcional  (LSF),  a LACI apresenta possibilidades de encaminhamentos para quebra de código em que a linguagem disciplinar pode tornar-se acessível a estudantes multilíngues (EM). Por meio da análise de dois textos, um em inglês e outro em português, extraídos de livros didáticos do Ensino Fundamental com foco no estudo das plantas, evidenciam-se características da linguagem disciplinar da área de Ciências a fim de refletir sobre contribuições de uma abordagem funcional para contextos bi/multilíngues.

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Biografia do Autor

Luciana C. de Oliveira, Virginia Commonwealth University

Associate Dean for Academic Affairs and Graduate Studies, with an appointment as Professor in the Department of Teaching and Learning, in the School of Education at Virginia Commonwealth University. Her research focuses on issues related to teaching multilingual learners at the K-12 level, including the role of language in learning the content areas and teacher education, advocacy and social justice. Currently, Dr. de Oliveira’s research examines scaffolding in elementary classrooms. 

Taisa Pinetti Passoni, Universidade Tecnológica Federal do Paraná

Doutora e mestre em Estudos da Linguagem pela Universidade Estadual de Londrina. Atualmente realiza estágio pós-doutoral em Educação Bilíngue sob orientação das professoras Luciana de Oliveira (Virgina Commonwealth University - VCU, EUA) e Michele Salles El Kadri (Universidade Estadual de Londrina - UEL, Brasil). 

Michele Salles El Kadri, Universidade Estadual de Londrina

Doutora em Estudos da Linguagem. Professora na Universidade Estadual de Londrina (UEL).

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Publicado

24-07-2024

Como Citar

OLIVEIRA, Luciana C. de; PINETTI PASSONI, Taisa; EL KADRI, Michele Salles. Linguagem disciplinar em contextos bi/multilíngues via Ensino de Conteúdo por Meio da Língua. Entretextos, Londrina, v. 24, n. 2, p. 95–119, 2024. DOI: 10.5433/1519-5392.2024v24n2p95-119. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/entretextos/article/view/50309. Acesso em: 4 nov. 2024.